O que faz alguém falar bem de sua marca?

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Dentre as diversas doutrinas da comunicação, a propaganda boca-a-boca se destaca como uma forte influenciadora e, muitas vezes, determinante no processo de decisão de compra de consumidores. Não é de hoje que essa poderosa ferramenta está no centro das atenções de estrategistas e pesquisadores.

Na década de 60, comunicólogos como Dichter e Arndt já realizavam estudos para esboçar a anatomia dos diálogos em que consumidores compartilham informações a respeito de produtos, serviços e marcas. Uma das mais importantes contribuições desses primórdios estudos s foi distinguir as duas principais formas de boca-a-boca:

  • 1. Quando um consumidor pede a opinião ou recomendação sobre um produto ou marca para outro consumidor, na tentativa de reduzir seus riscos ou investimentos em uma determinada compra;
  • 2. Quando um consumidor espontaneamente começa a comentar sobre um produto ou marca com um amigo.

Apesar dos motivadores serem bem distintos, ambas as formas compartilham a mesma essência: consumidores compartilham suas experiências com produtos e marcas de uma maneira orgânica e informal.

Em um fenômeno recente, o boca-a-boca voltou a ser foco de muita discussão. E, por alguns, esta velha forma de propaganda é cotada até como tendência. Mas o que há de novo em toda essa história? Muito!

Primeiramente, os tradicionais veículos de comunicação de massa vêm sofrendo uma dolorida trajetória rumo ao desinteresse, perdendo seu monopólio pela atenção do consumidor. Em seguida, temos a internet oferecendo o ambiente ideal para que os consumidores compartilhem suas experiências entre si.

Essencialmente baseadas nesse alicerce, vimos o recente crescimento de marcas colossais como Google, Starbucks, EasyJet e Innocent Juices. Levando em conta que onde há fumaça há fogo, agências especializadas surgiram para explorar a capacidade ilimitada do boca-a-boca, desenvolvendo estratégias de marketing viral para formar verdadeiros exércitos evangelizadores de inovações e lançamentos de seus clientes.

É daí que vem uma dúvida: será possível desenvolver estratégias para recriar em laboratório um fenômeno tão orgânico e informal? Pela lei da ação e reação, pode-se inferir sobre a viabilidade de se criar ações que geram o tão valioso buxixo. Mas será que esse movimento artificial tem a capacidade de realmente gerar valor para uma marca?

Para tentar responder, estamos desenvolvendo uma pesquisa, cuja proposta é delinear um modelo sobre o que incentiva ou não os consumidores a conversar entre si sobre produtos e marcas.

A essência dessa pesquisa (que é uma iniciativa pessoal e conduzida por este que vos escreve) é identificar se propaganda boca-a-boca pode ser encarada como uma estratégia de comunicação ou um efeito de outras estratégias ligadas à experiência do consumidor com produtos e marcas. Consulte uma apresentação completa deste projeto (em inglês).

Você também pode participar dessa pesquisa. Basta contribuir com sua história através do Miriade. Quem colaborar terá acesso gratuito para download do relatório completo com os resultados da análise ao final do projeto. [Webinsider]

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Avatar de Gabriel Borges

<strong>Gabriel Borges</strong> (g.borges@lancaster.ac.uk) é publicitário, planejou estratégias de marketing para diversos setores no Brasil e realiza na Inglaterra mestrado em Marketing Avançado.

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5 respostas

  1. Nos dias atuais para que uma marca seja reconhecida, mesmo o produto sendo inovador, eficiente e já conhecido no mercado (principalmente de informática e software, que é minha área de atuação), é preciso se afastar da propaganda massiva imposta por alguns fabricantes e tentar conhecer produtos similares, que muitas vezes são tão bons ou melhores, e com custo mais acessível.

