Na semana passada, minha filha de 16 anos chegou em casa quase eufórica e noticiou:
– Pai, agora sou Embaixadora da Coca!
– Tá bom, filhota, e isso dá quantos anos de cadeia?
– Ah, pai, é sério, o pessoal da Coca-Cola me convidou, consideraram o conteúdo do meu Orkut, os quase mil amigos e fizeram uma entrevista comigo pelo MSN, pegaram também referências com um contato aqui do Sul. Tô dentro!
Meu Deus! Passei os últimos anos da minha vida ensinando às minhas filhas o prazer dos sucos naturais e agora minha casa virou a embaixada do inimigo. Onde eu teria errado?
Exatamente onde eu não sei, mas o pior é que me atingiram usando ferramentas que eu conheço muito bem e através daquilo que eu tenho de mais precioso. Fisgaram a minha filha na internet!
Bom, primeiro preciso explicar um pouco a minha relação de amor e ódio com a Coca-Cola. O fato é que eu sou do tempo em que beber Coca-Cola era um prazeroso programa familiar dos almoços de domingo. Não é à toa que, nos anos 70, a Coca de 1 litro era conhecida como Coca-Cola família.
Depois fui crescendo e transformando minha percepção da tal Coca-Cola. Aos 16 anos, já com alguma formação marxista e no meio do agitado movimento estudantil, a Coca virou para mim e meus ?companheiros? uma grande vilã, símbolo do imperialismo americano! Mas ainda assim…, confesso, absolutamente eficiente e indispensável para curar nossas ressacas!
Depois, com mais de 30, já com família e pensando muito no planeta sustentável que deixaria para meus filhos e netos, a Coca-Cola e o tal Ciclamato de Sódio viraram sinônimo de bebida de fast-food, engordante e inimiga da boa alimentação. Mesmo nessa fase, eu ainda não conseguia abrir mão da nova Coca Light e da sua proposta de prazer e apenas 1 caloria.
Finalmente, aos 40 anos, achei que tinha conseguido. Eu e minha família não tínhamos mais nenhuma dependência da Coca (Cola)! Na geladeira de casa só água, chás e os sucos! As filhas, em especial, cresceram sem estímulos ao consumo dessa centenária bebida e simplesmente ?não gostavam?.
Parecia que eu havia ganho esse batalha pessoal contra o gigante de cor escura e formas onduladas!
Qual nada, …inimigo bom é inimigo que não se rende, e com uma competência cibernética rara às empresas globais e de consumo de massa, a Coca-Cola conquistou a minha filha por meio de um posicionamento que privilegia o relacionamento através da internet .
Tudo isso aconteceu muito rápido e via ações de divulgação no ambiente web do Estúdio Coca-Cola, uma sacada bem legal da Coca que é toda contextualizada na música, focada no público jovem e com apelo politicamente correto de ?aproximar diferenças?. A ação reúne num ?estúdio/palco? da MTV artistas tão diferentes como Lenine e Marcelo D2 ou Pitty e Negrali.
Na real, os ?embaixadores da Coca-Cola?, detentores de informação e experiência diferenciada na produção dos shows, serão os responsáveis naturais pelo ?buzz? junto à galera do seu círculo de influência. Certamente uma experiência inusitada e que vai tatuar a marca Coca-Cola na mente dessa meninada.
O mais interessante é que as ações de envolvimento dos ?Embaixadores? com a marca têm vários desdobramentos na web. Nesse início, pós o processo de seleção (todo feito via MSN e Orkut), os embaixadores foram desafiados a montar uma comunidade no Orkut que teria que conter a expressão ?Estúdio Coca-Cola?. O Embaixador que montasse a maior comunidade (tarefa a ser concluída durante um final de semana) iria ao próximo show em SP com mordomias compatíveis com a dos diplomatas de Brasília. Nada mal!
Pois é, acho até que agora já estou mais conformado.
A Coca me ganhou essa, senti o golpe. Mas a luta continua e, agora, cada vez mais longe da mídia de massa! [Webinsider]
.
34 respostas
Interessante o texto!
Tiago Zouk
Email Marketing
http://www.geekle.com.br
estamos solicitando a estalação do link da coca cola no site canal de tv
e incrivel a penetraçao da coca nos clientes e em nossas casas
Aos interessados, toda essa estratégia foi criada e gerida pela Mazah, agência que atende a Coca-Cola e Vonpar (fabricante local) no RS e SC: http://www.mazah.com.br
CEZAR HOJE QUANDO CLIQUEI O SITE DA COCA-COLA PELA PRIMEIRA VEZ NA MINHA VIDA RESOLVI DAR UM FELIZ NATAL A COCA-COLA. COMO O QUE ELA VEM VAZENDO DURANTE AO LONGO DOS ANOS COM ADIMIRADORES OU NÃO DO PRODUTO. (MAIS FAMOSO E SABOREADO NO MUNDO), ACABEI LENDO NA INTEGRA O SEU ARTIGO, ACHEI DE UMA INTELIGENCIA IMPRECIONANTE TODO O CONTEXTO, AI ME PERGUNTEI? SERA QUE SUA PREOCUPAÇÃO COM O PRODUTO NÃO DEMASIADA? QUANTOS PAIS ESTARÃO HOJE TÃO PREOCUPADOS COM SEUS FILHOS QUANTO VOCÊ ESTA COM SUA FILHA? SÓ QUE TALVEZ COM OUTROS PRODUTOS MAIS NOCIVOS AINDA DO QUE UMA COCA GELADINHA A MESA COM TODA A FAMILHA REUNIDA. CEZAR FICO FELIZ POR VOCÊ, QUE SUA FILHA ESTEJA FELIZ POR APENAS SER UMA EMBAIXADORA DA COCA-COLA. DE MAIS SUCOS A ELA E A SUA FAMILHA SÓ NÃO TIRE O DIREITO DE ELA SER FELIZ COM O QUE ELA CONQUISTOU. POR QUE COMO VOCÊ MESMO FALOU NOS ANOS 70 ERA TUDO PAZ E AMOR PARA NOS. BEM CEZAR VOCÊ NOTOU QUE MAIS UMA VEZ A COCA-COLA ESTA PRESENTE NA SUA VIDA E VOCÊ NEM NOTOU? VOCÊ É UM CARA QUE PODE EXPRESSAR TODO O SEU CONHECIMENTO E MOSTRAR TODA A SUA PREOCUPAÇÃO COM SUA FAMILHA? GRAÇAS A QUEM? COCA-COLA MAIS UMA VEZ. (FELIZ NATAL COCA-COLA), QUE CONTINUE FAZENDO O QUE ESTÃO FAZENDO EM PROL DA NATUREZA, EU PELO MENOS AGRADEÇO DE CORAÇÃO, QUE BOM QUE TODOS OS SEGUIMENTOS SE ESPELHACEM NESTA INICIATIVA. À CEZAR QUASE IA ME ESQUECENDO FELIZ NATAL A VOCE E TODA SUA FAMILHA. POR FAVOR PELO MENOS UMA DE 2 LITROS NA MESA NA HORA DA CEIA ABS.
Hum! Nao tem nada melhor que coca cola!
Nao consigo resistir aquele liquido preto, por
fora soando bem geladinha! Hum!Que Delicia!
Algo havia de ser feito. A grande maioria dos comentários que lí tem uma declaração anti-coca de amor e ódio.
Trabalhei na Brahma, bem no início da Diretoria de Refrigerantes, sei muito bem o tamanho ($$$) dessa briga.
Parabéns Cesar pelo artigo !
Tenho buscado vender essa idéia estratégica, destacada em seu artigo, da marca de TI dentro e através das Corporações, onde a tecnologia e a informação necessitam estar ?cada vez mais longe da mídia de massa?. Como cita o Zé Roberto no seu livro, Branding (2006): ?… por mais que se tenham produtos e serviços excelentes, a reputação de marca somente será considerada estabelecida quando os clientes sentirem a presença da marca, o que por sua vez só é possível quando ela é criada para responder legitimamente às expectativas não satisfeitas dos seus consumidores…?.
