Formato blog cada vez mais aceito profissionalmente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É comum a discussão a respeito do problema de credibilidade que o nome (e o formato) blog traz, por estar associado aos diários que adolescentes mantém sobre si mesmos.

Embora os blogs tenham sido criados, originalmente, para anotar e compartilhar com os amigos as páginas na internet que o autor viu em determinado dia, as ferramentas utilizadas para manter um blog tornaram-se tão fáceis e poderosas que acabaram sendo utilizadas por autores para publicar artigos sobre diversos tipos de assunto.

Neste momento da nossa história, em que os blogs estão se tornando ferramentas de publicação de conteúdo que chegam a gerar bons rendimentos financeiros aos blogueiros, e geram conteúdo realmente relevante, merecendo credibilidade, é preciso separar o blog de conteúdo do blog pessoal.

Blog de conteúdo

O blog de conteúdo é um site organizado de maneira cronológica – e geralmente também por seções – que trata de um assunto de nicho. São blogs de conteúdo os que tratam, por exemplo, de tecnologia, internet, literatura, esportes, enfim, qualquer assunto de interesse geral, que não seja o próprio autor.

Blogs de conteúdo são diferentes de sites tradicionais pois têm uma abertura maior para a participação dos leitores, através dos comentários, e mantém diálogos entre si. Através de links e trackbacks, os autores de blogs de conteúdo trocam idéias a respeito do assunto sobre o qual blogam.

Os blogs de conteúdo também têm uma linguagem diferente da utilizada em sites tradicionais. Os blogs são mais informais e geralmente dão mais ênfase à opinião do autor sobre o fato jornalístico do que ao fato em si. Por causa desta ênfase, embora seja bem diferente do ?blog pessoal?, o blog de conteúdo tem um caráter muito mais pessoal do que o site tradicional.

Blog pessoal

O blog pessoal é diferente do blog de conteúdo. Mais utilizado por adolescentes, ele geralmente tem como tema a vida do próprio autor. O objetivo do autor do blog pessoal é publicar informações (como comentários sobre um show, fotos de uma festa, acontecimentos do dia-a-dia, etc.) à sua rede de relacionamentos, aos seus amigos.

Assim como o blog de conteúdo, através de comentários e trackbacks, os blog pessoais também geram uma comunidade, uma rede de blogs, conforme um aponta um link para o outro.

Mudança natural de conceito

Aos poucos nós vemos uma mudança neste quadro. Com o surgimento dos blogs corporativos e a mídia tradicional utilizando blogs para colunistas reconhecidos em seus sites, os blogs de conteúdo tornam-se cada vez menos associados aos diários adolescentes.

Por outro lado, com o surgimento de novas ferramentas de relacionamento como as comunidades online, Orkut, fotologs, Twitter, entre outros, os adolescentes cada vez mais encontram modos de se expressar e se relacionar na internet diferentes dos blogs.

Desta maneira, na minha opinião, num futuro não tão distante, os blogs serão vistos de maneira geral mais como fontes legítimas de informação confiável do que como diários adolescentes.

Conclusão

Embora para muitos blogueiros a diferença entre uma coisa e outra seja completamente óbvia, muita gente ainda confunde os dois conceitos. Com a confusão, excelentes artigos de blogs de conteúdo – que são tão bons ou melhores que os da ?mídia especializada? – podem ser confundidos com diários adolescentes (que também podem ser bons, para seu próprio público), perdendo a credibilidade que estes blogs merecem. [Webinsider]

.

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

13 respostas

  1. Gilberto, parabéns pelo artigo. Concordo plenamente e digo que esta diferença quem faz é o autor do blog. Depois de muito tempo como blogueiro e usando o blog para assuntos diversos, resolvi criar meu blog profissional, com conteúdo exclusivo sobre tecnologias, pessoas, etc. O próprio amadurecimento dos blogueiros nos traz informações mais relevantes e posts com mais conteúdo. Um forte abraço, e novamente parabéns pela matéria!

  2. Esse tipo de texto devia ser públicado na midia tradicional.

    Aposto que ai ficaria bem mais fácil de vender um blog para onde você tem certeza que a melhor opção é realmente um blog.

    Digo isso pois mesmo oferecendo a instalação de um blog por um preço muito, muito melhor do que o cliente pagaria por um site que não compriria melhor os objetivos do que um blog. O cliente ficou de me ligar, e faz tempo 😉

  3. Olá, tenho o blog que é pessoal, começou assim e pretendo não deixar de colocar minhas idéias.
    Vejo tbm (como esta na materia)os blogs só de conteudo, como é o caso de alguns de fofocas e de festas… estão borbulhando na net!

