Ela quer abrir uma loja de CDs

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Quem edita sites e blogs está acostumado a receber e-mails de leitores, muitas vezes com perguntas acima de nossa capacidade de responder.

É o caso deste aqui:

Marlene Soares Doyle wrote:

Sonho desde adolescente em abrir um loja de discos, especializada somente em música brasileira. Depois de 12 anos trabalhando como faxineira aqui nos EUA, consegui finalmente economizar para isso. Aí leio que a Tower Records fechou mais de 1.800 lojas em todo o mundo…

Quer dizer, o meu sonho de uma vida inteira foi pras cucuias…

Estou tentando achar luz no fundo do túnel. Alguma sugestão?

Muito obrigada,

Marlene

Website: loja de discos
IP: 76.172.54.17

E agora, o que responder à Marlene?

Ela deve desistir de abrir uma loja física e pensar em abrir um e-commerce, depois de ler o livro A Cauda Longa algumas vezes?

Ou fazer uma loja diferente, com direito a palco para shows, refeições e venda de ingressos para espetáculos, como faz a Modern Sound, tradicional loja de discos em Copacabana que resistiu ao vendaval pelo acervo e outras qualidades?

Confunde um pouco pensar que a música vai perdendo o suporte físico do CD. Então fica a pergunta e peço a sua ajuda para escrever nos comentários aqui embaixo uma sugestão para os planos da Marlene, que deseja abrir uma loja de CDs de música brasileira nos Estados Unidos sem jogar fora o dinheiro que poupou por tanto tempo.

O que você diria a ela? É roubada na certa? Qualquer negócio de distribuição de conteúdo vai parar nas mãos de “major players” e não há espaço para pequenos? [Webinsider]

.

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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29 respostas

  1. Ola! A quem deva interessar…
    Espero que oriente seu desejo em fatos e ciencia… Estude um curso empresarial e se especialise em conhecer politicas gestoras dos paises onde moras… Aplique parte de sua receita acumulada em capacitação, logo após este periodo faça um combo (Seus sonhos com o que mais se vende em sua localidade) Aprimore e ame seu dinheiro. so gaste se souber que os lucros estão vindo… Refine os sonhos com sua realidade e decida se vale apena continuar sonhando, ou mude o ramo secundário e continue acreditando em seus sonhos…) Mais da metade das empresas que acho interessante conseguiram criar raizes porque não ficaram em um unico caminho, e não atacaram apenas um grupo de clientes…
    Já ajudei 39 empresas a sair do buraco, e ajudei a criar outras 12. Já construi um monte de casas e ja trabalhei em alguns edificios. Afirmo com convicção, se não serve pra morar que tal alugar pro comercio, se não servir pra nenhum dos dois, alugue pra músicos, pelo menos aproveitaram melhor a sonoridade do ambiente, se aver pouca ou muita luz, alugue pra escritores… E Se Não servir pra nada reforme!!!
    Gestor de empresas da construção civil…

  2. Marlene,

    O CD não acabou com a chegada do MP3 e variações, apenas se tornou um “divisor de aguas” pois quem gosta mesmo de comprar o CD original sempre vai comprar… Da mesma forma que ainda hoje, tem pessoas que compram disco de Vinil.
    Vale lembrar que O Mp3 baixado na internet não tem a mesma qualidade sonora do cd original, para pessoas leigas e para aparelhos vagabundos, é a mesma coisa… Mas na verdade não é.
    Por esses e outros motivos, as vendas cairam, lojas fecharam, mas se voce abrir a loja sempre terá clientes fieis.(Mas precisa ser muito esperta) Voce terá que trabalhar com um site, vender pelo mercado livre, discogs, amazon, fazer importação, e por aí vai…).
    Sorte para voce e seus sonhos.
    abçzz

  3. OLHA, MARLENE, VOCE JÁ É MARAVILHOSA TENDO O NOME DE UMA ESTRELA MAIOR. ALIÁS, MARLENE ESTÁ LANÇANDO SEU DVD AGORA EM SETEMBRO. PENSO O SEGUINTE: AQUI DA CIDADE MAIS FELIZ DO MUNDO (FORBES, SETEMBRO) EU TE DOU O MAIOR INCENTIVO. AS LOJAS DE DISCOS ESTÃO FECHANDO E UMA SÓ DE MPB SERIA O MÁXIMO. NAO SEI SE O POVO SABE O QUE É MPB. SÓ SE OUVE LIXO FUNK, RAP, POP. ASSIM NINGUEM VAI SABER O QUE É MPB, MAS … FORÇA EU TE DOU. VAI EM FRENTE,MARLENE.