    Hoje, mesmo os usuários profissionais já estão ficando acomodados, pois todos acompanham uma certa moda e pensam e falam: Nossa… a marca tal ofereceu tudo isso para nos mostrar o produto que nos quer vender!!! Então é o que eles vêm em exposiçoes, feiras, revistas especializadas e coffee-breake realizados por aí que deixa o publico desse mercado na moda. Os comentários e a troca de experiências e idéias acabam ficando sistematizadas. Não pega bem falar de outras coisas ou dizer que prefere usar o produto diferente. Não pega bem ser fora da moda, não usar o que esta na moda e por ai vai…portanto a propaganda boca a boca esta contaminada pelo modismo atual aqui no Brasil.

    Roder

    Roderlei

  2. A melhor forma dos nossos clientes fazerem propaganda para o cliente final é conquistar o cliente, vender tudo aqui que podemos entregar e entregar tudo aquilo que vendemos, esta com certeza é uma das políticas de qualidade mais perfeitas criadas no mercado, desta forma ética é criada uma relação forte entre consumidor-fornecedor , dando respeito para o cliente e ele respeitando o fornecedor como um parceiro e um amigo de trabalho.

    Não existe forma mais maravilhosa de trabalhar do que conquistando nossos clientes para que possamos atender aquilo que ele deseja e aquilo que o seu cliente final requer, assim construímos uma sociedade eficiente e beneficiária agregando valores sociais e trabalhistas.

    Qualidade é Atitude.
    http://www.suspensa.info

  3. Sou engenheiro e leitor do que é discutido em Fóruns a mais de 7 anos, no entanto não costumo publicar minhas experiências por falta de tempo.
    Como empresário à pouco mais de 1 ano na área de informática e eletrônica, recentemente fiz a contratação de uma pessoa para justamente publicar nossas experiencias e divulgar nossos produtos em Fóruns especializados.

    Estes canais são extremamente interessantes, pois expõem os produtos e empresas para aqueles consumidores que sempre querem o melhor.

    Penso em futuramente implantar um Fórum no nosso website.

    Wesley

  4. Pra alguem falar bem de alguma coisa hoje em dia, o produto ou empresa tem que ser realmente bom(a), ao ponto do cliente enxergar isso, pra alguem falar bem da sua marca vc deve oferecer um produto ou serviço que os mesmo possam se agradar dele e sair falando bem…

  5. Simples se você quer ter uma noção de como isso funciona é só passar nos fóruns de discussão sobre Pc como hardware(placas de vídeo,fontes,processadores,monitores e outros),games e eletrônicos

    Muitas empresas estão começando a prestar atenção tanto, que algumas já estão anunciando nesses sites,como lojas online e até revendedores como Casemall que comercializa fontes, gabinetes e coolers para processadores,perceberam o grande potencial desse mercado boca a boca e deixar uma boa impressão é fundamental

    Nesses sites se algum produto for ruim,sempre der algum tipo de problema, estará perdido certamente se queimará com a pessoa que comprou o produto, como com as outras pessoas destes fóruns.

    Devido ser esse um lugar de compartilhamento de informações algumas empresas não perceberam ainda,
    que esses fóruns passam informações para milhares de pessoas que falam com outras podendo dar uma visão negativa ou positiva das empresas

    Dependendo da experiência obtiveram com o produto de determinada marca pode sair muito prejudicada.

    As empresas como Lg, Samsung,Philips,Sony e outras ainda não perceberam isso um conselho criar uma equipe para monitorar e até dar explicações a esse consumidores,por serem muito exigentes certamente conseguiria uma melhor imagem mostrando, que se importam com seus consumidores
    e atrairia uma simpatia maior com a marca mesmo que essa desse algum problema

    Fóruns que recomendo

    sites o próprio uol

    link

    http://forum.jogos.uol.com.br/index.php

    ou outro grande e que tem muita influência também

    site adrenaline

    link

    http://www.adrenaline.com.br/forum/index.php

    Espero ter contribuído com a matéria e jogado um pouco de luz de como funciona isso hoje na Internet


    GUSTAVO

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