Links patrocinados Google e Yahoo: uma comparação

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O sistema de Links Patrocinados do Google é o Google Adwords e o sistema do Yahoo é o Yahoo Search Marketing (YSM), antigo Overture. Este artigo tem como objetivo comparar estes dois sistemas sob o ponto de vista do anunciante.

O Google Adwords está à frente do YSM. A tecnologia do Google é mais rápida, objetiva e dinâmica. As principais vantagens são as seguintes:

Arquitetura

No Google Adwords você tem um único anúncio, que é apresentado para diversas palavras-chave. No YSM cada palavra-chave tem seu anúncio próprio. A arquitetura do Adwords é muito mais inteligente porque normalmente apresentamos o mesmo anúncio para diversas palavras-chave de um determinado segmento ou produto.

A estrutura do YSM é muito menos prática para ser mantida porque uma alteração de anúncio pode levar dias se o número de palavra-chaves de um segmento for grande. O YSM permite a alteração de anúncios em batch para diversas palavra-chaves… é um quebra-galho que a deficiência de arquitetura tenta em vão corrigir.

Dinamismo

No Adwords o anúncio é publicado imediatamente e não requer qualquer revisão prévia. No caso do YSM um novo anúncio ou um anúncio antigo recém alterado pode demorar até 72 horas para ser publicado. Essa diferença de tempo é muito grande, que impossibilita testes de retorno do tipo A/B para a comparação de eficiência de anúncios.

O anunciante, para que possa comparar resultados, precisa de uma plataforma rápida para testar seus anúncios. No caso do YSM quando um anúncio é publicado você nem se lembra que teste estava fazendo… já que a resposta só chega após alguns dias. O Adwords é muito mais dinâmico.

Relevância

O Adwords calcula a posição de apresentação do anúncio em função do CPC máximo que você está disposto a pagar e em função do CTR (cálculo da relevância do seu anúncio). Esta estratégia permite privilegiar anúncios relevantes para o público consulente.

Já no caso do YSM quem paga mais caro fica com a melhor posição, independente do anúncio ser relevante ou não. Essa política tem duas consequências: uma pior experiência para quem navega e pesquisa no Yahoo e ausência de um estímulo para que o anunciante faça anuncios melhores e com maior CTR.

É uma pena que o Yahoo ainda use um sistema lento, antigo e com problemas de arquitetura. O uso da plataforma atual é o resultado da direção de Terry Semel, CEO da empresa, um homem de Hollywood, criticado por não compreender bem o ambiente de internet.

Após inúmeras reclamações do mercado anunciante, o Yahoo finalmente desenvolveu uma nova plataforma de sistemas que substituirá a atual. Esta nova plataforma chama-se Panama e já está em testes no Estados Unidos. [Webinsider]

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Avatar de Ricardo Vaz Monteiro

Ricardo Vaz Monteiro (ricardo@siter.com) é é ICANN Fellow e autor dos livros "Escolha seu.com" e "Google Adwords: a arte da guerra".

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7 respostas

  1. Marcelo, a minha intenção não era trocar o Google pelo Yahoo, a menos que seja muito mais vantajoso.

    O que acontece é que se o Yahoo levanta barreiras aos donos de sites para sequer participar nos programas deles, nós não vamos saber se é ou não vantajoso.

    O Google AdSense é ótimo, ainda melhor porque agora estão finalmente pagando por ordem de pagamento, e o dinheiro cai na conta do banco em 5 dias, e não mais 60 dias. O AdSense responde apenas por 50% da minha receita publicitária. Logo não é perfeito.

    Há coisas que mesmo o Google poderia melhorar, mas até ver não tem como. Por exemplo, o Google é apenas o terceiro na linha de anúncios que aparecem no meu site. Os dois primeiros pagam por CPM. Inclusivamente um me permite configurar para mostrar apenas anúncios que pagam acima de um dado eCPM. Assim o Google aparece sempre quandos os dois primeiros não têem nada para mostrar.