  4. Também tenho uma ideia de abrir meu próprio negócio uma loja de vendas de Cds, eu acho apesar de tudo que tem acontecido no mundo inteiro sobre as piratarias de cds, temos que ter fé, para conseguirmos ultrapassar todo tipo de barreira só assim podemos conseguir ultrapassara as nossas barreiras.

    Pascoal Macosso

  5. Nao seja louca , esse negocio de nicho … de variar … é de quem nao trabalha com cd … esse mercado ACABOU , e eu tenho uma loja de cds …. acho que vou abrir um bar .. afinal nao da pra fazer download de cerveja …..

  6. COMO MONTAR UMA LOJA LIVRANDO-SE DAS CILADAS
    Manual para quem prentende abrir uma loja. Muito bom
    Informações gerais para saber como negociar aluguel , regras para nao abrirem ponto errado, o que precisárá para gerenciar a sua loja, como rapidamente colocar os cartoes , que cartoes , parte legal,etc. Informações valiosas.

    Voce já se perguntou :
    Qual será o meu ticket medio, qual o meu publico, quanto terei que vender pormes e para quantas pessoas , qual será o meu custo mensal? Se nao planejar diversos itens antes de abrir, voce somente estará jogando com a sorte.
    Por apenas R$ 10,00
    hbpro_pe@hotmail.com

  7. Abra uma loja Casa do Pão de Queijo algo do tipo, ramo de alimentação dá dinheiro se for bem gerido e o risco é menor.

    Depois ganhe bastante dinheiro e compre muitos discos e se divirta com seus amigos.

    Esqueça seu sonho da vida inteira, é assim mesmo.

  8. Oi, Vicente. Desculpe nao ter entrado em contato antes… Claro que li todas as respostas!. Voces nao podem imaginar como fiquei surpresa e agradecida com toda a atencao recebida.
    Nao so li como imprimi tudo para ler e guardar como lembranca. E tambem para refletir sobre as sugestoes e criticas.

    Desculpe tambem a minha grafia, pois nao sei alterar o meu programa de computador (americano), para colocar acentos, ce-cedilhas, etc.etc.

    Um abraco e fiquem com Deus,

    Marlene

  9. Oi amigos,

    que belas respostas. Só me intriga é que a Marlene nunca mais escreveu e nem disse se leu tudo isso aqui! Pô, Marlene!

  10. Boa Tarde Marlene.

    A admiriação pela música popular brasileira nessa região, é fato.

    Não se acanhe totalmente com as idas e vindas do segmento.

    Creio que deveria pesquisar um pouco sobre as tendências da sua Comunidade Local, definir qual a propensão de público que você deseja alcançar, quais são os costumes etc …, assim você identificará o local exato pra sua loja, e dentro do seu potencial financeiro identificará INOVAÇÂO, o que você poderia fazer para conquistar seus futuros e desejosos clientes ?

    Em Fim, pesquise bastante; acredite na sua idéia; procure orientação para suas transções e siga sempre em frente.
    Lembre-se que auto-estima é fundamental. então não se deixe abater com as ameaças/dificuldades, comece a tratar as dificuldades como novas oportunidades que poderão surgir.

    Sucesso. Abraços.

  11. A idéia do café combinado com loja virtual e venda de LPs é realmente muito boa. Eu só abriria o escopo do projeto para o Rock e o Jazz dois outros generos que atraem admiradores fiéis tanto quanto a MPB.

  12. Olá, Vicente.

    Primeiramente acredito que o sonho da Marlene deve considerar os episódios atuais como incentivo à diferenciação, e não, como decreto de derrota antecipado.

