Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

George Hotz, 17 anos, é um garoto bacana que curte música, toca um pouco de piano e adora computadores.

Geohot, como é conhecido na blogosfera, é um hacker dos bons e foi ele que fez a façanha de conseguir operar o ?unlock? (desbloqueio) do iPhone.

Graças a esse rapaz os proprietários de iPhone nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do mundo podem se utilizar dos serviços de qualquer operadora de telefonia, e não exclusivamente a AT&T, como gostaria a Apple e meu ídolo vacilão Steve Jobs.

Você pode imaginar o ?bafafá? desse feito com desdobramentos nos preços das ações da Apple e nas análises das responsabilidades dos envolvidos. Lembrem que existe uma garantia temporária de exclusividade oferecida pela Apple para a AT&T.

Bom, lógico que o Geohot virou uma celebridade nos Estados Unidos e foi paparicado por toda a grande imprensa e pelos analistas de mercado.

Numa das várias entrevistas às redes de televisão americana, adivinhem o que ele respondeu quando perguntado onde gostaria de trabalhar:

– No Google, já falei com eles e inicio no próximo verão!

Ahhh moleque!!!

E por que será que ele não quis ir trabalhar na Apple?

Provavelmente porque na percepção dele o Google é uma empresa ousada, moderna, tecnológica, criativa e muito melhor para trabalhar.

Se você, como eu, é fã incondicional do Steve Jobs e depois do iPod e iPhone reforçou ainda mais essa convicção, talvez já esteja envelhecendo e não tenha percebido.

Larry Page e Sergey Brin não são Steve Jobs e nunca serão, mas o Google já é a empresa mais ?sexy? do mundo e tende a ganhar a guerra por talentos como o Geohot!

O Google é realmente um fenômeno como negócio e como marca.

Como negócio é um enorme provedor de facilidades e serviços gratuitos na web (são mais de 50) que sobrevive maravilhosamente bem (lucro de 3,2 bilhões de dólares em 2006) de venda de publicidade. Os caras simplesmente reinventaram a propaganda no mundo, viabilizando, num modelo justo e genial, grandes e pequenos anunciantes.

Como marca, em apenas dez anos de existência já figura no ranking das 20 maiores marcas do mundo!

Eu arriscaria elencar os três principais motivos genéricos que fazem Geohot preferir o Google em relação a qualquer outra empresa:

1. Para um garoto de 17 anos, a visão impactante do Googleplex (sede da empresa), os ônibus com banda larga sem fio, os bons restaurantes gratuitos, as piscinas e as salas de ginástica compõem um ambiente físico de trabalho absolutamente diferenciado e que talvez lembre os melhores modelos de campus das universidades americanas.

2. Existe no Google o apelo irresistível de empresa genial, irreverente e criativa que vive num ?caos ordenado? e que valoriza as idéias inovadoras de seus colaboradores. Todos Googlers (colaboradores do Google) têm formalmente 20% do seu tempo para explorar novas idéias.

3. Tem um imbatível plano de benefícios e paga muito bem.

Ah, ainda citaria um quarto motivo que talvez explique tudo.

O Google foi mais rápido! [Webinsider]

.

Avatar de Cesar Paz

Cesar Paz (cesar@ag2.com.br) é Board President na AG2 Nurun.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

10 respostas

  1. Cara, que coisa feia… querendo dar a tranca numa mixaria de 39,00 por mês. Assina lá e traz a conta aqui pra mim que eu pago, seu safado!

  2. O Google é realmente um fenômeno admirável. Na parte em que você fala que Sergei e Larry nunca serão Steve Jobs existe um fato que merece ser destacado: os produtos do Google são extremamente úteis e funcionais mas nem de perto são charmosos e bonitos. Talvez eu esteja envelhecendo mesmo quando faço apologia aos lindos, bem acabados, pensados e sempre úteis e práticos produtos da Apple. Creio que além da qualidade, que hoje não é mais diferencial, o que faz o sucesso do Google é o de graça. A Apple sempre foi cara. Pensemos a respeito.

  3. Mais uma vez mandou bem! É isso aí…os melhores talentos em desenvolvimento sempre vão pras melhores empresas…por quê? É óbvio…se ela é uma das melhores empresas, significa que contrata bem, paga bem e dá credibilidade aos seus funcionários para investirem em idéias a favor dela! É isso que diferencia o Google de qualquer outra empresa que eu conheça no mundo!

    No Brasil talvez nunca surjam empresas assim, porque aqui o que vale é o velho modelo engessado de se ter um negócio, aonde o cabeça manda e os empregados fazem…

    Parabéns mais uma vez, Cesar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *