Dez sugestões para uma filosofia blogueira

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Muitos profissionais atuam dentro de uma filosofia inspirada em duas fontes, a da 37 signals e a filosofia do Google.

Penso que esta última também serve de base para reflexões a respeito da blogosfera, em função da ética e da filosofia que cada blogueiro pode escolher seguir.

Pensando nisso, este artigo se inspira nas ?Dez coisas que o Google descobriu ser verdade? para criar Dez sugestões para uma filosofia blogueira. Fique claro que são sugestões – até porque nem eu mesmo sigo todas estas idéias.

1. Foco no leitor, o resto é conseqüência.

Desde o design do blog, o texto, as fontes, o tipo de linguagem usada, tudo deve ser pensado para colocar o leitor em primeiro lugar. Se você acha o seu novo layout lindo, mas os leitores não gostaram (isso já aconteceu comigo), mude. O leitor é quem manda.

Por isso mesmo, entre outras coisas, as propagandas devem ser relevantes e não podem ser na forma de popups ou conter animações irritantes, para que não atrapalhem o conteúdo, que é o que realmente as pessoas buscam.

2. É melhor fazer uma coisa, muito bem feita.

No caso dos blogs isso acaba sendo um princípio natural. Mas é importante que o blogueiro tenha um foco. Quando o usuário assina seu blog sobre tecnologia, provavelmente será desagradável saber sua opinião sobre fraldas descartáveis, só porque você acabou de ser pai. Mantenha o foco e seja realmente bom naquele nicho que você escolheu.

3. Rápido é melhor que devagar.

O importante do seu blog são as postagens. Se você enchê-lo de bugigangas ele ficará pesado e será chato entrar nele. Preocupe-se com o tempo que leva para o seu blog carregar. Ninguém tem tempo a perder. Não há nada tão legal quanto um site que carrega rápido.

4. Democracia na web é legal.

Aproveite a participação dos seus leitores para agregar valor ao seu blog. Fique atento às estatísticas: as matérias mais lidas indicam o que eles mais gostam de ler no seu blog. Fale sobre assuntos sugeridos pelos leitores. Abra canais de comunicação para que eles possam fazer perguntas, votar nas melhores postagens, etc.

5. Você não precisa estar no computador para querer ler um blog.

O mercado de celular no Brasil é maior que o mercado de internet. Segundo Eric Schmidt, a maior parte do uso da internet no futuro virá dos usuários de celular. Você já tentou acessar seu blog via celular? Já se preocupou com isso? Este ponto pode ser relativamente complicado para a maioria dos blogueiros que não têm conhecimento técnico ou tempo para investir em tecnologia. Mas vale a pena começar já a pensar sobe o assunto.

6. Você pode ganhar dinheiro sem fazer nada errado.

Este é o ponto principal deste artigo. Há na blogosfera um levante de muitos blogueiros discutindo e reclamando a respeito da ética questionável de algumas pessoas. Será que fazer coisas erradas (como – na minha opinião – postagens pagas sem avisar o leitor, conteúdo roubado, conteúdo falso, polêmicas e brigas gratuitas para gerar mais visitas, links patrocinados que enganam o usuário, levando-o a clicar achando que é conteúdo do blog, etc) é a melhor maneira de ganhar dinheiro com um blog?

Nesta filosofia, quem define certo e errado é o leitor. Quando o blogueiro, por exemplo, cria um título que não corresponde ao conteúdo (como: ?veja as fotos do acidente? para uma postagem sem foto nenhuma) o leitor que acessa a postagem fica irritado, porque foi enganado. Se a nós uma coisa não parece errada mas ao leitor parece, é errada.

Não é preciso nenhum destes artifícios para ganhar dinheiro com seu blog.

7. Sempre há mais informação por aí.

Roubar postagens é tão absurdo que nem merece que falemos sobre o assunto. Mas será que é mesmo necessário que nós fiquemos blogando todos sobre o iPhone, sobre o acidente, sobre o menino arrastado? O que há de melhor na blogosfera é o conteúdo original. Isso também vale para as postagens que fazem pouco ou quase nada além de traduzir postagens de gringos. Postagens originais, amigos! Há sempre algo diferente pra se dizer.

8. A necessidade de informação ultrapassa todas as fronteiras.

Qual seria o potencial do seu blog se alcançasse um público muito maior do que o que fala português? Àqueles que já geram algum dinheiro com seus blogs: já pensaram em investir um pouco num bom curso de inglês, para poder falar, da perspectiva brasileira, sobre seus assuntos para o mundo todo? O Brasil é uma potência enorme em termos de internet, um dos três maiores países em números de usuários em muitos serviços internacionais, mas a blogosfera brasileira certamente teria muito mais influência se chegasse a outros povos.

