Você sabe o que é um Community Evangelist?

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Com o crescimento das redes sociais na internet, as empresas começam a tirar proveito do ambiente para aprimorar o relacionamento com clientes. Essa nova forma de marketing direto certamente será um item importante no futuro. As empresas que hoje começam a se relacionar com os consumidores pelas redes sociais, ou até mesmo criando sua própria rede social, daqui a alguns anos poderão ter uma enorme vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Junto a essa tendência, surge inicialmente nos EUA um novo perfil profissional, considerado como a profissão do futuro por muitos analistas de internet. Trata-se do “Community Evangelist”. O termo evangelista começou a ganhar forma recentemente com as empresas de TI, principalmente o Google ao contratar o famoso Vinton Cerf, cujo cargo na empresa é, justamente, de evangelista-chefe de internet.

As empresas do Vale do Silício estão contratando profissionais que tenham o perfil de líder de comunidade para guiar e moldar sua legião de seguidores, críticos, consumidores e clientes em potencial ao redor da internet. A criação do termo veio da junção de alguns conceitos, ?Customer/Community? + ?Evangelist/Advocate/Manager?, dessa forma o Community Evangelist tem uma dupla função: a de defender a empresa perante a comunidade e a de defender a comunidade perante a empresa.

Um Community Evangelist deve ter ? no mínimo – as seguintes características:

  • Ser usuário experiente de comunidades: o evangelista deve dominar diversas ferramentas utilizadas pelos consumidores da sua empresa e deve ter experiência no uso das mesmas;
  • Entender os consumidores: os consumidores são heterogêneos, geralmente tem uma ou duas características em comum. O evangelista deve ser capaz de identificar essas características comuns;
  • Achar caminhos para convidar, indiretamente, os consumidores para a comunidade: todos pensam que ações corporativas sempre têm o objetivo de aumentar vendas ou receitas, mas o Marketing de Comunidade (Community Marketing) é diferente. O Evangelista Corporativo deve utilizar as ferramentas da comunidade para incentivar consumidores a se relacionar entre si, com prospects e com especialistas. A comunidade deve ser um valor agregado da empresa, onde o consumidor tenha algum tipo de ganho;
  • Integrar a comunidade com as ofertas corporativas: parece simples, mas como criar uma integração sem ser ofensivo? Como oferecer uma rica experiência aos usuários, de uma ferramenta à outra e como site corporativo? Isso deve ser feito? Essas perguntas são as mais importantes a serem consideradas pelos evangelistas antes de lançar um blog e/ou fórum corporativo;
  • Ser o consumidor: isso é importante. O trabalho de um evangelista é dar voz aos consumidores, criando um ?link? entre os clientes e a empresa. Portanto, requer um profundo conhecimento das necessidades do cliente. E também a consciência dos objetivos corporativos;
  • Ser a empresa: outra característica muito importante. Como o evangelista é o link central entre a empresa e seus clientes, deve comunicar à comunidade mensagens e objetivos corporativos. Contudo, não pode soar como promoção de vendas, deve ser bastante informal. O evangelista não deve assumir a postura de Relações Publicas ou Marketing, deve assumir o papel de suporte ao cliente;
  • A comunidade em primeiro lugar: a comunidade ou o cliente deve ter uma prioridade sobre a empresa. O evangelista é um advogado para os clientes, deve participar da construção da comunidade e não construí-la sozinho;
  • Humanizar a empresa: deve mostrar a sua cara tanto online quanto em eventos. Não crie uma persona falsa, use a sua verdadeira identidade para se relacionar com a comunidade;
  • Saber quando sair de cena: algumas vezes é necessário colocar a pessoa certa na empresa para falar com o cliente certo. Também é bastante interessante colocar prospects em contato com clientes, dessa forma os futuros clientes podem ter referências do produto através daqueles que já consomem.

