Marketing online para pequenas empresas

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Os pequenos anunciantes tiveram que usar muita criatividade para conseguir vender seus produtos e serviços online. Enquanto os grandes anunciantes se destacavam com campanhas nos portais, os pequenos precisavam usar técnicas como contratar os polêmicos ?criadores de home-pages?, usar sites de leilão como lojas virtuais e publicar seus sites em hospedagens gratuitas nem sempre confiáveis.

Hoje, porém, esse cenário é bem diferente. Apesar dos grandes anunciantes terem muitos recursos adicionais à disposição, pequenas empresas podem usar diversas ferramentas de custo baixíssimo para divulgar e vender seus produtos ou serviços online. Este artigo vai mostrar algumas dessas ferramentas.

Os links patrocinados são, sem dúvida, a ferramenta de divulgação com o melhor custo-benefício. É possível anunciar por um valor pré-definido à escolha do anunciante e pagar apenas quando o anúncio for clicado. Não existe custo de criação e produção de peças e o anunciante ainda tem diversas ferramentas de administração dos anúncios. E quando alguém clicar nesses anúncios, o que acontece?

O custo da hospedagem tem caído no Brasil e no mundo. No Brasil, as hospedagens mais simples custam em média R$ 30,00 por mês. Com um cartão de crédito internacional, é possível contratar uma hospedagem por R$ 15,00 mensais fora do Brasil.

Nessa hospedagem, é possível publicar um site criado a partir de um template pronto. Os provedores de hospedagem geralmente disponibilizam padrões visuais prontos para você modificar de acordo com suas necessidades. As modificações nesses padrões são limitadas, mas é uma solução simples, barata e funcional. É possível definir, por exemplo, as cores, as seções e o conteúdo do site com alguns cliques.

Os pacotes de hospedagem geralmente incluem bancos de dados, onde é possível manter um cadastro dos clientes que quiserem receber novidades. Existem ferramentas de baixo custo para envio de e-mail. Sempre vale a pena lembrar que não devem ser enviados e-mails para quem não solicitou.

Dentro do site, é possível utilizar ferramentas gratuitas de atendimento. O Skype e os comunicadores são dois exemplos. Para os anunciantes mais acostumados com o mundo online, é possível criar gratuitamente um blog e oferecer feeds para os clientes que querem saber antes das novidades.

É possível também contratar ferramentas prontas de comércio eletrônico, mas aí a sofisticação e os custos começam a aumentar. Muitos anunciantes menores usam os sites de leilão como loja virtual.

Outra ferramenta que ajuda o marketing dos pequenos anunciantes é o Google Analytics. Ele é fácil de implementar no site, tem uma interface fácil de entender e, o principal, é gratuito. Com essa ferramenta, é possível saber desde o melhor dia para divulgar ofertas até as horas em que é necessário haver atendimento online.

Caso o pequeno anunciante queira, também é possível anunciar com banners. Para diminuir os custos, é preciso usar sites verticais, aqueles que tratam de conteúdos específicos, têm menos visitantes e por isso têm custo menor para veiculação.

E mesmo para quem não quer ter uma presença forte na web, existem alternativas: é possível divulgar apenas o telefone ou endereço da empresa, sem realizar a venda online.

O mundo online tem se tornado mais democrático. Se uma campanha de banners em um portal é cara para um pequeno anunciante, existem ferramentas com as quais os pequenos anunciantes podem, dependendo das condições, brigar de igual para igual com os grandes.

Se você tem uma pequena empresa e quer saber mais sobre essas técnicas, consulte um especialista ou procure referências online. Se você trabalha na área online, está aí uma oportunidade: ajudar as pequenas empresas a se destacarem. [Webinsider]

Cezar Calligaris (cezar@gmail.com) é consultor de projetos digitais no Reino Unido.

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14 respostas

  1. Excelente esse artigo. Muitas empresas acham que marketing online é um bicho de 7 cabeças mas com certeza não é. Mesmo lendo o artigo após 2 anos ele continua sendo útil.

  2. Também gostei do artigo.tenho vários cursos e no momento estou querendo entrar mais a fundo neste ramo.Me falta muitas ferramentas mas quero saber mais.

  3. Muito interessante e útil as informações deste artigo.

    Gostei muita da forma como é abordado o assunto com ótimos pontos positivos destacados.

    PARA OS INTERESSADOS, vi um produto de publicidade on-line que é direcionado as micro e pequenas empresas, o KIT PROPAGANDA, que possui quase todas as ferramentas decreitas nesse artigo para uma boa imagem on-line.

    o site é http://www.kitpropaganda.com.br

    Parabéns pelo desempenho Cezar Calligaris.

  4. HOJE EM DIA, É MUITO FÁCIL, QUALQUER EMPRESA TER O SEU PRÓPRIO SITE. MAS O IMPORTANTE É ALCANÇAR O TARGET, E É NESTA HORA QUE UM BOM PROFISSIONAL TEM A CHANCE DE ABRIR NOVAS OPORTUNIDADES A SUA PROFISSÃO E PRINCIPALMENTE AO CLIENTE, POIS, DEPOIS DO PRIMEIRO VIRÃO MUITO MAIS.

    MUITO INTERESSANTE ESSA MATERIA, COMO PROFISSIONAL OU COMO CLIENTE CRIA UMA NOVA LINHA DE RACIOCÍNIO.

  5. Concordo que a utilização de templates e ferramentas prontas é uma ótima opção, porém é preciso dar a cara do seu negócio com uma pequena customização. No meu caso, utilizo o WordPress, mas fiz uma boa customização do template. O youtube o o google vídeo também são uma mão na roda pois permitem a disponibilização de vídeos a custo zero no nosso site.

    Além disto, várias empresas de hospedagem oferecem pacotes de funcionalidades que se adaptam à necessidade de um pequeno site… e até de um grande.

    É isso… hoje em dia está bem fácil ter um espaço na web, que não perde em nada para grandes sites.

  6. Estou pesquisando o mercado quero saber se a vida de um webmaster é muito dificio o que eu quero diser é com relação aos clientes se são dificeis de ter clientes, e onde achalos.

    Sabe trabelhei um ano com publicidade e tenho grande interece neste mercado de web.

    agradeço pela a atenção
    valeu!!

  7. Em relação aos templates, hoje em dia é muito mais fácil, rápido e barato usar as soluções prontas. Dependendo do caso, até mesmo para grandes clientes: pra que criar uma ferramenta própria de fotos se vc tem o Flickr? Pra que criar um player de vídeo se vc tem o YouTube? Além do trabalho de criar, existe toda uma administração de conteúdo.

    Roberto, vc pediu sugestões de hospedagem. As mais usadas no Brasil, pelo menos na área de publicidade, são a Plugin (que inclusive hospeda o Webinsider) e a Locaweb. Fora do Brasil, a Dreamhost é a mais popular.

  8. boa, Marcelo SantIago, rs..

    no caso do meu blog, usei exatamente o conceito que o Cezar Calligaris coloca neste texto.

    Ferramentas grátis e serviços de fácil acesso conquistam sim o público.

    Além disso, mesmo que seja uma explicação meia boca, o fato é que em casa de ferreiro, o espeto é de pau.

    É claro que não é uma verdade absoluta 😉

  9. Sem duvida online marketing passou a fazer parte da opcao daquele comercio/servico/industria que nao conseguia competir localmente com as grande marcas.
    Com o advento do CPC (Cost per click), a funcionalidade
    baixo custo/custo direto (CPC) – direcionamento (target) – acompanhamento (analytics) se tornou o novo trio sagrado.
    Abracos
    Lucio Dias Ribeiro

  10. edy, então pq vc usa template no seu blog?
    🙂

    Lembre-se que muitas coisas de sucesso são baseadas em templates, inclusive comida(McDonalds).

  11. nao gosto desse lance de templates, afinal, não é porque sua empresa ainda é nova que ela não mereça ser única.

    para clientes com menos verba para investir, gosto tb da opção de dividir em algumas boas vezes.

    uma criação específica para seu negócio, por mais que aperte um pouquinho no início, geralmente tem um retorno mais bacana, afinal, seu negócio poderá ser melhor direcionado 😉

  12. Legal a matéria, coisas simples que realmente fazem muita diferença para pequenas empresas e muitos ainda não abriram o olho. Depois que coloquei um site de um cliente (viveiro de mudas) nos links patrocinados do google há algum tempo, foram concretizadas as maiores vendas dele por todo Brasil. O site possui apenas um formulário básico de contato. O dono do negócio logicamente ficou muito feliz com o retorno. Aí que eu acordei pra essa nova onda. Hoje em dia todo trabalho que realizo ja orço com este mecanismo de marketing imbutido no serviço, é quase que indispensável. É incrível o aumento das visitas, principalmente do público alvo.

  13. Gostei do artigo, estava querendo começar a desenvolver um trabalho nesta área, para as pequenas empresas, e foi um bom direcionamento, apesar de nao conhecer todas essas ferramentas, vou estuda-las agora. Parabéns.

  14. Só tenho a agradecer, Cézar!
    Para um blogueiro iniciante como este que vos escreve, nada melhor que isto.

    Minha pergunta agora é:
    Como diferenciar as empresas de hospedagem honestas das não-tão-honestas assim?

    Seria pedir demais uma lista de sugestões?

    Agradeço,

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