Parabéns a galera da Coca pela competência, ganharam uma ?estrelinha? no dever de casa.
sonhava a Dolly com uma comuna no orkut, ou um market descente…~^
Bem legal essa matéria. Parabens!
Foda sou viciado em coca cola hehe
Não consigo largar.
Adorei Cézar, parabéns, depois de anos como internauta resolví escrever sobre um artigo. Gostaria apenas de fazer uma sugestão para todos os cocólatras conscientes.
O sistema capitalista tem diversos filhos e alguns deles acabam atingindo o centenário com suas pesquisas, e assim procuram fiéis para adorarem a si e ao seu pai capitalismo.
A única coisa que lhes interessa é a sua adoração e consumo, para isso eles gastam milhões bem aplicados para entender o comportamento humano. Tente sair disso e tenha coragem de criticar que você logo será excluído da tribo.
Desde cedo ensino os meus filhos a diversificarem o tipo de informação que eles recebem na escola, tv e entre seus grupos, e principalmente, buscarem o contraditório, sempre.
Apenas como sugestão, eu indicaria que todos tivessem mais de uma dezena de fontes contraditórias de informação pela internet, enquanto ela ainda é livre…(???)
Como disse..
É muito barulho por um líquido escuro que faz mal para os ossos. É essa uma característica da humanidade.. supervalorizar produtos e coisas estúpidas que nada de bom trazem pra esse mundo caindo aos pedaços.
Meu novo comercial!
Realmente, é um excelente trabalho realizado pela Coca, desde o Vibezone, que junta um público jovem que, msm sendo da geração saúde sabe reconhecer uma marca que fala a sua linguagem.
Parabéns Coca-Cola, AgênciaClick, JWT e demais agências envolvidas direta ou indicaretamente no seu posicionamento online. (Viva o lado Coca-Cola da internet)
>)
A iniciativa que a CC tomou de levar um conteúdo bacana para seus consumidores é muito legal. POr isso é bacana ser embaixador da CC. Vc tem a chance de ser aquele que leva pra galera a novidade. E, uma novidade que é interessante.
CC mandou bem!
O que pode diferenciar a marca fazendo com que seja construída uma relação com o jovem de hj é agregar inforação relevante pra eles.
Tem que trazer coisas novas, conteúdos novos e que faça vc interagir com a marca.
Entro no site da CC direto para assistir aos programas.
O Estúdio CC tem uma proposta bacana de juntar universos musicais diferentes criando uma proposta nova. Quebrando as diferenças mesmo.
Hj em dia nào existe mais tribo como na geração dos anos 90. Hj o que vale é misturar e descobrir novidades.
Espero que a CC continue trazendo novidades bacanas.
esqueci de comentar…
fiquem atentos para o SECOND LIFE … jogo no mundo virtual… essa é a mais nova mania mundial…
todas as grandes empresas já estão entrando neste mundo que já possui 7 milhões de habitantes. Lá você compra com $$$ real, então muito cuidado quando seu filho falar de SL, verifique se seu cartão de crédito ainda está em sua carteira..
A nova geração vai curtir tomar coca-cola e assistir shows dentro do mundo virtual..
A coca-cola não se tornou uma das marcas mais fortes do mundo a toa.
Está empresa sempre se preocupou em conhecer seu público potencial e ver lá na frente tentencias.
A coca-cola zero é apenas o começo. Como um colega já comentou anteriormente a coca está adquirindo empresas de sucos ao redor no mundo. No futuro de pessoas altamente preocupadas com a saúde a marca cola vai continuar, em vez de líquido preto com gás, sucos naturais e altamente nutritivos…
Watch Out…
Cesar, faltou apenas dizer qual agência criou a ação…
😉
Infelizmente sou viciado em coca-cola, até sábado então era um consumidor ferrenho, tudo culpa da ansiedade que me consumia pelo nascimento do meu segundo filho. A combinação chocolate+coca-cola me engordou uns quilinhos. Enfim, cai entre nós, foi um uma jogada genial da área de marketing, atacando pelo orkut e aliciando pelo msn. Agora nos resta esperar e aguardar os concorrentes nos procurar no msn, skype e por aí vai. Será que as vodkas irão confrontar com a Coca-cola como Bush e Putin? Só falta…
Texto interessantíssimo! Parabéns!
