Tem horário certo para enviar e-mail marketing?

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Um aspecto que muitas vezes é deixado de lado com relação às campanhas de e-mail marketing é o horário do envio, sendo que a escolha do melhor momento para entrar em contato com os clientes deveria ser tão planejada quanto o assunto da mensagem.

Um exemplo clássico: o cliente fica o dia inteiro preparando a mensagem, escolhendo imagens, finalizando o texto, definindo o assunto e, então, quase no fim da tarde, faz a montagem da campanha na ferramenta de envio e realiza o disparo imediatamente.

Em se tratando de uma mensagem para o público corporativo, cujos profissionais na grande maioria somente lêem as mensagens em horário comercial, a ação mais comum dessas pessoas no outro dia pela manhã é apenas selecionar a grande quantidade de spam que chegou durante a noite e apagar tudo, mesmo que junto existam mensagens relevantes para elas.

Dessa forma, a chance de aprimorar o relacionamento com clientes fica minimizada pela escolha errada do momento de envio da mensagem.

Todas as ações de relacionamento com clientes, sejam por telefone, SMS ou e-mail, devem levar em consideração o melhor horário de realização. O grande objetivo dessa análise é procurar entregar a mensagem em um momento em que a caixa de entrada do cliente esteja vazia, para não ter que disputar a atenção dele com outras dezenas de mensagens.

Não existe uma regra geral, mas os melhores horários costumam ser por volta das 10h ou então à tarde, perto das 14h30, uma vez que grande parte das pessoas verifica suas mensagens em horário comercial e, portanto, a essa hora já devem ter limpado suas caixas de entrada.

Analisando diversas campanhas enviadas pelos clientes da nossa empresa, nota-se uma melhoria de 30% a 40% nas leituras das mensagens enviadas pela manhã, em comparação às mensagens enviadas no início da noite – levando em conta campanhas enviadas pelos mesmos clientes e para o mesmo público.

Para quem deseja ir mais fundo, outros aspectos que podem ser analisados para definição do melhor horário são:

  • Idade: o público jovem tende a ler mais e-mails à noite do que durante o dia;
  • Profissão: pessoas cuja função está ligada ao computador tendem a ler e-mails com mais freqüência, enquanto outras já tendem a ler após o expediente, em casa;
  • Assunto da campanha: pacotes de férias, por exemplo, tendem a dar mais resultados quando enviados nos finais de semana, dias em que as pessoas têm mais tempo para navegar no site da empresa.

Por fim, vale lembrar que o grande benefício das ferramentas de relacionamento por e-mail é a capacidade de mensuração. Então, a regra é testar e identificar qual o melhor horário, de acordo com o perfil da sua base de cadastros. [Webinsider]

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Avatar de Diogo Kleinubing

<strong>Diogo Kleinubing</strong> (diogo@d2k.com.br) é diretor executivo da <strong><a href="http://www.d2k.com.br" rel="externo">D2K Web Business</a></strong> e atua no desenvolvimento de ferramentas e estratégias de marketing direto.

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18 respostas

  1. Pingback: Webdesign & Propaganda » Blog Archive » Tem horário certo para enviar e-mail marketing?
  2. Como mamãe me dizia: “filho, tem hora pra tudo” hehe

    Bem colocado… um detalhe aparentemente simples e muito negligenciado, inclusive pelos grandes…

    Felizes os que splitam suas bases e medem seus ROE/ROIs com clareza, realizando testes e testes com o intuito de conhecer cada vez mais seu público.

    Um exemplo de como essa sensação é gratificante: imagine um grande amigo seu, que você sabe que curte muito a banda X… pra quem seria a primeira pessoa que indicaria o novo BlueRay da banda recêm-lançado? 😀

    Essa a idéia 😉

  3. Bom dia,Estou começando minha Empresa recentemente e adorei a matéria,mas o engraçado disso tudo é que isso realmente aconteçe no meu dia-dia.Meus parabéns pela dica.

  4. Diogo,

    Parabéns pelo artigo.

    Concordo com você. O horário do envio de um e-mail marketing é fundamental para o sucesso de uma campanha.

    Quanto ao comentário do Jair, também tenho dados estatísticos que dizem que uma campanha enviada durante a noite tem menos impacto, ou seja, menos views e clicks, que uma peça enviada durante o horário comercial. Mas cada caso é um caso, pode ser que o público alvo seja as pessoas que navegam pela madrugada na Internet e neste caso não há melhor horário.

    Abraços!

  5. Muito bom o artigo!

    Ressalvo que essa consciência deve ser também adquirida pelo cliente solicitante(empresa) que deseja realizar a divulgação.

    Temos um fluxo alto de envio de e-mails marketing através de nosso Software de CRM, o WebSafari.

    Geralmente o clientes solicitantes não estão atentos as questões de horários, quantidade e contéudo relevante.

    Ao receber o Relatório de Envio é que se dão conta que esse itens são importantes para maximizar os reultados.

  6. Concordo com o artigo, por experiência quando enviamos news em horário comercial a taxa de abertura aumenta. Não é muito, mas é considerável. O maior problema é realmente é identificar o público por horário, não usando um formulário intrusivo. Uma dia é guardar sempre a hora da abertura e tentar enviar novamente na mesma faixa horária.

  7. Diogo, concordo com você. A maioria de emails indesejados chega num lote tão grande, que quando sento na minha máquina, primeiro seleciono todos que vou deletar. Depois leio. E quando não conheço, apago mesmo. Principalmente propagandas. Aqui na nossa agência, fazemos disparos de email marketing, por exemplo, para um restaurante, as 11h da manhã, quando o cliente já está com fome e recebe o impacto da foto do prato. Tem dado muito resultado. Parabéns pelo artigo.

  8. Caro Jair,

    Em primeiro lugar obrigado por comentar o artigo. Acredito sim que em alguns casos e-mails enviados a noite podem ter bons resultados de leitura no outro dia, mas de acordo com a nossa experiência o sucesso é estatísticamente menor.

    Procurei ter o cuidado de não colocar uma receita já que não existe um método que garanta sucesso em 100% dos casos, procurando assim reforçar a atenção que devemos ter em nossas campanhas quanto ao horário.

    Se você puder enviar um case de um tipo de campanha enviada durante a noite com sucesso por favor envie para enriquecer o assunto.

    Abraços,
    Diogo Kleinubing

  9. Diogo, parabéns pelo artigo, muito interessante. Adaptei algumas técnicas de horário quando utilizo minha ferramenta de e-mail marketing para relacionamento com jornalistas. Têm sido bastante efetivo. Abraço.

  10. Bacana essa dica, o legal mesmo na internet é que você pode corrigir esses tipos de problemas nas campanhas!

    Abraços
    Thiago França

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