Todos os dias, cada vez mais pessoas e empresas estão eletronicamente conectadas. Esse vínculo digital a baixo custo entre consumidores e fornecedores é um avanço tecnológico tão significativo quanto a invenção da máquina a vapor e a geração de energia elétrica.
A maneira de competir no mundo dos negócios está mudando, assim como o relacionamento entre as empresas e os clientes, a velocidade do atendimento ao cliente e a natureza dos processos empresariais.
Poucos conceitos revolucionaram os negócios tão profundamente quanto o e-business. A proposta desse artigo é oferecer uma orientação a empresários, consultores e administradores interessados em utilizar a internet e as tecnologias web em sua empresa, de modo a melhorar o desempenho organizacional e criar uma vantagem competitiva. É dirigido a todos que desejam modelar o futuro competitivo de suas empresas.
E-business e e-commerce são a mesma coisa?
Num primeiro momento, entenderemos do que se trata o termo e-business e qual a sua diferença para o e-commerce.
Comecemos pela história do e-commerce. Na sua primeira fase, o termo dizia respeito à presença na internet. Todas as empresas, grandes ou pequenas, deveriam ter um site na web. As empresas não tinham certeza porque faziam isso, mas sabiam que precisavam estar online. A segunda fase tratou das transações, comprar e vender no meio digital. Tratava-se simplesmente de realizar na internet transações que teriam sido feitas através de formulários de pedido em papel.
Atualmente, estamos na terceira fase do e-commerce. Chamamos essa fase de e-business porque inclui todas as aplicações e os processos que permitem a uma empresa realizar negócios na internet. É uma estratégia que redefine a antiga maneira de se fazer negócio e, com o auxílio da tecnologia web, maximiza o valor do cliente e consequentemente a lucratividade da empresa.
O e-business é uma fusão complexa dos processos da empresa, suas aplicações empresariais e sua estrutura organizacional, de modo a criar um modelo de negócio de alto desempenho.
Para facilitar o aprendizado utilizarei o exemplo dado por Carlos F. Franco, em seu livro E-Business Internet, Tecnologia e Sistemas de Informação na Administração de Empresas. Considere a compra de um bilhete aéreo pela internet, não há exemplo melhor no momento de turbulência que passa nosso serviço aéreo.
Tente agora imaginar o que deve estar “atrás” da tela do computador. Deve existir uma ligação com um sistema de cobrança bancária ou cartão de crédito. Deve também ter uma ligação com o sistema de fornecimento de alimentos, para atender ao caso daquele cliente que tenha solicitado algum tipo de alimentação especial para consumir a bordo. Ainda deverá existir uma ligação com os sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo, para informar eventuais atrasos, e assim por diante.
Note que para que a parte visível da empresa seja vista, o e-commerce, é necessário que uma parte muito maior, mais completa, com um complexo sistema de integração envolvendo fornecedores (serviço de alimentação), prestadores de serviço (cartão de créditos ou bancos) e outros agentes (sistema de tráfego aéreo, meteorologia, etc.) esteja estruturada de maneira eficiente, isso é e-business.
O e-commerce é somente a ponta do iceberg, já o e-business é o iceberg inteiro.
Se você está lendo este artigo, provavelmente você é um dos responsáveis por conduzir sua empresa pelas águas agitadas do e-business. Sendo assim, apresentarei de forma sucinta as principais lições a serem aprendidas em nível estratégico. Vale citar novamente que o objetivo desse artigo é contemplar questões de nível estratégico, questões técnicas não são tratadas nesse artigo.
Os líderes de mercado de hoje serão as empresas que buscam novas maneiras de agradar os clientes, e não aquelas que travam as batalhas de hoje com as táticas e ferramentas de ontem. Ainda mais importante do que a tecnologia utilizada, os projetos de e-business de sucesso dependem de como os gerentes utilizam a tecnologia para fornecer serviços mais rapidamente, com menor preço e melhor qualidade que os concorrentes.
Então vamos às lições a serem apreendidas.
Foco no cliente
Das muitas regras do mundo dos negócios, nenhuma é mais vital do que centrar-se no cliente. Para realizar isso, as empresas mais inovadoras estão usando a internet para construir relações interativas com clientes, revendedores, funcionários e fornecedores.
Crie valor continuamente
As estrelas ascendentes de hoje podem apagar-se rapidamente caso movam-se muito lentamente, não se antecipem aos movimentos dos concorrentes ou percam oportunidades de negócio.
