Wikipedia é muito mais que enciclopédia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Wikipedia não vem para criar problemas, mas para resolver um específico: o ser humano precisa de uma enciclopédia online gratuita para consultas rápidas. Mais ainda: uma que fale várias línguas e que seja dinâmica ao ponto de atualizar termos recentes das áreas novas e mutantes.

Abre-se mão, em parte, da consolidação pela velocidade. Mais vale uma informação na mão (acessível) que duas se consolidando (não acessível). É a resposta encontrada pela sociedade do aqui-agora-embrulha-pra-ontem.

Na verdade, o modelo Wiki e os outros ambientes colaborativos, nascem e se consolidam para resolver os problemas que os modelos não-colaborativos não têm conseguido. Se analisarmos cada termo do Wikipedia, por exemplo, como se fossem problemas vivos a serem resolvidos e atualizados de forma dinâmica, podemos imaginar o seguinte ciclo:

Termo –> Avaliação –> Ajuste –> Novo termo ajustado

Atualmente, quanto mais rápido e eficaz (do ponto de vista do usuário) for esse processo, mais relevância terá. Em uma enciclopédia tradicional, por exemplo, esse processo é infinitamente mais demorado do que uma gratuita, colaborativa e aberta.

Hoje, se questiona até se os métodos adotados da Enciclopédia tradicional garantiriam a eficácia nos resultados, já que o método de evolução é quase estático, não evoluindo na sua dinâmica, enquanto o outro se aperfeiçoa rapidamente.

Na enciclopédia clássica, os custos são altos, os critérios rígidos, impondo ao ciclo um fator (x) de tempo maior:

Termo + Avaliação + Ajuste + Termo ajustado = Tempo (x)

Na enciclopédia aberta, os custos são ínfimos, os critérios flexível, impondo ao ciclo um fator (x) de tempo maior:

Termo + Avaliação + Ajuste + Termo ajustado = Tempo (x)

O desafio teórico-prático passa a ser: não adianta ser rápido, mas ineficaz; nem eficaz, sem velocidade.

A pergunta que não quer calar na sociedade é: como aproveitar essa nova dinâmica em outros segmentos da sociedade para ampliar a eficácia em processos e projetos?

Imaginemos, então, agora a mesma situação dentro de uma instituição em um processo continuado, no qual o problema é uma ação, desde a venda de celulares até ministrar um curso a distância:

Ação –> Avaliação –> Ajuste –> Nova ação ajustada

Se uma instituição adota modelos colaborativos para acelerar e aperfeiçoar os ciclos processuais, ganhará velocidade diminuindo o fator tempo:

Ação + Avaliação + Ajuste + Ação Ajustada = Tempo (x)

Assim, o Calcanhar-de-Aquiles é: garantir que as avaliações indiquem os ajustes necessários nas novas ações ajustadas para que estas sejam mais eficazes no menos tempo possível.

Eis a missão dos profissionais da informação, comunicação e de rede do mundo moderno. Nessa perspectiva, temos um novo palco de trabalho: gerir ambientes colaborativos, que passam pelas seguintes atribuições, abaixo.

A ação humana: (profissional)

– incentivo à colaboração;
– escolha ou desenvolvimento das ferramentas, a customização e a integração entre elas;
– aprimoramento dos métodos e ferramentas;
– acionar as ferramentas de eficácia manuais;

Um dos pontos centrais do processo colaborativo é discernir o usuário eficaz do não eficaz e suas respectivas ações, que chamam do karma de cada um.

A ação não-humana: (software)

– facilitar a colaboração;
– medição de resultados;
– acionar as ferramentas de eficácia automáticas.

Assim, pergunto de novo: por quê Wikipedia?

Porque é um dos sistemas mais avançados de construir conhecimento já inventado, transformando-se hoje em um balão de ensaio, uma ótima escola para poder analisar o que nos reserva o futuro.[Webinsider]

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Como a autora do comentário anterior, também não sinto credibilidade no conteúdo da Wikipédia. Nada como o bom e velho dicionário enciclopédico Koogan Larrousse.

  2. A idéia da Wikipédia com certeza é muito boa, mas infelizmente temos muita gente (mas muita mesmo) que adora se aproveitar desses recursos para fazer o que não deve! É interessante como encontramos verbetes com informações equivocadas, falsas notícias e até palavrões incluídos no meio dos textos (eu já vi isso!). Sempre haverão pessoas que se dedicarão a atrapalhar o que alguém cria com intuito de facilitar a vida on-line (e não somente nela). O Orkut é outro exemplo de quê ferramenta aberta para o mundo pode gerar muitos problemas para muita gente…
    Ferramenta colaborativa sim, mas totalmente aberta é questionável!
    Minha opinião sobre a Wikipédia: Não é uma fonte confiável para pesquisa, e desse jeito, junca vai ser. Pois quem colabora são os seres humanos, que por natureza adoram atrapalhar a vida uns dos outros.

  3. Eu tenho um problema grave na wikipedia, tentei acertar uma informação errada diversas vezes, diversas, e de algum jeito, ela volta ao normal. Acho que o editor discorda de mim. Ou alguem que é responsável pela matéria.

    Informação errada sendo divulgada pra frente. E assim vai a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *