VoIP não é ?puramente uma outra aplicação na rede de dados?. Ele traz novos recursos para atender às expectativas do usuário em relação ao desempenho de um sistema telefônico. A maioria das empresas e usuários não dá a devida atenção a um fator de extrema importância na hora de medir qualidade e performance da comunicação via IP: o headset adotado para se comunicar.
A infra-estrutura da comunicação empresarial abrange vários componentes que formam as camadas de rede, aplicativo, dispositivo e headset. Juntos, eles moldam um sistema que, quando projetado de forma adequada, permite um bom desempenho do VoIP.
A escolha de um headset correto ajuda a minimizar conflitos no som da rede: eco, latência, distorção, artefatos, falta de correspondência entre banda estreita/banda larga.
Por outro lado, o comprometimento de qualquer um desses componentes causará um impacto negativo na performance. Por exemplo, se a rede não tiver sido totalmente atualizada para assegurar QoS (Quality of Service) do tráfego de voz, ou se um aplicativo de telefonia IP estiver sendo executado em um PC sobrecarregado com outros mais exigentes, o desempenho do usuário fica comprometido.
Com o lançamento no mercado da próxima geração de aplicativos de colaboração por empresas como IBM, Microsoft, Cisco, Avaya e outras, cada vez está mais importante permanecer conectado ao resto da organização. O headset sem fio, totalmente integrado a essa próxima geração de aplicativos, está criando uma força de trabalho conectada em tempo real.
Os headsets liberam os usuários na comunicação simultânea sem precisarem ficar presos às mesas de trabalho, inclusive dentro do escritório. Por manterem a conexão (sem fio), eles permitem que os funcionários permaneçam vinculados aos seus aplicativos de comunicação residentes em plataformas de comunicação fixa e móvel, como telefones de mesa, PCs e dispositivos móveis.
O headset representa o último trajeto da jornada. Além de ser mais pessoal, ele também é um componente impactante no desempenho do usuário em relação ao performance do sistema como um todo.
Portanto, é importante que o headset faça parte do design de infra-estrutura da comunicação IP. O uso de headsets com qualidade empresarial permite que a inteligência desenvolvida no headset compense vários fatores de rede e ambiente, quando necessário, e também ofereça suporte a aplicativos e dispositivos necessários para a comunicação em tempo real.
Vale observar que várias empresas gastam milhões de dólares por ano com headsets sem sequer se darem conta disso. Os headsets representam um importante investimento de capital. [Webinsider]
.
Vera Thomaz
<strong>Vera Thomaz</strong> é Territory Manager da <strong><a href="http://www.plantronics.com" rel="externo">Plantronics</a></strong>
5 respostas
Tá, perdi meu tempo lendo isso… Valeu
Impressionante o despreparo dessa Vera. Será que ela tem mesmo esse cargo. Estou começando a entender o motivo pelo qual a Plantronics está perdendo mercado a cada dia no Brasil.
O artigo fugiu do tema. Sequer falou quais as características de um bom headset. Seria reprovado numa prova de redação.
Que tal mudar o título para Sou Vera Thomaz, Territory Manager da Plantronics e não entendo nada de headset.
Sim, mas o intuito do artigo não era dizer Qual ?
o resto é o bla-bla-bla que posso encontrar em qualquer artigo sobre VoIP.
Concordo plenamente com a nossa colega sobre o uso de tecnologias que nos faz ganhar tempo e liberdade no trabalho. São imprescindíveis nos dias de hoje, a mobilidade e a rapidez, no atendimento a clientes e fornecedores, para se obter um melhor desempenho nas vendas.