    Como você mesmo citou, o próprio Cauda Longa consideraria a alternativa do e-commerce como favorável dentro do atual cenário. No entanto, creio que a Marlene perderia parte do sonho ao perceber que a interação é feita de maneira indireta.

    Acredito que a melhor alternativa seria agregar os conceitos de brand experience ao negócio da Marlene. Sessões ao vivo com voz e violão, ambiente que moldasse a personalizade da loja e agregasse vantagens aos visitantes, livros sobre música brasileira.

    Enfim, estimular os sentidos dos visitantes de forma a transformar o sonho da Marlene no sonho deles próprios.

    Grande abraço!

  13. Marlene,

    Há alguns anos encarei um sonho igual ao seu, vou te relatar a minha experiência. Em meados de 2001 abri em Belo Horizonte – MG, uma loja de cds, dvds e livros, inclusive simultaneamente inaugurei um website da loja. Fiquei com ela aberta até 2005, quando não aguentei mais a concorrência desleal da pirataria de cds e dvs, bem como a fraca venda de livros.

    Sugiro uma forte pesquisa de mercado e especialização em um nicho de mercado, bem como a diversificação de negócios como sugeriram outras pessoas que consistiria num bar / café, com apresentações de música ao vivo e espaço para lançamentos de escritores, pintores etc, pois um negócio não sobrevive dos poucos puristas que buscam um produto raro.

    Ou seja, a sugestão é vc abrir um bar /café multimidia que tenha um setor de venda de cds, dvds e livros.

    Boa Sorte.

  14. Miopia de marketing.
    Procure no google onde tem esse texto e leia.

    Uma loja não vende CDs. Vende música, vende prazer, vende uma forma de contato com seu artísta preferido, vende um lugar onde pode se descobrir sons novos, vende a idéia de sentar na sala com uma xícara de chá e ouvir um bom som com amigos, etc.

    Pensar em um negócio a partir do produto é fim infeliz na certa. Tem que pensar no macro. O produto (pode até ser CD) é uma forma de entregar o que você vende.

  15. Creio que a questão esteja atralada ao posicionamento do negócio.

    A Marlene deveria pensar que diferencial competitivo ela poderia ter quando, programas de compartilhamento de arquivo P2P são capazes de suprir a questão do meio físico. Logo, exclusivamente vender CDs não vai poder ser um negócio por demais arriscado.

    Pensemos então de que forma utilizar aqueles fundamentos do marketing que vimos lá na faculdade consultando o manual do tio Kotler. A resposta para a pergunta da Marlene é experiência.

    O que ela precisa vender é experiência. Uma pessoa não vai ao Starbucks tomar café. Uma pessoa não vai à Disney andar de roda gigante.

    Ambas as marcas vendem uma experiência.

    A Modern Sound sobreviveu por que vende uma experiência. Colocou um palco para shows e agregou outras ofertas à experiência e isso foi capaz de estabelecer um relacionamento com seu consumidor.

    Isso também depende de segmentação de mercado. A Livraria Cultura foi capaz de trazer a questão do relacionamento com o cliente de forma inteligente. Mas aqui em Porto Alegre, há uma livraria que foi capaz de estabelecer um relacionamento fantástico com seu público, penso que meio sem querer. A Palavraria é uma livraria com um público bem segmentado com um mix de produtos e serviços muito bem estruturados para o seu público (até oficinas literárias e saraus ocorrem nas dependências da livraria). Isso na Cultura talvez não funcionasse.

    O que é certo disso tudo é que a Marlene sendo dona de um loja de CDs seria o mesmo que a Petrobrás ser uma empresa de petróleo. A Petrobrás é uma empresa de energia, que busca alternativas energéticas para se manter no negócio.

    Será que salvei as noites de sono da Marlene?

  16. Bom Marlene, olhando pelo mercado, e costumes das pessoas, acho que é um bom negócio abrir uma loja de cds nos EUA, mas você tem que analisar que tipo de musicas você vai colocar a venda, a melhor opção é colocar cds antigos, do estilo bossanova, Jovem Garda, etc. São musicas antigas que muitas são conhecidas no mundo inteiro, e isso atrairá colhecionadores e curiosos, mas sem deixar de disponibilizar cds da atualidade.
    Para terem uma idéia tenho 22 anos de idade, e coleciono cds de Jazz, por que para mim tem mais siguinificado o fisico do que o virtual.
    É isso bons negócios!

