Quando um novo anúncio de link patrocinado é criado no Adwords, ele vai ao ar imediatamente. Porém pode ser rejeitado posteriormente se ferir as diretrizes editoriais do sistema. Veja os dez mandamentos para seu anúncio ser aprovado sempre:
1. Verificar sempre se a URL de destino do link patrocinado e/ou da palavra-chave está com o botão de voltar funcionando corretamente.
Como verificar: abrir o browser no www.google.com. Colar e abrir a URL em questão no browser, esperar o download completo das informações e clicar uma vez no botão Voltar. Se o browser retornar para www.google.com, a URL está correta.
2. Verificar sempre se não há nenhum pop-up ou pop-under nas páginas de destino. Como verificar: limpar cookies e desabilitar o bloqueador de pop-ups do browser. Depois disso, abrir a URL de destino e checar se não há a abertura de novas janelas.
3. Evitar o uso de superlativos como “melhor”, “número 1” e “mais baixo” ou “menor” (quando for relativo a preço). Essas palavras podem ser utilizadas apenas se a informação for comprovada por uma fonte (revistas ou empresas de auditoria, por exemplo). A certificação deve estar localizada preferencialmente na página de destino do anúncio.
4. Evitar o uso de palavras comparativas. Se estiver escrito no anúncio que seu produto é melhor que o do concorrente, a página de destino deve ter uma tabela comparativa ou um texto explicativo que comprove essa informação.
5. Sempre verificar se as palavras estão escritas corretamente e se não há erros de concordância.
6. Abreviações: são permitidas apenas aquelas encontradas no dicionário. Não usar pontos entre as letras de uma sigla ? por exemplo: escreva FGTS em vez de F.G.T.S.
7. Não usar letras maiúsculas desnecessariamente. Não são permitidas palavras inteiras escritas com letras maiúsculas, a menos que sejam siglas de até quatro letras, façam parte do logotipo da empresa ou sejam o nome/modelo de um produto. É permitido, no entanto, escrever em letra maiúscula a primeira letra de cada palavra do anúncio.
8. É permitido o uso de um único ponto de exclamação no anúncio inteiro, e ele não pode estar no título. Os demais sinais de pontuação podem ser usados mais de uma vez no anúncio, desde que não seja repetidamente ? por exemplo: “Quer comprar barato????” está incorreto.
9. Frases que não podem ser usadas no anúncio: “Clique aqui”, “Visite!” e “Visite-nos!”.
10. Anúncios de alguns produtos são restritos:
- bebidas alcoólicas: apenas vinho e champanhe podem fazer parte do texto do anúncio.
- tabaco não é permitido
- jogos de azar não são permitidos. A única exceção são as loterias do governo, cujos sorteios são feitos offline (Mega-Sena, Quina, Loteria Federal, Lotomania etc).
[Webinsider]
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Ricardo Vaz Monteiro
Ricardo Vaz Monteiro (ricardo@siter.com) é é ICANN Fellow e autor dos livros "Escolha seu.com" e "Google Adwords: a arte da guerra".
11 respostas
Ótimas dicas.
Obrigado!
Seu texto me deu uma luz pois estou montando uma empresa virtual e precisarei muito destas informações estrategica.
Caro Ricardo,
Assim como comentou o João Garulhos acima, verdade seja dita: seu texto é apenas uma cópia dos guidelines do Google.
Educar o mercado assim é fácil…
O mínimo que você deveria fazer era colocar no final um link para os guidelines do Google, caso o leitor queira saber mais sobre o AdWords. Porém, você preferiu omitir isso.
Foi o que eu fiz em meu post anterior, para ajudar na educação dos leitores.
Caro Pedro:
Obrigado pelo post e pelo apoio !
🙂
Olá Ricardo,
Parabéns pelo artigo!
Estou desde 1999 atuando com WEB Marketing com ênfase para Comunicação Estratégica.
Entre outros resultados, nossa organização contribuiu para aumentar em 50% a taxa de ocupação de um Hotel Fazenda na baixa temporada e aumentar em 100% os eventos corporativos.
Na etapa de prospecção usamos também o link patrociando!
Ricardo, hoje sabemos que os resultados que nossos clientes estão colhendo, por meio de nossas atividades, são frutos de uso intensivo de fundamentos de Marketing e dos fundamentos recomendados pelos nossos fornecedores entre eles o Google.
E hoje, verificando o carinho com que você tratou dos fundamentos de um anúncio de link patrocinado, reforçou na minha alma o quanto que o poder está na simplicidade e na educação continuada dos fundamentos principalmente para a virtuosidade dos mais experientes!
Muito Agradecido!
Pedro Majeau
WEB Marketer
http://www.negocios-de-valor.com
Caro Marcelo:
Não precisa nem escrever livro para ler
Escrever um livro e/ou escrever e divulgar matérias faz parte da educação de um mercado. O grande público ainda não conhece Links Patrocinados, ainda é coisa de geek.
Todo esforço para educar um mercado é sempre muito bem-vindo, seja através de livros, artigos, e-books, vídeos no Youtube e etc. Assim o mercado decide o que é melhor para sí: criar e manter a campanha de Links Patrocinados internamente (é bico!), contratar um consultor externo, uma agência, ou não anunciar.
Exemplo: Muita gente que nunca entrou no Adwords, nunca leu e talvez nunca lerá seu help, agora sabe através deste artigo que as diretrizes editoriais do Adwords são realmente muito simples.
Portanto, sim, é necessário escrever livros, fazer e-books, escrever matérias e artigos para que o mercado se eduque, leia e decida.
https://adwords.google.com/select/guidelines.html
De quebra lá ainda tem link para as diretrizes editorias de video ads e banners.
Não precisa nem escrever livro para ler.
Obrigado pela dica
Caro MarX:
É permitida a inserção do número de telefone no anúncio… o Google não faz essa proibição e portanto o anúncio também é distribuído pelos sites que usam o Adsense. É claro que sem o clique o Google não recebe, o cliente não paga e o parceiro do Adsense também não recebe nada.
Caro João:
Você está certo. Este texto foi me enviado pela diretoria do Google Brasil como cortesia para ser inserido no meu livro, e para ser distribuído.
Curiosamente, este texto parece ter sido copiado das diretrizes do Google!
O problema que vem aparecendo nos últimos dias é o surgimento de anúncios com telefone do anunciante. Cheguei a ver um anúncio no meu site com o telefone como título e as palavras-chaves como descrição.
Esse tipo de anunciante paga US$0,01 e tenta usar nossos sites como classificados grátis.
O Google tem que olhar isso seriamente.