    Uma outra coisa é que o Google anda há anos enrolando para liberar anúncios em feeds RSS. Sei que alguns sites já têem isso. Já pedi duas ou três vezes, mas nem sequer me informam porque o meu site não se qualifica.

    Sei que o Yahoo tem anúncios para RSS, e pelo menos por isso gostaria de experimentar, até porque é o único formato que não estou rentabilizando com anúncios.

    Outro formato sub-explorado é o das newsletters em HTML. Essas não podem levar Javascript, logo é complicado. No entanto, é possível mostrar imagem com os anúncios, mesmo sabendo que alguns programas de e-mail bloqueiam as imagens.

    Esse formato estou apenas explorando com anunciantes que me pagam diretamente, usando uma versão que eu mesmo incrementei do phpAdsNew.

    Pagam bem porque não tenho intermediários e até por isso fica mais barato para os anunciantes. Mas não consigo crescer em escala, quer dizer consigo atender poucos clientes, por falta de disponibilidade e oportunidades para achar os clientes.

    Por fim, os anúncios em video acredito que vão começar a estourar a qualquer hora. Não estou falando dos vídeos que aparecem de vez em quando no lugar dos anúncios de texto ou imagem do AdSense. Estou falando de anúncios, antes, durante ou depois de outros vídeos publicados no site, tipo anúncios de televisão. Tem umas agências que não o Google e o Yahoo já oferecendo isso. Ainda não tive tempo de experimentar.

    Resumindo, estou interessado em aproveitar as oportunidades que agências como o Google AdSense, ou o Yahoo Publishers Network pretendem proporcionar, mas acho que por vezes eles não estão conseguindo dar conta das sugestões que recebem para inovar. Quando isso acontece, algum concorrente pode aparecer para comer o bolo deles. Aliás, isso tem acontecido, mas por enquanto algo em pequena escala.

    Portanto, Marcelo, se você tem contatos no Yahoo ou onde quer que seja que nos pretenda ouvir e cooperar para o beneficio dos sites e agência de publicidade, tenho todo interesse nisso. O meu endereço de contato é info arroba phpclasses.org . Obrigado.

  2. Caro Marcelo

    Você não entendeu o post do Manuel Lemos. Eu explico: ele comenta que o fornecimento de anúncios por parte do Yahoo para terceiros também poderia ser melhor.Do lado dos donos de sites também tem coisas ridículas…

  3. Corrijindo o autor no seguinte trecho:

    Já no caso do YSM o lance é fixo, o que requer manutenção contínua da sua campanha? Seus concorrentes podem diminuir o valor atual dos lances e você continua pagando R$ 1,00/clique.

    Não está correto, o YSM funciona da mesma forma que o Google, reduzindo o valor do clique para ficar 0,01 centavo na frente do 2º colocado.

    Abraços
    Thiago Bacchin
    Cadastra

  4. Muito interessante.

    Eu estou apenas do outro lado, dos donos de sites com AdSense em que os anúncios do AdWords aparecem, e por isso não sabia bem como era do lado dos anunciantes.

    Sempre tive uma impressão de que o Yahoo ainda anda perdido neste mundo dos anúncios contextuais, apesar de ter sido a Overture (antiga GoTo.com) que inventou os anúncios contextuais nas páginas de pesquisa.

    Do lado dos donos de sites também tem coisas ridículas. Por várias vezes me candidatei para participar no programa deles, e não posso porque não tenho um número fiscal norte-americano dado que não trabalho nos Estados Unidos, apesar do meu site ser todo em inglês.

    No entanto, eles mesmo assim me mandam convites para que eu participe, apesar de eu já ter explicado. Sem nexo.

    No entanto participo do AdSense desde quase o principio em 2003 quando abriram para sites com menos de 20 milhões de page view por mês.

    Resumindo, em terra de cegos, quem tem olho é rei, quer dizer, o Google domina largamente não só porque tem pessoas inteligentes a liderar, mas também porque a concorrência não enxerga o que importa.

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