A nova moda é levar propaganda ruim para onde o consumidor esteja. Na rua, em casa ou na fazenda. Para quem não conhece, a descrição breve para digital signage é utilizar displays eletrônicos (plasma, LCD etc.) para passar uma mensagem publicitária.
Três coisas impulsionam a nova onda:
-
a) diversas empresas de mídia exterior procurando ampliar seus negócios, ou até mesmo salvar seu negócio, visto a introdução do projeto Cidade Limpa.
b) imitação de modelos que viraram moda lá fora (leia-se EUA)
c) o fortalecimento da idéia que ?frequência? é um termo que deveria ser independente da mídia. Em outras palavras, frequência significa receber a mesma mensagem, não o mesmo comercial e muito menos ?no mesmo veículo?, visão que compartilho e que arrepia os mídias tradicionais que tenham preciosismo com terminologias.
Acho ótimo que empresas tragam soluções de digital signage. Novos displays e possibilidades de distribuição (como banda larga que pode ser facilmente instalada nesses pontos) abrem possibilidades para aproximar marcas e consumidores.
Com isso, vemos uma proliferação de empresas apostando no recurso. O mais comum é a empresa ser especializada em algum lugar específico.
Com “lugar”, quero dizer barzinhos, hospitais, elevadores, ônibus, metrôs, restaurantes, supermercados ou até mesmo grandes cadeias de varejo, como Pão de Açúcar ou Casas Bahia.
No princípio, não tenha dúvida, teremos mais do mesmo. Ou seja, mais poluição visual com os mesmos anúncios intrusivos, sem graça e pouco efetivos. Estes que talvez sejam tão culpados para declínios dos meios tradicionais quanto a internet e outros vilões.
A longo prazo, porém, sou otimista. Resta esperar que agências entendam o verdadeiro potencial e comecem a fazer coisas mais interessantes e menos intrusivas. [Webinsider]
Ricardo Cavallini
Ricardo Cavallini é profissional de comunicação interativa, autor do livro O marketing depois de amanhã.
8 respostas
Minha pergunta já se posso instalar lcd no meu negócio como meio de publicidade e se eu teria que constituir empresa para esta atividade. Outra pergunta, é onde encontrar empresas, para desenvolver soft em que posso editar os anúncios a divulgar.
Obrigado.
gostaria de saber c posso colocar um tv de lcd no meu comercio e cobrar de outros comercios para passar as empresas deles na minha empresa??
tenho q pagar algum imposto por isso???
obrigado!!!
Thiago,
a observacao sobre foco foi inserida pelo editor do site. Esta frase nao se encontra no meu blog. Em relacao a poluicao visual, ela nao faz referencia ao meio e sim a utilizacao dele, principalmente nas campanhas.
Evolucao remete ao entendimento de melhorar algo. Evolucao de cartaz é fazer cartaz bem feito, nao importa a tecnologia utilizada. A nao ser que vc se refira a evolucao tecnologica, mas ai fugimos do assunto comunicacao.
A argumentacao sobre passar informacao, isso é balela, toda e qualquer propaganda pode usar deste argumento. Alias, é este o argumento utilizado na campanha contra o Cidade Limpa. Ridiculo.
Nao sei se vcs repararam no uso de duas expressoes no texto: No principio e a longo prazo onde deixa claro que minha observacao nao é contra o meio e sim a utilizacao do mesmo.
Este fato nao é novo, qualquer tecnologia sofre do mesmo problema. Nao importa se falamos de novidades como o Second Life ou mesmo TV e Internet. No auge da novidade, a exploracao do meio é feita apelas pelo glamour, sem trazer nenhum beneficio real.
Com a poluicao, os consumidores sao obrigados a aprender a abstrair, tornando o meio menos eficaz e obrigado marketeiros e publicitarios a – ai sim – evoluir, tornando sua mensagem mais atrativa, menos intrusiva, menos descabida.
Propaganda boa é propaganda que funciona, nao propaganda que usa um meio mais moderno. Qualquer pesquisa atual sobre resultados em digital signage nao pode ser usada para previsao de nada, porque mostra apenas a realidade de hoje, nao de amanha. No comeco da web, o resultado de click through de banners era altissimo, hoje é ridiculo. Na epoca, qualquer banner tinha alta performance, pq era novidade. Hoje, precisa ter muia criatividade para conseguir uma taxa 5 ou 10 vezes pior que em 1996.
As pesquisas hoje mostram que jogadores adoram propaganda em games pq ela os torna mais reais. Publicitarios ja perceberam isso e nos proximos anos vao inundar os jogos com campanhas estupidas e sem pertinencia. Em poucos anos repita a pesquisa e vera que o resultado sera exatamente o oposto.
Sobre acompanhar a programacao das novas telas, tenho um capitulo exclusivo sobre isso em meu ultimo livro. Gosto, acompanho tecnologia e utilizo muito em meu trabalho no dia-a-dia, mas sou um dos maiores criticos de pessoas como vc, que acham que a melhor tecnologia é sinonimo de melhor comunicacao.
Alexandre,
o artigo é uma critica, nao tem o intiuto de te informar nada. E como nao represento nenhuma associacao, ele (assim como a maioria dos artigos deste site) sao sim pessoais. Portando, sao queixas, opinioes, argumentos ou qq outra coisa, do autor.
Oi Lucio,
existe alguns cases bem interessantes de displays interativos pelo mundo, infelizmente ninguem explorou direito ainda no Brasil. Acredito que é questao de tempo (como disse no texto) para comecarem a usar melhor o meio.
O mais recente foi na D5 (evento All Things Digital) que a Goodby fez a maior tela touch screen do mundo. Mas mais importante do que tecnologia foi seu conteudo e interacao. Vou tentar achar algo na web (foto ou texto) e posto aqui nos comments.
Não compreendo porque você considera a digital signage como uma mídia sem foco definido, poluição visual, e intrusiva. Digital signage é a evolução dos cartazes, outdoors e outros tipos de mídia, estáticas e realmente poluidoras.
Essa nova mídia possibilita não só a veiculação de anúncios, muitos deles muito bem feitos, mas também de material de cunho informativo.
Quem sabe fazer, faz.
Quem não sabe vira teórico.
Sugiro que acompanhe um pouco mais a programação das novas telas.
Artigo muito ruim. Pouco informa e, quando o faz, é apenas para criticar, sem apresentar os pontos positivos nesse tipo de mídia (querendo ou não, eles existem).
Do jeito que foi apresentado, o artigo serviu apenas como ponte para as queixas do autor.
Ola Ricardo,
Moro na Australia e aqui essa midia ja faz parte do dia-a-dia das pessoas ha algum tempo ja.
Na verdade vc. a encontra em frente a elevadores, do lado de caixa eletronicos, em alguns onibus.
Mas uma me chamou muito a atencao.
Uma imensa tela LCD, instalada numa janela (do lado de dentro) de uma imobiliaria.
Esse telao, por alguma teconlogia que nao sei explicar eh interativo, e os pedestres podem convergir com essa tecnologia 24/7.
O LCD exibe uma serie de imoveis para serem alugados/vendidos e os usuarios (mesmo com a imobiliaria fechada) podem interargir tocando a interface, optando por tours e ate mesmo deixando emails para ser contatados posteriormente.
Muito interessante.
Abracos
Lucio