Uma avaliação heurística básica para o seu site

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A avaliação heurística é uma forma “barata” de revisar um site. Tem uma relação de custo-benefício muito boa e pode ser realizada com poucos avaliadores. Segundo a Wikipedia, heurística consiste numa série de conhecimentos que proporcionam uma rápida solução para algum problema ou dificuldade, com o menor gasto de energia ou esforço.

Nesse sentido, o número ideal de avaliadores para que se tenha a melhor relação custo-benefício, segundo Nielsen, é o de cinco pessoas. Esses cinco avaliadores podem encontrar cerca de 80% dos problemas de usabilidade em um projeto.

Mas ainda sim é necessário o teste com usuários, pois os 20% restantes tendem a ser os erros mais graves, que só o público real do site consegue encontrar.

Não é necessária uma interpretação das ações do usuário, já que quem realiza a análise é o próprio especialista, que gera um relatório com as especificações dos erros encontrados e o que pode ser feito.

Recomenda-se que seja feita essa análise antes do teste com usuários, já que dessa forma se pode detectar erros simples, a um custo muito menor que um teste com usuários. Assim o teste com usuários se torna mais efetivo, detectando erros mais específicos.

Essas avaliações são feitas com base em alguns princípios, as heurísticas, que classificam a gravidade dos erros, o número de ocorrências, a facilidade para se superar o erro, e o princípio de usabilidade violado.

Há uma escala que é utilizada para dar o nível de gravidade dos erros (há quem use também a escala de 0-4 ou de 1-5, mas basicamente é a mesma coisa, já que nas outras escalas é adicionado um item para dizer que não é um erro de usabilidade):

1.Superficial: Só será solucionado se houver tempo e dinheiro.
2.Leve: Deve ser solucionado, mas tem baixa prioridade.
3.Médio: Deve ser solucionado logo.
4.Grave: Pare tudo e vá arrumar isso!

Dependendo do site são gastas até duas horas por página. É preenchida uma lista previamente definida com os erros, e com a análise geral do site.

São analisados primeiro o fluxo geral da página e depois os pontos isoladamente, e é explicado a relação entre o erro e o princípio de usabilidade. Cada avaliador, geralmente, desenvolve suas heurísticas, e para isso é necessário experiência.

Esse tipo de análise seria desnecessária se no projeto fosse considerado, desde o início, o usuário final. Mas como o mundo não é perfeito, e muitos sites sequer têm um projeto, esse tipo de análise pode ser muito útil. [Webinsider]

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22020c9dg3955i?a aid=59a31d4dac17c&a bid=22020c9d

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http://br74.teste.website/~webins22/2012/06/19/sete-dicas-para-melhorar-o-seu-site-ou-o-de-seu-cliente/

http://br74.teste.website/~webins22/2014/03/10/avalie-a-qualidade-do-seu-e-commerce-por-meio-do-modelo-aida/

Avatar de Rochester Oliveira

Rochester Oliveira é webdesigner e mantém o blog Web Bem Feita, sobre design de interação e web standards.

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5 respostas

  1. Sim, a idéia é ir pelo basicão e depois ir pesando mais. Tem muita gente que nao tem idéia que existe esse tipo de análise, sempre é bom falar ^^

  2. A Materia é interessante, mas muito vaga, creio que nós desenvolvedores de interface já conhecemos algumas regras básicas..

    Mas continue estou esperando ancioso para a próxima materia.

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