No Brasil, é pública e notória a dificuldade para transformar em realidade um sonho empresarial. Os profissionais que optarem por montar seu próprio negócio estarão diante de inúmeros desafios. E não são poucos os que morrem pelo caminho.
Segundo o Sebrae, 49,4% das empresas encerram suas atividades antes de atingir o segundo ano de vida e menos de 30% passam dos cinco anos de criação.
Números assim nos fazem questionar sobre o que incentiva os empreendedores, além, é claro, da vontade e do sonho de criar algo com base nos princípios que acredita.
A resposta não está no vislumbre de grandes lucros, o que seria incompatível com esses dados da realidade, mas na história daqueles que fizeram acontecer. E nada melhor do que ter estas pessoas como clientes.
Os melhores clientes
É até injusto dizer isso, mas empreendedores de sucesso são os melhores clientes para empresas que estão no início do caminho. São aqueles que nos inspiram a seguir em frente.
A inspiração está nos pequenos gestos, na forma como nos recebe, no incentivo que passa ao acreditar em seu trabalho.
Ele conta as dificuldades pelas quais passou, como venceu cada obstáculo. E o melhor é que tudo valeu a pena, pois hoje a empresa é sólida e duradoura.
Exemplos positivos e próximos fazem toda a diferença num dia-a-dia de luta e conquista.
Com clientes inspiradores, você aprende muito e também ensina, pois cada negócio tem suas particularidades e lições.
Ensinam quando demonstram o desejo que cresçamos com eles, quando acreditam na necessidade de ceder uma parte do seu tempo a ajudar outros empresários. Fazem isso porque sabem da importância das relações humanas para o sucesso de um negócio.
Sem a participação e o incentivo de clientes inspiradores na vida de diversos empresários, talvez as estatísticas de morte das empresas aumentassem ainda mais.
São estas pessoas que contam o que está errado no processo ou no projeto. Elas nos ?abrem os olhos? para tudo dar certo e alcançar o resultado no fim do mês.
Todos os clientes são importantes, é claro. E todos poderiam colaborar para que o diálogo seja estabelecido e ambos cresçam. A diferença é que os clientes inspiradores fazem questão de estar presentes na sua vida e você nas deles.
Existem também os parceiros e os fornecedores inspiradores, onde a troca é muitas vezes maior e flui mais fácil. Esta relação tem igual valor e importância.
Por tudo isso, este artigo é escrito como uma forma de agradecimento para as pessoas inspiradoras. Faça o mesmo com as que surgirem em seu caminho e aproveite para vencer as estatísticas e construir um negócio promissor.
Ser empreendedor não é fácil. É um caminho desafiador e requer trabalho árduo, mas se torna prazeroso e menos apavorante quando trilhado ao lado das pessoas certas. [Webinsider]
2 respostas
Hum… interessante o seu texto, faz pensar em outras coisas, como é que as pessoas entram e saem das nossas vidas a todo instante e como cada uma delas tem a sua importância definida.
Ainda mais, me fez lembrar do livro a Profecia Celestina, que em um dos capítulos fala que realmente todos que cruzam nossos caminhos, estão ali por um motivo, mas que nem sempre temos a oportunidade de agradecer ou conversar com ela e perdemos essa oportunidade.
Pessoas com objetivos semelhantes, lutando por coisas muito parecidas, mas que tem o desejo de caminhar e lutar por aquilo que gostam de fazer.
Belo texto Karyn. Trabalhar entre amigos é bom, ter um relacionamento salutar é melhor ainda.
E como dizia a minha avó: uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto. É assim, empresa e cliente, todos precisam um do outro, então por que não facilitar tudo e transformar relacionamento já que o mundo é do seus iguais e todos estão ali para crescer juntos. 😉
até.
Oi, Karyn
Concordo plenamente com o que você disse no artigo. É exatamente a realidade que vivemos aqui na nossa empresa também.
Parabéns!