As marcas passaram a exercer um papel ainda mais importante em um mundo de mercados globalizados e novas tecnologias da informação. As relações com os produtos e objetos sofreram alterações consistentes. Pode-se dizer que as marcas nesse novo contexto histórico são o ponto-chave para estratégias de sobrevivência das empresas.
E de que maneira empresários e designers devem projetar e administrar as marcas? Perguntas como essa encontram respostas no livro Branding Design e Estratégias de Marcas, de Álvaro Guillermo, lançado recentemente pela Demais Editora.
O livro ajuda principalmente o pequeno empresário a encontrar exemplos que demonstram os benefícios da marca e de uma boa assessoria profissional nessa área.
Assim como desenvolvem seus planejamentos estratégicos, seus planos de marketing e de comunicação, as empresas devem criar suas estratégias de marca. Segundo Guillermo, “estratégias de marca permitem preservar a identidade, mesmo com proprietários e administradores de perfis diferentes. Ajudam, por exemplo, a profissionalizar empresas familiares, estabelecem ações de médio e longo prazo”.
No entanto, é importante saber que projetos estratégicos de marcas são de longo prazo. Além disso, é preciso conhecer o passado, ter ações claras para agir no presente e preparar os cenários para colher resultados no futuro.
Guillermo é arquiteto, designer e mestre em Educação, Arte e História da Cultura. Seu livro é útil para profissionais de propaganda, mas tem o foco nos empresários, inclusive de pequenas e médias empresas. A publicação traz exemplos vividos e realizados pelo escritório Arte In, no qual Álvaro é diretor. Apresenta também cases que ajudam a entender o mercado.
Segundo o autor, “num mundo globalizado, as diferenças se aproximam e, cada vez mais, nos parecemos com os outros. Chegamos a padrões que pasteurizam nossas vidas. Por isso, é preciso cuidar bem da marca e conhecer bem seus diferenciais, aquilo que faz sua empresa ser singular. Seja diferente mas não tente ser o que não é. Utilize sempre a verdade”. É uma boa lição. [Webinsider]
.
Viviane Danin
Viviane Danin (@bibidanin) é jornalista, consultora do Sebrae e articulista do Webinsider.
9 respostas
oi , estudo web design e estou ansiosa para ler este livro mais aqui na recife está dificil de achar se alguem tiver uma dica seria de grande valia!
Bom dia minha querida,como é bom acordar de manhâ e ler essas matérias espetaculares na internet,a dica é show de bola.
Viviane,
ótima resenha! Despertou o interesse pelo livro e pelo assunto.
Parabéns!
Abraços,
Chico (Sebrae)
Realmente este livro trouxe exemplos práticos dos erros que não devemos cometer!
Gostei muito e recomendo!
Gostei deste texto.
Me formei em 2004 e desde então não me informava sobre este assunto.
Comecei a perceber que a cada dia o Branding pode ser o diferencial de uma empresa, então estou buscando textos, livros, sites sobre este assunto, caso alguém tenha alguma outra informação eu agradeço.
Valeu Viviane
eu li reli e achei maravilhoso.
otima dica de leitura.
=)
Viviane, interessante o livro e a abordagem. Os pequenos muitas vezes pensam que não precisam pensar estrategicamente…
Olá Tiago,
Vale mesmo a pena a leitura do livro!
Um abraço,
Viviane
Excelente dica, estou justamente procurando mais informações sobre branding.
Vou ver se compro o livro.