Parece fácil ser um Community Evangelist, mas essa profissão requer muita experiência e bastante intuição. O evangelista deve estar sempre pronto para mudar a sua agenda em função da comunidade e dos clientes. Afinal, é o evangelista que irá construir a marca da empresa de uma forma não comercial, interagindo diretamente com os consumidores e prospects. [Webinsider]

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Avatar de Diego Cox

<strong>Diego Cox</strong> (dcoxbr@gmail.com) é analista de produtos sênior na <strong><a href="http://globo.com/ "rel="externo">Globo.com</a></strong>, publicitário e mantém um <strong><a href="http://www.reflexoesdigitais.com.br/ "rel="externo">blog</a></strong> focado em comunicação digital e internet.

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12 respostas

  1. lOCALIZEI ESTÁ PÁGINA SEM QUERER, POIS JOGUEI NO GOOGLE O NOME DE UM AMIGO QUE NÃO VEJO A MUITO TEMPO, ESPERO QUE ELE VEJA ESTA MENSAGEM E FAÇA CONTATO COMIGO OU CASO VOCES POSSAM ME FORNECER O E-MAIL DELE OU ENVIAR PARA ELE O MEU, O NOME DELE É: HÉLIO BASSO, DE NITEROI, COMENTOU ESTÁ MATÉRIA NO DIA 24/05. MUITO OBRIGADO. JONAS KOJALA –

  2. Muito bom o artigo Diego.
    É muito bom as pessoas saberem que existe essa profissão, eu particularmente nao tinha ouvido falar nesse nome, ou lido algo a respeito.

    Mas o exercício dessas funções é sim ( e ai descordo com você), um dos caminhos que Relações Públicas pode tomar.

    O Evangelismo é um dos ramos das Relações Públicas. Pois RP trata exatamente de relacionamento, de formação de opinião e presando pelo entendimento mútuo e pela valorização dos públicos.

    Mas uma vez, parabéns pela iniciativa e muito obrigado!

  3. Muito bom artigo,até hoje não sabia desta profissão!
    você sabe onde consigo mais materiais sobre essa ela? eu efetuo mais ou menos estas funçoes em meu emprego atual e me interessei muito
    Obrigado.

  4. Diego, parabéns pelo artigo. Ele é curto, objetivo e até superficial. Mas é novo! Não é requentado como muitos artigos aqui do Webinsider. Esse site precisa de artigos desse tipo! Chega de falar que planejamento é fundamental e outros bla-bla-blas! Parabéns de novo.

  5. gostaria muito de saber quais empresas estariam precisando desse tipo de profissionais, quando li o artigo me vi nele…

  6. Ótimo artigo e realmente fala de uma profissão importante. Depois do Cool Hunter ser matéria de capa da Revista do O Globo, tomara que haja a mesma repercussão dessa nova função.

  7. Parabén pelo artigo.
    Abre bastante a cabeça para esse vasto mercado de Redes Sociais onde o público,nitidamente rejeita qualquer propaganda unilateral,onde não haja possibilidade de interação.

  8. Eu faço isso no meu emprego, mas cansei, e resolvi mudar de ramo, mesmo pq nem sabia o nome da minha profissão pensei que era envolvido com mkt hehe.

    Cuidar de vídeos no yotube, comunidades no orkut, blogs, e blog interno da empresa.

    LEgal saber, boa matéria.

  9. Caro Diego,

    Parabéns pelo artigo! Tava na hora de se começar a falar desse novo tipo de serviço em comunicacão para o cliente. Temos na agência um projeto no estilo Community Evangelist que começa a ser executado em junho para um cliente de porte nacional. Nosso desafio durante os quatro meses de desenvolvimento das ideias para esse projeto era a sua complexidade, que se somava à falta de cases (referências) no Brasil. Diga-se de passagem, esse serviço se traduz em uma nova realidade para as agências e para as empresas, que agora têm que lidar com consumidores e prospects que mudam de opinião num clicar de mouses…
    Abs

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