A avaliação heurística é uma forma “barata” de revisar um site. Tem uma relação de custo-benefício muito boa e pode ser realizada com poucos avaliadores. Segundo a Wikipedia, heurística consiste numa série de conhecimentos que proporcionam uma rápida solução para algum problema ou dificuldade, com o menor gasto de energia ou esforço.
Nesse sentido, o número ideal de avaliadores para que se tenha a melhor relação custo-benefício, segundo Nielsen, é o de cinco pessoas. Esses cinco avaliadores podem encontrar cerca de 80% dos problemas de usabilidade em um projeto.
Mas ainda sim é necessário o teste com usuários, pois os 20% restantes tendem a ser os erros mais graves, que só o público real do site consegue encontrar.
Não é necessária uma interpretação das ações do usuário, já que quem realiza a análise é o próprio especialista, que gera um relatório com as especificações dos erros encontrados e o que pode ser feito.
Recomenda-se que seja feita essa análise antes do teste com usuários, já que dessa forma se pode detectar erros simples, a um custo muito menor que um teste com usuários. Assim o teste com usuários se torna mais efetivo, detectando erros mais específicos.
Essas avaliações são feitas com base em alguns princípios, as heurísticas, que classificam a gravidade dos erros, o número de ocorrências, a facilidade para se superar o erro, e o princípio de usabilidade violado.
Há uma escala que é utilizada para dar o nível de gravidade dos erros (há quem use também a escala de 0-4 ou de 1-5, mas basicamente é a mesma coisa, já que nas outras escalas é adicionado um item para dizer que não é um erro de usabilidade):
1.Superficial: Só será solucionado se houver tempo e dinheiro.
2.Leve: Deve ser solucionado, mas tem baixa prioridade.
3.Médio: Deve ser solucionado logo.
4.Grave: Pare tudo e vá arrumar isso!
Dependendo do site são gastas até duas horas por página. É preenchida uma lista previamente definida com os erros, e com a análise geral do site.
São analisados primeiro o fluxo geral da página e depois os pontos isoladamente, e é explicado a relação entre o erro e o princípio de usabilidade. Cada avaliador, geralmente, desenvolve suas heurísticas, e para isso é necessário experiência.
Esse tipo de análise seria desnecessária se no projeto fosse considerado, desde o início, o usuário final. Mas como o mundo não é perfeito, e muitos sites sequer têm um projeto, esse tipo de análise pode ser muito útil. [Webinsider]
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http://br74.teste.website/~webins22/2012/06/19/sete-dicas-para-melhorar-o-seu-site-ou-o-de-seu-cliente/
http://br74.teste.website/~webins22/2014/03/10/avalie-a-qualidade-do-seu-e-commerce-por-meio-do-modelo-aida/
Rochester Oliveira
Rochester Oliveira é webdesigner e mantém o blog Web Bem Feita, sobre design de interação e web standards.
5 respostas
Agradeceria analisar o site.
Sim, a idéia é ir pelo basicão e depois ir pesando mais. Tem muita gente que nao tem idéia que existe esse tipo de análise, sempre é bom falar ^^
A Materia é interessante, mas muito vaga, creio que nós desenvolvedores de interface já conhecemos algumas regras básicas..
Mas continue estou esperando ancioso para a próxima materia.
Haha ^^
eu tô com uma seção de analise de sites no meu blog.
=P
Quem quiser analisar meu blog, sinta-se a vontade, mas anote tudo bem direitinho, pq deve ter tanto erro, que vão esquecer de vários…