    Henrique Eloi
    Inov9 Comunicação Digital
    http://www.inov9.com

  17. Acho que ela poderia pensar em algo que não pode ser facilmente piratiado ou copiado. Ela pode abrir uma loja virtual sim, acho que é o caminho e o risco é menor. Mas se o interesse for uma loja física pense em vender instrumentos musicais. por que não dá pra fazer download de uma guitarra! Procurar artigos raros pra vender pode ser uma alternativa, pq tem gente fazendo discos de vinil atualmente, São poucos estilos por isso eu recomendo fazer uma pesquisa de público.

  18. Você precisa considerar o custo de oportunidade, ou seja, quanto esse dinheiro que você juntou poderia render se aplicado? Quanto ele renderá se investido em um empreendimento? Em quanto tempo?

    Realizar seu sonho de ter uma loja de discos é fácil, basta utilizar o dinheiro que você juntou.

    Agora, tornar esse sonho rentável exige muito mais planejamento…

  19. Ah, nem tudo está perdido.

    Acho que a querida Marlene deveria vender LPs só de sons brasileiros! E esquecer essa dos CDs… po, ia ter clientes com certeza, há uma ingeável valorização dos discos de vinil hoje em dia.

    Mais uma rede Wi-fi, uns café brasileiro.. hmm, eu ia nessa lojinha com certeza! ;D

  20. Grande Marlene.
    Em todo o meu tempo que leio o W.I,a sua demanda,
    foi a mais divertida, que todos os textos conseguiram gerar (foi mau,F.Alphen!).
    Bom,que legal que você ousou ir para um país onde um sonho,tem boas chances de tornarem se realidade,porém é bom,antes de você considerar qual idéia poderia tornar-se uma oportunidade de negócio buscar consultoria (não vendo esse serviço,antes que pareça oportunista)para,depois pensar em investir o seu dinheiro.
    Não sei qual o taxa de mortalidade de empresas no E.U.A,mas por aqui,é bem alta e isso acontece,pois ninguém sabe o que é um Planejamento de Negócio ou uma Análise de Mercado aplicada sobre um projeto.
    (Na verdade,todo mundo conhece,mas ninguém faz)
    Essa consultoria,pode te dar uma luz:

    http://www.iniciativajunior.com.br

    ,fica aqui no Brasil,mas já fizeram projetos para multinacionais,assim você pode conversar com eles via algum meio da Internet (Skype,MSN,E-mail)
    Passo dois é a gente considerar que você tem uma idéia,mas não sabe exatamente como ela deverá ser (muito comun no começo de projetos),talvez buscando associar-se a jovens com visão para novos negôcios,resolva a sua vontade de ter o seu próprio negôcio,enquanto seu(s) sócio(s) responderiam pela parte administrativa e teórica.Temos várias comunidades pela internet discutindo parcerias para novas empresas.

    http://www.via6.com.br

    você encontrará muitos jovens empresários.
    Por último,o que mais estamos debatendo no mercado corportativo,recentemente é a a palavra:
    experiência ,onde a questão não é mais vender algo para o cliente,mas emociona-lo com uma sensação que torne- se uma momento da vida dele,assim você não precisará concorrer com cada varejista de música da sua cidade.Procure fazer com que os próprios americanos se interessem em conhecer,as particularidades,dessa terra de guerreiros…

    dica experta: Antes de tudo,pesquise muito.Depois coloque grana na história.Desconfie de negócios de retorno financeiro mágico,estilo invista 10.000 e ganha 1 milhão heheheheh.

    Bom,escrever é comigo mesmo,espero que isso te deixe um pouco mais perto do seu sonho.

  21. Acredito que eh um passo arriscado mesmo, moro no Reino Unido (alias desculpem pela falta de pontuacao) e as duas maiores lojas de musica daqui, HMV e Virgin estao em dificuldades, enquanto varias outras ja fecharam as portas.

    Porem, a intencao dela eh abrir uma loja especializada em musica brasileira, ou seja, eh um nicho, e, se nao estou enganado, a oferta de musica brasileira nas lojas virtuais tipo iTunes eh muito limitada, ao menos aqui no Reino Unido, enquanto sites de venda como Amazon possuem um acervo melhor, mas ainda sim nada de impressionar, e com precos elevados.
    Acho que o primeiro passo seria pesquisar qual o potencial de mercado para musica brasileira la, se for relevante, acho que vale a pena investir, na verdade acho que o lojas de nicho sao as que possuem maiores chances de sobreviver no varejo fisico. Acho que as pessoas que vao a essas lojas nao vao la apenas para comprar um CD especifico, mas para tambem encontrar profissionais que entendam do mercado e sejam capazes de indicar novas bandas baseados no gosto do cliente, tornar-se nao apenas um vendedor mas principalmente um consultor para os interessados.
    So para dar um exemplo, vi uma loja na (pequena) cidade de Stirling, Escocia, eles vendem de CDs a LPs e ate fitas K7, tudo focado em Rock nRoll, e sao conhecidos no pais inteiro, conseguiram fixar uma reputacao de descobrir raridades na area, e vivem disso.
    O post saiu maior do que o esperado, mas tomara que tenha ajudado,

    []s e boa sorte
    Ari

  22. Vicente,

    Gozado você ter citado a Modern Sound. Com os preços abusivos que a loja sempre praticou, vivendo praticamente em função de um nicho de clientes, seria de se esperar que fosse uma das primeiras a fechar as portas, tais como as suas concorrentes mais próximas, como por exemplo a Gramophone, que aliás nunca foi careira.

    Eu tenho um amigo que ainda freqüenta aquilo lá, que me afirmou que o Pedro (dono da loja) só está com a loja aberta por conta do restaurante e outras atividades.

    A leitora lembrou bem essa derrocada da Tower. De fato, é uma ducha de água fria. Mas, o comércio de discos on-line continua firme, inclusive e principalmente os sites que vendem produtos como SACD, DAD, DVD-Audio, etc., que estão fora do escopo do chamado grande público.

    Fazer uma loja ou site apenas com música brasileira é que talvez seja um tremendo ponto de interrogação, a não ser que ela pretenda fazer isso nos Estados Unidos, de modo a se tornar um ponto de referência para este tipo de catálogo.

    Sinceramente, eu não teria coragem de desencorajar a Marlene, mas também não me sentiria confortável se soubesse que ela não sobreviveu aos usuários de iPod da vida. Acho, talvez, que especialistas do ramo, que por acaso lêm este site, poderiam dar uma opinião mais precisa, além dos leitores que tenham se tornado solidários com ela.

    De qualquer forma, Marlene, boa sorte!

    Um abraço do
    Paulo Roberto Elias.

  23. Aconselho a ela que pegue suas economias, venha para o Brasil fazer turismo e de uma passada na bolsa de valores de SP, invista a metade de tudo que economizou, volte depois de 01 ano e fique antenada nas novidades do mundo digital e depois de ler as diversas sugestões apresentadas aqui decida o melhor a fazer com a bolada.

  24. Marlene,
    Seu sonho ainda é uma ótima ideia, apenas terá que sofrer avanços, pois o mundo mudou muito desde quando vc teve a ídeia até os dias de hoje.

    Hoje em dia tudo é muito corrido, nínguem tem tempo para nada. Mas as pessoas que tem um pouco mais de tempo já estão em uma idade avançada, ou seja, vc precisa fazer algo direcionado a este público, mas sem excluir os jovens, e sugiro algo que pudesse relaxar, um amiente agradável, que as pessoas possam ir para descontrair, ter ideias, passear, ler um livro, ouvir música (a escolha do cliente).
    No Brasil, a leitura tem feito algo desse tipo, ela disponibiliza, audio, livros, papelaria, e presentes num ambiente propício ao relaxamento.
    Algo bem interessante também seria selecionar alguns dvd´s de cenários brasileiros, que sejam reproduzidos pela loja.

    Bem, essa é a minha visão…
    Espero que possa ajudá-la com o seu sonho.