    òtima materia e concordo que as pessoas estão achando complicado tirar a associação de um blog normal com um diario de adolescente

  4. Prezado Gilberto,

    Gostei do seu artigo! Excelente! Realmente, um blog já não é mais uma coisa de amador, mais sim de profissionais.

    O mais comum pela internet, é o blog de conteúdo. Eu também tomei a iniciativa de criar um blog de conteúdo e alçancar o bjetivo de satisfazer os usuários, em termos de um conteúdo de qualidade, pois muitos blogs tem se comportado somente como replicadores de conteúdo e não como geradores autênticos deste.

    Atenciosamente,

    Jorge Luiz ( jlgomessouza@gmail.com )

    http://dangercode.blogspot.com

  5. Tem outros fatores que devem ser discutidos quando falamos de blogs de empresas. Como, por exemplo, qual o perfil do profissional mais adequado para ser a cara da empresa em um blog? Deve ser o CEO, o presidente ou Alguém de Comunicação? Esse blog deve falar de tudo sobre a empresa ou pode ser apenas sobre um aspecto/área de atuação da empresa? E o blog de uma empresa como e por quem deve ser moderado e ter seus comentários respondidos? São questões interessantes que estão surgindo no âmbito corporativo que amedrontam algumas empresas que vêem o blog apenas como teto de vidro.

    Abs,

  6. Realmente o blog seria muito útil para empresas, e também para divulgar idéias, mas como muitos leem pouco e poucos gostam de escrever a velocidade da maturidade do blog fica lenta. Mas é uma ferramente fantástica.

  7. Interessante esse post, pois realmente há uma confusão dos dois conceitos, e o próprio profissional acaba se prejudicando com essa confusão, e por consequencia, se preocupando ainda mais.

    Acontece que o termo BLOG foi criado a partir de uma atividade completamente informal e até mesmo infantil. Somente depois que viemos com o blog corporativo (ou de conteúdo), mas o nome permaneceu e ainda estamos (num geral) nos acostumando com o novo conceito de comunicação.

    Abração!

  8. Alexandre, ainda existe muito blog pessoal por aí(principalmente na maneira miguxa de ser).

    Sobre os de conteúdo, aos poucos vemos iniciativas interessantes. Já vemos ótimos blogs de economia, e até um corporativo sobre suinocultura!

  9. Muito bom artigo. Alexandre, sites como o Orkut fazem mais sucesso porque não exigem muito dos usuários. Manter um blog requer dedicação e vontade de escrever. E conheço muita gente que não gosta de escrever.

  10. Sinceramente, acho que já passamos desta fase. Não conheço mais ninguém que tenha um blog pessoal.

    Todos os blogs que leio são de conteúdo. Simplesmente nunca mais vi blogs adolescentes. Certamente ainda existem, mas não aparecem por aí. Não são referenciados ou noticiados e por esta razão já estão esquecidos.

    Mas o engraçado é que o tabú ainda existe mesmo não mais condizendo com a realidade (pelo menos a minha).

    Outro ponto interessante do artigo é que os sites de comunidades como orkut roubam o espaço dos blogs. Penso que é principalmente pelo fácil gerenciamento. Blogs exigem um certo incômodo como trabalhar com html e javascript, coisa que não deveriam se preocupar. Consequentemente apenas os blogs mais profissionais o fazem…

    É isto!

  11. Um artigo direto e simples, embora encontremos blog´s mais maduros onde mesclam-se conteúdos e brechas sobre a vida do autor (vide o do Marcelo Tas entre outros)

  12. As empresas ainda não adotaram o blog como forma de comunicação, pois ele tem um risco de exposição considerado grande pela maioria das empresas. Se o seu produto e/ou serviço não são bons as pessoas irão reclamar. Irão expor suas fraquezas.

    Ao meu ver só existe uma maneira de se proteger disso. Ser transparente com o seu consumidor. Fazendo isso é possível amenizar algum impacto negativo que possa ocorrer. Mas aí eu pergunto: qual é a empresa que está disposta a isso? Aquelas que estão dispostas a correr riscos e a inovar.

    Eu mesmo tenho um blog pessoal sobre empreendedorismo e um blog corporativo. O blog corporativo é uma excelente ferramenta para divulgar o produto que eu tenho e escutar os meus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *