Gostar de um produto e de seu preço é condição necessária para a concretização de uma compra na internet, mas não suficiente. Muitas vezes, o cliente não se sente seguro para realizar a transação por motivos diversos. A própria novidade da internet é um fator inibidor, tendo em vista que as pessoas levam algum tempo para se habituar ao que é novo, como é o caso da compra online.
Adicione a essa natural inibição os rumores de fraudes nas transações online, a dificuldade em saber se a loja existe de fato ou é apenas uma montanha de bits e bytes, se o produto será realmente entregue, se ele realmente é o que o loja prometeu… e você terá um comprador arredio, que poderá desistir da compra por qualquer motivo e a qualquer momento: com o produto no carrinho de compras, no momento de digitar o número do cartão ou até mesmo ao se dirigir ao banco para pagar o boleto e encontrar uma enorme fila.
O objetivo então é, além de oferecer ao cliente uma loja virtual efetivamente segura, criar um ambiente de compras que transmita confiaça ao usuário. Para isso, as medidas a seguir deverão ajudar.
Seja claro e honesto em suas afirmações. Não adianta exagerar nos argumentos de venda e criar expectativas que não serão atendidas. O usuário sente quando o texto exagera na descrição positiva dos produtos e isso aumenta o seu grau de desconfiança.
Ressalte os cuidados tomados com a segurança da loja. Em tempos de insegurança generalizada, é fundamental lembrar ao visitante que ele pode realizar uma compra totalmente segura em sua loja virtual.
Isso pode ser feito em páginas estratégicas, como o carrinho de compras, em locais próximos ao botão Comprar, nas telas que precedem a compra por cartão de crédito, nas páginas de ajuda ou orientação geral sobre o site e em locais de grande fluxo de visitantes, como é o caso da home.
Esclareça todas as dúvidas. Uma seção fundamental no site é a página de apoio ao usuário, na qual as dúvidas mais comuns formuladas pelos clientes sejam solucionadas de forma clara e objetiva.
Também disponibilize botões de contato bem visíveis para o envio de e-mails e estabeleça um prazo máximo de 12 horas para respondê-los. Além disso, deixe bem visível o número de telefone para contato com a loja. Mesmo que esses meios não sejam utilizados pelo cliente, sua simples existência dará mais credibilidade à loja virtual.
Forneça garantias. Uma declaração, explícita, de que a loja garante o fornecimento do produto exatamente nas condições divulgadas no site irá transmitir mais segurança ao usuário. Afinal, essa declaração, por escrito, não deixa de ser um documento que poderá ser usado contra a empresa em caso de descumprimento. Justamente por isso, procure fazer somente aquelas afirmações que você tem condições de cumprir.
Ofereça amostras. Uma estratégia muito interessante é fornecer amostras de seu produto para que o cliente possa fazer uma avaliação. Empresas que trabalham com produtos digitais como software ou música têm facilidade de fazer isso, uma vez que o custo de reprodução é residual. Um usuário que recebe uma amostra e gosta do produto muito provavelmente se tornará cliente.
Apresente depoimentos de compradores. As pessoas precisam de referências antes de tomar decisões. Um visitante que, pela primeira vez, conhece seu site e está pensando em comprar seu produto sente-se solitário no momento de decidir a compra e um sinal amarelo pode se acender. Para que ele se sinta mais seguro, disponibilize depoimentos de pessoas que já adquiriram os produtos e tiveram uma experiência positiva.
Não invente depoimentos. Isto é antiético e desnecessário, pois se a loja oferece um bom produto, naturalmente os clientes farão comentários positivos sobre ele. [Webinsider]
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Dailton Felipini
<strong>Dailton Felipini</strong> (fale@abc-commerce.com.br) é professor de e-commerce e editor do site <a href="http://www.e-commerce.org.br/"rel="externo">E-commerce</strong></a>
3 respostas
Grande Dailton, já batemos um papo em algumas de suas palestras que estive presente. Realmente muito bom e contribui para o crescimento do e-commerce.
Temos que trata o possivel cliente da melhor maneira possível, e o principal, pensar como cliente, pensar nas necessidades, nas dúvidas do cliente. Assim podemos chegar ha uma loja de sucesso.
Grande Abraço à todos.
Att,
Rogério Gomes
Wrg
Olá, muito bom este artigo, que mostra para os empreendedores que a web brasileira é uma mina de ouro, que ainda não foi explorada, ou mal utilizada.
Pois se tomarmos cuidados, com o layout, usabilidade e principalmente segurança, que não é só de informação mas também segurando que o cliente está tendo na hora da compra, os ganhos e as facilidades seriam muito mais rentaveis.
Um abraço a todos
Henrique Eloi
http://www.inov9.com
Antes quero dizer que gostei muito do artigo. Achei bem claro e preciso. Referente aos cuidados tomados com a segurança da loja, é necessário que seja informado onde realmente a pagina esta protegida com certificado SSL. Existe alguns sites que dizem ser 100% seguros. Realmente são seguros nas transações bancárias pois é uma exigência que tenha certificado SSL para neste momento. No entanto existem usuário que possui apenas o conhecimento de que a pagina é segura somente se tiver algum cadeado ou alguma informação no browser dizendo que aquela pagina tem certificado SSL.
Se este usuário encontrar alguma pagina sem estas informações de segurança o site não será mais 100% seguro para ele perdendo a confiança. Então, o melhor a fazer é informar ao usuário que ele esta a transação bancária é segura, que os dados do cartão dele somente será transmitido em ambiente seguro.
Já vi muito site que diz ser 100% seguro mais não possui a indicação na maioria das páginas de que possui certificado SSL ou algumas paginas possui certificado SSL mais diz esta parcialmente seguro pois inclui arquivos de outros servidores ou até mesmo de outros diretórios que não possuem certificado SSL. Ai fica aquela chatisse do ie6 mostrando em todas as paginas essa mensagem. Realmente não vejo a necessidade do site ser todo em ambiente seguro com certificado SSL. Mais acho necessario dizer a informação certa referente a que parte do site é segura.