Bem, o produto é um líquido escuro sem sabor que dê pra relacionar a alguma fruta, isso já é motivo mais que suficiente pra eu não tomar essa porcaria preta.
Mas a campanha é matadora.. afinal, o que mais tem aí são jovens querendo ter algum papel de importância né? Não que isso seja importante para o mundo .. enfim.. vcs entenderam.
Ah, que interessante, a Coca veio lhe puxar o pé enquanto dormia.
Mas eu ainda acredito na vertente dos sucos naturais. Eu mesmo não tomo refrigerantes há mais de ano, nos almoços de família eu faço a jarra de suco e olha… ela é a primeira a ser atacada, depois que acaba é a vez do refrigerante. Bem, é mais fácil girar a tampinha do que fazer um suco.
O texto fala da Coca-Cola, e a cerveja?
Sabe o que achei legal nisso tudo?! Li seu artigo bebendo Coca-Cola…hahahahaha…tenho que concordar com que é uma empresa que sabe como se posicionar no mercado! Essa marca ainda será tatuada na cabeça de muitas gerações…Parabéns pelo artigo, Cesar!
Parabéns cezar, um excelente texto.
Realmente a coca-cola é uma empresa exemplo no sentido de multiplicar as mídias.
Embora eu odeie a empresa.
As pessoas costumam dizer que a Coca-Cola não precisa de um departamento de marketing… ela tem o melhor produto!
Será?! E o que dizer da camapanha milionária da nova Coca-Cola Zero? Essa sim de massa!
O sabor de sempre.. Zero açúcar…. Está em todos os lugares!!
Realmente, parece que a gigante já acordou para esta nova geração saúde!
Até que enfim alguém bem informado divulga algo de grande importância para a sociedade, já fui fã da pretinha bem gelada, mas a cada dia que passa procuro melhorar a minha qualidade de vida, evitando refrigerantes, principalmente a velha coca, entretanto como você, sei que toda essa divulgação desse produto não passa de uma estratégia de peso para fazer mais adeptos do consumismo, isso é um problema sério e não sei se o povo brasileiro está consciente de tais riscos, que por sua vez tem proporções muito maiores.
Abraço e valeu pelo despertamento.
No meu mundo o Papail Noel é azul e carrega uma garrafa de PEPSI, chega de Colca-Cola! rsrs
É amigão, eu como um bom cocólatra sei bem o que é isso. *risos*
Sei muito bem o mal que faz; juro, sei mesmo! Mas é difícil, ah! como é difícil não beber uma coca. Enfim, um dia consigo parar, e quando tiver filhos, farei de tudo para que não virem um cocólatra, assim como eu.
Abraços
Já disse alguém, não dá pra confiar num líquido que não tem cor, nem cheiro, nem sabor… alguma coisa errada tem que ter. Vamos de Coca! ;D
Do texto, além desse lance de embaixadores, muita gente já foi pega pelo concurso de blogs da Coca. É uma empresa centenária mas muitíssimo antenada!
Esquenta não, a coca não é tão vilã assim, nos shows são distribuídos os sucos da coca. Não sabia né? A Coca é dona da Minute Maid e tá na justiça pra comprar a Dell Vale. Até os vilões se preocupam com saúde 🙂
e agora agua levemente gaseificada!
com o tempo o pessoal sente na pele o efeito coca-cola & CIA. celulite & CIA.
Matt, acho que você entendeu mal este trecho hehehehe!
…cada vez mais longe da mídia de massa!
Mas pode ter certeza que cedo ou tarde, atinge a massa.
Nossa não sabia dessa promoção da coca-cola, é realmente surpreendente como eles conseguem ganhar o pessoal usando um marketing desse, é quase imperceptível, além disso até eu queria ganhar uma promoção dessa mesmo não gostando muito de coca-cola, não seria nada mal ganhar uma viagem, o pior é ter que viajar nesse caos areo. =/