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Mesmo os viajantes assíduos ainda sentem um frio na espinha ao embarcar em novos vôos. A analogia se aplica perfeitamente à tecnologia de voz sobre IP (VoIP), assunto cada vez mais discutido no Brasil. Por estarmos em um mercado bastante tradicional de telecomunicações, muitas empresas não sabem ao certo até que ponto vale a pena mudar toda a estrutura para embarcar neste vôo.

É mais econômico? Quanto vamos economizar durante um ano? Vai ter qualidade na comunicação? São algumas das principais dúvidas das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Não importa o ramo ou a experiência de mercado, no fundo todas querem saber se a migração para VoIP vai trazer benefícios ? sobretudo ligados à área financeira.

Antes de responder, temos que desmistificar o VoIP. Nada mais é do que um serviço de telefonia pela internet, hoje já bem comum e utilizado por 43% das empresas mundiais, de acordo com uma recente pesquisa conduzida com 1,5 mil profissionais de 45 países. O resultado se traduz em incremento de 152% em relação aos dados coletados em 2002, quando apenas 17% das empresas pesquisadas adotavam a solução.

Não se trata apenas de vantagens econômicas, embora a grande maioria das empresas considere os cifrões requisitos básicos. O VoIP, em comparação com a telefonia convencional, utiliza a comutação por pacotes, via internet, e não por circuitos, o que a torna mais inteligente no aproveitamento dos recursos existentes, maximizando os canais anteriormente usados apenas para dados. Em outras palavras, você pode ter diferentes interconexões com operadoras de várias partes do planeta, sem a necessidade de estar fisicamente conectado a elas. Cria-se um leque bem maior de opções.

Preço não é tudo

Preço é importante, porém, é preciso saber como implementar o sistema nas empresas para não haver problemas futuros. É fundamental ter links com largura de banda suficiente (e disponível), além de equipamentos adequados, bem como o suporte de empresas idôneas. Há no mercado, hoje, uma série de empresas que, embora possuam licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), e muitas outras nem isso possuem, não entregam o serviço com qualidade. O motivo é simples: utilizam companhias no exterior.

Em casos assim, o cliente precisa comprar créditos com cartão internacional, não garantindo suporte e nenhuma qualidade. Outras ainda baixam programas da internet, se aproveitando da inexperiência dos gestores e dos próprios clientes.

Outro ponto a ser destacado é a cultura da equipe, que precisa ser conscientizada sobre a melhoria e, obviamente, dos resultados que o VoIP pode trazer.

Sem dúvida, as empresas devem banir o medo da tecnologia VoIP, que possibilita uma comunicação eficiente a baixo custo, em um mundo que, a cada dia, necessita de respostas mais rápidas e diferencial competitivo. Por isso, empresas brasileiras, bem-vindas ao mundo VoIP. [Webinsider]

Avatar de Billy Souto Maior

<strong>Billy Souto Maior</strong> é diretor de negócios internacionais da <strong><a href="http://www.matrix.com.br/" rel="externo">Matrix Internet</a></strong>

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9 respostas

  1. Apenas uma observação sobre seu texto. Uma empresa não precisa ter licença SCM para prover VoIP, pois como você mesmo disse, VoIP é comutação de dados, portanto trata-se de um Serviço de Valor Adicionado (SVA). No entanto existem algumas regras que precisam ser seguidas para que ele não perca a caracerística de SVA, por exemplo : A ligação deve iniciar em uma rede privada e terminar em uma pública, ou terminar em outra rede privada. Não é permitido que se inicie uma chamda em uma rede pública e termine em outra rede pública, pois isso seria STFC (Serviço de Telefonia Fixa Comutada).

  2. Vejo que o VoIp é uma solução pouco conhecida aqui no Brasil e infelizmente vejo muitas pessoas mal treinadas e por isso o mercado do VoIp está ficando prostituido e com equipamentos de baixa qualidade (pelo menos para o Brasil), a maioria das pessoas compra um ATA achando que ATA tem autonomia e boa qualidade porém o mesmo é super dependente da política de priorização de tráfego (QoS) do modem, ou seja ATA muita das vezes não vai ter uma qualidade boa pois 90% dos modens, numa visão otimista, implementam isso, quando implementam as pessoas raramente o Ativam, é preciso saber investir em equipamentos e contratar profissionais para verificar as condições das redes e os servidores devem ser adequados para priorisar táfego de tempo real (video e voz sobre IP etc). Outro é o fato de que poucos sabem até o que é Codec, o que dificulta muito quando está se fazendo as contas de quanto de banda se precisa. Querendo uma dica entre em contato com o e-mail meu corrija-o primeiro email: renanin (arroba) pop.com.br
    Grato

  3. Nos últimos dez anos as telecomunicações sofreram grandes mudanças, mas o mercado consumidor não foi preparado.

    Estão tentando fazer o Voip virar febre, para continuarem a ganhar dinheiro sem realmente mostrar o que o consumidor pode fazer e o que ele precisa.

    Temos condições de fazer com que as operadoras de STFC pratiquem preços justos, basta saber o que e quer e chamar eles para negociar, economizando assim investimento e garantindo qualidade, o que o Voip não tem garantido até hoje.

  4. Tenho usado esse serviço(de telefonia Voip)e realmente é supereconômico e não perde em nada em relação a qualidade da telefonia convencional, muito pelo contrário. Estou me cadastrando como Distribuidor Independente a uma empresa deste seguimento, com objetivos de conquistar uma renda extra.(www.phoneclube.com.br/5588)

  5. ACREDITO QUE POSSA SER UM BOM TEMA P/ UMA PRÓXIMA MATÉRIA

    Trabalho c/ a web a vários anos, ultimamente tenho sentido dificuldades em lidar c/ certas cocorrências tipo meu sobrinho faz por mais barato…tenho perdido vários projetos, por mais argumentos q. aplico (falta de experiênia pode ser fustante, o barato pode sair caro e etc) ñ são suficientes p/ convencer meu clinte..

    onde estou errando?

    grato,
    Miguel

  6. Realmente dois custos que, além da carga tributária e das altas taxas de juros preocupam os empresários brasileiros: aluguéis e telecomunicações! Com a telefonia VoIP as empresas estão tendo a primeira grande oportunidade de ter uma alternativa de redução drástica em seus custos fixos mensais e até mesmo, zerar este custo mensal, onde a telefonia é vital para o mundo corporativo e de relacionamentos.
    Como Diretor executivo da TelExtreme, posso adiantar que a empresa a partir de 30/05/2007 terá todas as linhas VoIPs brasileiras com o provedor local em Sorocaba SP, com alta qualidade de som e baixissimo custo de instalação e manutenção mensal. E já é a maior operadora VoIP do mundo e até dezembro de 2007 terá 1 milhão de linhas VoIPs instaladas no Brasil.

    Telefone fixo é coisa do passado, como afirma o Ministro das Cominuicações, Hélio Costa.

    http://www.telextreme.com/433518

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