9. Você pode ser sério sem usar um terno.

Uma das principais características do blog é o fato de ser pessoal. Há um longo caminho pela frente para que os blogs tenham tanta credibilidade quanto a mídia tradicional tem. Eu acredito realmente que isso acontecerá um dia. Mas penso que o caminho não é o de despessoalizar o blog. Blogs não precisam ter a linguagem e o modo de tratar os fatos do Jornal Nacional, da Folha ou do Estadão para ter credibilidade. Nós podemos ser sérios mesmo com nossas brincadeiras, nossas ironias e nossas opiniões parciais e impressionistas.

10. Ótimo ainda não é bom o bastante.

Não podemos nos contentar com pouco. Não podemos ser medíocres. O blogueiro deve ter um compromisso com a excelência. A informalidade do blog não pode ser desculpa para fazer as coisas de qualquer jeito. Embora eu acredite na ?contribuição bilionária de todos os erros?, acredito também que cada blogueiro deve buscar fazer o melhor, sempre.

Não é o caso de competir. Eu não penso que meu blog deve ser melhor ou pior que o do Michel Lent. O meu blog deve sempre, a cada postagem, ser melhor que o meu blog. Cada postagem deve ser melhor que a outra, como o atleta que a cada volta quebra seu próprio record. [Webinsider]

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Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

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Mais lidas

6 respostas

  1. Olá,
    Estamos começando o blog de nossa empresa e para isso todas as informações sobre como melhorá-lo e fazê-lo mais lido são importantes! Esse artigo está ótimo como é de praxe do site…

  2. Gilberto, muito bacana e oportuno seu artigo, pois venho percebendo um grande movimento para firmação e afirmação dos blogs como canal de comunicação e relacionamento.

    No meu blog fiz uma brincadeira com os 16 mandamentos do Marketing Boca-a-Boca…aproveitando e criando o Marketing Blog-a-Blog.

    Marketing Blog-a-Blog

    1. Procure os blogs que estão falando de você

    2. Participe deles publicando comentários. Comece hoje

    3. Crie um blog (ops! Vc já tem um?)

    4. Sua nova regra: pergunte-se se a informação que vai publicar no seu blog é importante, responsável, verídica e merece ser espalhada na blogosfera

    5. Apresente argumentos coerentes e simples nas discussões

    6. Publique um plugin ou algo interessante na home de seu blog, que vai fazer com que as pessoas lembrem de falar sobre isso para um amigo

    7. Disponibilize de forma fácil a assinatura de seu blog através do FEED.

    8. Participe (é para participar mesmo!) das Redes Sociais

    9. Coloque um botão ?envie para um amigo? em seu site

    10. Ofereça algo diferenciado para aqueles que lêem seu blog com frequência

    11. Facilite o clique no link para seu blog, naquele email que é enviado através do form ?Envie para um amigo?

    12. Tenha um espaço privado para que seus leitores mais próximos possam conversar com você

    13. Peça desculpas pelos seus erros e resolva problemas com rapidez (DEFAULT)

    14. Associe-se a instituições beneficentes Promova o bem comum (DEFAULT)

    15. Faça alguma coisa inesperada, mas com respeito e responsabilidade

    16. Seja legal, SEMPRE!!

    Grande abraço!
    Ricardo Cabianca
    Estou Blogado! http://www.cabianca.net

  3. Gilberto,
    nem sempre conseguimos seguir uma cartilha, mas isso não quer dizer que devemos estrapolar.
    Acredito que estamos na onda dos blogs, e as ondas vêm e vão.
    Só vão sobreviver aqueles que levarem seus blogs como um formato de conteúdo que agregue informação, e que não banalize essa informação.
    Parabéns pelo texto.

  4. Ótimo artigo, Gilberto!

    Vou transcrever um trecho de um artigo que eu escrevi lá no meu blog.

    Na minha opinião, blogueiros profissionais são pessoas que conseguem transformar suas experiências em aprendizado para outras pessoas, influenciando-as positivamente e de forma construtiva. A Internet é um barato no que se diz respeito a levar conhecimento. E os blogs estão se tornando o principal meio de transmissão de conhecimento.

  5. Estou de acordo com as suas 10 sugestões. Comecei a blogar a pouco tempo e estou aos poucoes melhorando tanto a performance quanto a acessibilidade.

    Esse lance do acesso via celular no 5º item é muito interessante mesmo. É como você disse no 1º item, o foco é no leitor, e claro que precisa ser criada uma cultura aos poucos em cima disso.

    Após adequar o meu RSS do meu blog penso em dedicar um tempo a mais em relação ao acesso via celular.

    Parabéns pelo artigo!

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