Transforme os processos empresariais para o formato digital
Uma premissa fundamental para um projeto e-business é que todas as informações devem estar disponíveis na forma digital, ou seja, em meio eletrônico. Pois na forma digital, a informação torna-se viva. Ela pode ser analisada criativamente, localizada rapidamente, atualizada facilmente e compartilhada amplamente.
Crie uma arquitetura de aplicação integrada
Os principais objetivos de uma arquitetura de aplicação integrada são melhorar a satisfação do cliente e reduzir o custo operacional. A integração do processo permite que as empresas ganhem eficiência operacional, melhorem o fluxo de informações entre os vários departamentos e construam padrões dentro dos processos de negócio. As aplicações integradas são a espinha dorsal da empresa moderna.
Essas foram apenas algumas lições para demonstrar o desafio significativo que é desenvolver um projeto de negócio eletrônico, e-business. A tecnologia que envolve o e-business deve estar sempre inserida em um projeto de negócio global, pois um investimento só em tecnologia não vai gerar valor diferenciado e a empresa não obterá o retorno esperado.
É preciso entender que o e-business envolve uma mudança estrutural. Será que sua empresa está preparada para tratar dessa mudança estrutural ? Ainda mais hoje que todas as empresas estão trabalhando no limite, tentando manter a viabilidade e a lucratividade diante das incertezas e das mudanças.
No entanto, os executivos não podem mais ficar apenas ocupados com os problemas e reagindo a eles. O tempo é escasso, e os recursos são ainda mais escassos. Aqueles executivos que vêem o futuro e a chegada das mudanças tecnológicas mas ignoram suas magnitudes estão correndo risco. O e-business trouxe um desafio mais significativo aos negócios que a própria computação.
Ainda que o computador tenha aumentado à velocidade dos negócios, ele não mudou o fundamento dos negócios, mas o e-business sim. Considerar o e-business não é meramente uma opção, é questão de sobrevivência.
Mas a iniciativa de criar um projeto de e-business é só o primeiro passo. A parte mais difícil vem a seguir: a execução do projeto. Nos dias de hoje, quase todas as empresas têm grandes visões estratégicas, mas relativamente poucas as executam, e menos ainda executam bem. A diferenciação entre você e seus concorrentes não reside apenas na excelência de planejamento, mas também na excelência de execução de seu plano.
Sendo assim, se você busca o lugar ao sol que o e-business pode lhe proporcionar é preciso estar preparado para superar os obstáculos organizacionais, culturais e filosóficos que se levantam no meio do caminho.
Caso o assunto tenha lhe despertado o interesse eu cito os livros que fundamentaram esse artigo.
Primeiramente cito o livro ?Administrando para o Futuro: os Anos 90 e a Virada do Século? de Peter Drucker, o qual nos leva à compreensão das mudanças que nos esperam e seu significado para a economia, as pessoas, os mercados, a gerência e a organização.
Na seqüência indico o livro E-Business Internet, Tecnologia e Sistemas de Informação na Administração de Empresas do autor Carlos F. Franco Jr., o qual apresenta os conceitos do e-business, seus principais fundamento e áreas correlacionadas. O livro também estuda cada uma das partes que formam um sistema e-business.
Por fim, apresento o livro ?E-business: estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital? de Ravi Kalakota e Márcia Robinson. Esta obra apresenta uma estrutura de aplicação inovadora, que conduz à migração de um modelo tradicional de se fazer negócio ao modelo do e-business. [Webinsider]
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Carlos Humberto L. Costa
Carlos Humberto L. Costa (carloshumberto@intelvision.com.br) é consultor em e-business e atua na Intelvision
31 respostas
A implementação de uma solução de e-business pode significar grandes benefícios para as organizações, uma vez que permite a integração e troca de informações de todas as áreas da empresa de uma forma rápida, fácil e transparente, uma vez que a informação é base para as tomadas de decisões.
E-comerce nos dias de hoje fico quase que obrigatorio para cada empresa se tornar competitiva e ganhar e atender seus clientes de certa forma com mais facilidade e rapidez.
Ne artigo acima foi muito bem colocado a questoes de foco no cliente e como manter a empresa lider de mercado, so nao podemos esquecer de citar, quando falamos desse assunto, do modelo das cinco forças de Porter, onde se trata de analisar as empresas concorrentes e elaborar estratégias empresariais eficientes.
Excelente artigo e de fácil entendimento para uma empresa que deseja se aventurar nesse grande universo do e-business. Como estudante fico agradecido por ler um artigo tão claro, dinâmico e conhecer o início até chegarmos ao e-business e saber que ele envolve todo clico da empresa por trás de todo o contexto. As empresas necessitam cada vez mais de mudanças e o e-business tem entrado cada vez mais nas grandes corporações. O que acho interessante é que empresas do ramo familiar tem crescido de uma forma assustadora, gerando grandes oportunidades para quem sabe trabalhar com organização e eficiência.
A evolução que se vê hoje é tão significante quanto à invenção da maquina a vapor.
A tendência a estar online massificou o e-commerce ao ponto de suas ferramentas, aplicações e usos necessitarem de um avanço tão significante quanto sua criação. O e-business, que juntamente com o e-commerce engloba suas características em uma heurística mais apropriada ao uso massivo com a integração de recursos capazes de fornecer segurança, qualidade e disponibilidade.
O e-commerce esta na capa enquanto o e-business é o roteiro, design, diagramação e folhetos de uma revista. Como não devemos julgar u livro somente pela capa também não devemos dizer que uma empresa faz o e-commerce, entende-se e-business, apenas pelo fato de ter um website online e em funcionamento.
Como em todo negócio o e-business tem suas raízes direcionadas para o lucro e não excluindo o cliente, que é seu principal alvo. As lições de administração, regras de negócios, marketing, controle de caixa e por ai vai, devem ser seguidas, aplicadas e acima de tudo levadas a serio, embora estejamos tratando de comércio eletrônico que veio e está longe de se esgotar.
O e-business tem as ferramentas necessárias para capacitar, gerir e manter as opções deste admirável mundo novo.
Não há limites. Para se manter a sombra é preciso ser dinâmico e aberto e novas possibilidades já que estamos em um mundo em que mudanças são como o sol. Pode até não ser visto todos os dias, mas sabemos que ele está ali, atrás das nuvens.
Excelente texto, parabéns.
A evolução do e-business faz com que hoje seja praticamente uma ferramenta obrigatória. Tratando-se no caso de venda de produtos, leva as pessoas de cidades pequenas e até mesmo grandes metrópoles produtos de uma variedade quase infinita. Além de tudo, temos redução de custo, e também temos o atendimento simultâneo de milhares de clientes.
O e-business é um mecanismo de internet que vem aumentando ao longo dos anos, muitas empresas estão investindo nesta nova era de comunicação.
Um fator de causa é o grande crescimento urbano das grandes cidades, onde as pessoas podem fazer as suas compras com facilidade, fazendo com que deixem de lado o congestionamento de veículos automotores.
É muito importamte que as empresas estejam no meio da web,com o objetivo de redução e custo, facilidade de compra e entrega. O nível de sofisticação com as necessidades da empresa da sua estratégia e do seu posicionamento.
A grande barreira que existe em convencer os empresários e comerciantes em colocar sua empresa online, é convence-nos de que o investimento pode dar retorno e aumentar a lucratividade das empresas.
Ótimo artigo de E-Business!
Negócio na internet, mas não é simplesmente a execução de vendas on-line. O e-business abrange várias ferramentas e recursos via web para promover e manter um negócio na rede.
O e-business é um mecanismo de buscar a aproximação das pessoas para o mundo da internet, devido ao grande crescimento das cidades, onde muitas pessoas nao tem tempo e paciencia de aturar os grandes congestionamentos urbanos.
Impressionante como as empresas algum tempo atras sendo elas grandes ou pequenas, tinham um conceito de: deveriam ter um site na web.
Mas na real as empresas realmente não tinha nem ideia pra que servia aquilo, mas sabiam que precisavam estar online” ou seja elas faziam isto sem ter nenhum conhecimento
ao certo onde tudo isso levaria.
Observando estes comentários tirados do texto, hoje vemos como a web se tornou na verdade um grande centro comercial.
Muito bom Carlos, Parabéns…
Ainda se vê alguns empresários que ficam temerosos quando alguém cita uma idéia de e-commerce, e-business, seria bom que os profissionais da área de comercio eletrônico se preocupacem um pouco mais em desmistificar esse tipo de trabalho, na empresa que trabalho tentei algumas vezes convencer o “chefe” a deixar os papeis de lado e investir em um sistema, mostrei que seria mais seguro, viável e bonito vender seus serviços online, mas não consegui convence – lo, ele não se sente seguro, acha que o investimento não vale a pena, temos que mostrar a essas pessoas o que elas estão perdendo.
É um artigo de muita ajuda, levando em consideração a exigência do mercado,
pois o avanço é eminente e com isso as empresas necessitam dessa adptação,
contudo as mesmas esbarram na dificultade de se projetar ao meio tecnológico.
Nesse meio em que a melhor ideia alavanca toda a produtividade de uma empresa, é
necessario manter essa ideia de forma a inova-la sempre que preciso, pois a concorrencia
global é forte.
Carlos, boa matéria introdutória de comercio eletrônico.
Nem todas as empresas estão preparadas para desenvolver seu próprio negócio eletrônico ou tem a necessidade, por motivo do tamanho do negócio ou o foco do mesmo. Estas últimas podem utilizar sites especializados em comércio eletrônico, com baixo custo, como por exemplo os de hotelaria.
Excelente Artigo, para promover o conhecimento do e-business no nosso país.
Imagino que o ponto chave do e-business é ser feito uma completa análise a respeito do que realmente a sua empresa necessita, e não tomar como exemplo o que um ou outro fez. Cada empresa tem uma necessidade diferente, e com isso também deve ser representada de forma diferente. O e-business ta ai pra isso, pra colocar em cada um o espirito empreendedor, de criar coisas diferentes, inovar, buscar o que a sua empresa realmente necessita e entrar com tudo, pois o e-business é uma área que só tem a crescer, e levar o crescimento das empresas junto, e a satisfação dos clientes.
Tempos atras , as pessoas nao tinham o costume com o comercio eletronico , anos vão passando , e esse tipo de comercio vem tendo um elevado crescimento ,fazendo assim as pessoas tendo que se acostumar , para não terem prejuizo , e ficarem para tras em relação ao seu concorrente no ramo de negocio da sua empresa .
Seria legal vc postar alguns modelos de organograma de estrutura organizacional.
Boa noite,
caro carlos gostaria de material mais aprofundado sobre e-commerce e e-business pois estou fazendo um artigo sobre tal…
cordialmente,
greibson alves
muito bom esta introdução!
parabéns!
fiquei tão empolgado que iniciarei imediatamente um curso de webdesigner.
Amigo, perfeito seu artigo !
Uma boa introdução sobre o assunto. Obrigado por compartilhar o conhecimento!
Bom Dia Mariano, comigo tudo certo e contigo?
Legal seu interesse pelos livros ! Você não é da área de TI né? Esse livro que você escolheu é muito bom para quem não é da área e quer começar a se aventurar no mundo do e-business.
Esse livro, E-Business Internet, Tecnologia e Sistemas de Informação na Administração de Empresas, na sua 4 edição não está mais com esse nome e sim E-Business na Infoera: Impacto da Infoera na Administração de Empresas. Essa edição é de 2006.
Então lá vai o link dos livros no submarino:
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=195540&ST=SR
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=166791&ST=SR
Precisando trocar experiências basta mandar un email !
Um forte abraço e boa sorte !
Olá Carlos.Tudo bom?
Hmm,qual seria a editora do livro :
E-Business Internet, Tecnologia e Sistemas de Informação …
Que você recomendou?
É recente essa publicação?
Há,se possível,um site da editora.Ficaria mais facíl…sabe?
abs,M.
Carlos,
Otimo artigo. Gostaria se fosse possivel mais informações sobre e-business
abraços.
Cara nota 10 para sua matéria !
Ficou muito boa.
[]s
Carlos Alberto,
Excelente artigo, você fez um ótimo resumo sobre essa ferramenta que o empreendedor brasileiro tem que se habituar cada vez mais a usar o e-business, e os livros recomendados são ótimos também, muito importante isso!
T+++
Olá Pessoal,
Agradeço a todos pelos comentários. Sempre que quizerem mandem críticas e sugestões !
Agradeço também ao Vicente Tardin pela sua simpatia !
Abraços !
Olá Carlos,
Parabéns por mais este artigo excelente, como todos os outros que sempre escreve!
[ ]s
Ricardo.
Muito bom o artigo!
Até aqui perfeita a idéia de integração de processos e públicos da empresa.
Só não vale entregar ao cliente um solução e-business bacana utilizando um visual template monster. rs
OLha que bacana!!!