  25. Creio que poderia ser uma loja com atrativos de comprar as músicas que o usuário tiver interesse, fechar um pacote e gravar em CD, DVD, pen-drive, etc.
    Poderia ter um bar com comida típica brasileira, se não todo o menu pelo menos algumas coisas, site com todas as opções para o usuário (não esquecendo que pode vender pela web as músicas mediante o pagamento pelo cartão de crédito).
    Até poderia entrar em contato com artistas (famosos ou não) de irem na loja dela e tocarem algumas músicas brasileiras atraindo o público para sua loja.
    Isso seria bem interessante.

  26. Ué, e por que não usar todas as idéias? Um espaço físico pequeno, com lugar para pequenas apresentações, pequenas refeições (como um café-bar), e venda de ingressos… apoio de loja virtual para dar suporte aos moradores de outras cidades e estados (comprariam CDs e MP3 avulsos de música brasileira, como muitas lojas já fazem… sem contar que os ingressos tbm seriam vendidos pela internet)… quando nao estivesse tendo apresentações no local, um telao com DVDs brasileiros seria uma boa tbm… e sobre as refeições seria legal se tivesse alguma coisa tipica brasileira.. quanto mais ícones atrativos ela tiver, melhor…

  27. Não uma loja virtual de cds
    Não uma loja tradicional de cds
    Sim um espaço cultural informal com clima de chalé com chocolate quente tendo a tecnologia, incluindo a internet como apoio de comunicação.

    O espaço deve ter pcs com tela lcd para clientes ouvirem música, verem clipes e navegarem na loja online. Conexão sem fio gratuita no local é muito importante.

    Sessão com venda de livros relacionados a música.

    Recital de poesias de artistas que são músicos, como as poesias do Vinicius de Moraes.

    Moviebar para os dias que não tiverem apresentações.

    Fomentar o surgimento de uma nova MPB disponibilizando espaço virtual para novos artistas divulgarem seus trabalhos.

    Ser o veículo de referência entre artistas da nova mpb e o resto do mundo através do site em pelo menos 3 idiomas.

    Espaço virtual para os clientes trocarem entre si os saudosos vinil cabe aqui também um sebo virtual de cds.

    Uma verdadeira loja apple de iPods e seus acessorios.

    O negócio crescendo e tendo espaço físico em uma segunda fase podem ser terceirizadas salas para oficina de música incluindo turmas para crianças carentes como parte do contrato e lutheria.

    Uma versão mobile do site também é fundamental.

    Cabe também uma locadora de dvds somente de MPB.

    Com tudo isso quem quiser MPB invariavelmente vai passar por la.

  28. Hmmmm
    Complicado
    A loja teria que realmente ser diferente.
    Acho que a venda de discos em lojas não tem mais mercado.
    Bom posso dar uma idéia maluca:
    Uma loja de musica.
    Com cafeteria e livraria.
    Não seu como funcionaria juridicamente o acordo que ela faria com as gravadoras mas…
    Teria um acervo imenso onde o cliente pegaria os fones e navegaria pelas opções, marcaria as musicas que ele deseja, fechava a conta e poderia gravar em qq midia, pendrive, ipod, mandar por e-mail e até em cd.
    Enquanto o cliente ouve musica ele pode tomar um cafézinho, o ambiante deve ser aconchegante e indutor à musica. Talvez até uma área específica de troca de arquivos sei lá…

    Loja de cd acho que não é um bom investimento nessa época.

  29. Acredito que o sonho de nossa amiga Marlene pode ser uma boa idéia, levando em consideração que nossa música é apreciada em todo o globo, e mais ainda o fato de que tudo bem, temos músicas sendo vendidas em muitos sites, porém ainda tenho a opnião de que muitas pessoas ainda preferem ter o CD, seu encarte, etc…
    Pessoas essas mais esperiêntes, ou seja, na faixa dos 40 ou mais, e o perfil da maioria destas pessoas acredito que não seja baixar as músicas e fica ouvindo em seus escritórios, e sim colocar um bom CD em seus aparelhos enquanto disfrutam de momentos agradáveis em família…

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