Em busca do contrato perfeito 1: tipos de contrato

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Por que um livro sobre contratos?

Redigir contratos é uma das maiores dificuldades de qualquer empresa na área de serviços, principalmente as produtoras web.

Produtoras de sites trabalham com o abstrato, o que dificulta bastante mensurar o que realmente será entregue ao cliente. Assim, o contrato quase perfeito é uma criação demorada. Quando acertamos na mão, começamos a ganhar dinheiro; quando não, perdemos.

Na minha vida web achei apenas um bom livro que me ajudou a ir adiante: Consultor Independente de Sucesso, de Herman Holtz, que faleceu, recentemente. Obrigado Herman!

Ao ler o livro, senti que o autor não escondeu o jogo e abriu as dicas fundamentais e realmente foi algo bastante útil para um jornalista que não tinha empresários na família, nenhuma experiência empresarial e muito menos formação empreendedora.

Prometi que depois que cumprisse uma certa jornada e experiência com a Pontonet, minha empresa, iria contribuir com os mais jovens. Hoje, depois de mais de doze anos de estrada, 200 projetos realizados, todos entregues, nenhum calote e clientes, ainda bem, na maioria, satisfeitos chegou a hora de passar algumas experiências para quem está chegando.

Avaliei que, de tudo que aprendi o item fundamental é redigir contratos quase perfeitos.

É o item que os amigos mais me consultam para tirar dúvidas e pedir sugestões. Percebi que ali estava o calcanhar de aquiles da maioria que começa na área de prestação de serviços web.

O paradoxo é o seguinte: para se fazer um bom contrato é preciso ter experiência. Mas para se ter experiência é preciso fechar contratos!

O contrato é a experiência acumulada de sua empresa em forma de cláusulas. Errar e colocar no contrato é humano. Errar, não colocar e repetir, só chorando! Ou seja, se em algum momento sentir que o contrato atual apresenta problema, anote e o corrija para melhorar o próximo.

Aceite com resignação que muitos problemas vão ocorrer até conseguir o contrato quase perfeito.

Chegar ao contrato adequado significa alguns ganhos importantes:

  • menos esforço;
  • melhora da relação com o cliente;
  • maiores ganhos.

E você pode se perguntar: com um bom contrato os meus problemas estarão resolvidos? Os meus clientes vão pagar em dia? Não terei retrabalho?

Claro que não!

O bom contrato diminui apenas o risco, com certeza, do cliente exigir o que não foi combinado e deixar de pagar na data estipulada. Pois quando nos deparamos com clientes problemáticos nem o melhor dos contratos vai obrigá-lo a mudar de atitude, mas, pelo menos, já há elementos suficientes para a interferência de terceiros, sejam eles os superiores de quem assinou ou da própria justiça.

Assim, os itens devem estar ali, claros, como água de montanha.

A proposta é abrir a discussão, passar a experiência e absorver idéias para novas versões. Espero que seja útil!

A quem recomendo?

Principalmente para os novos desenvolvedores web, com empresa ou autônomos, pois muitos os exemplos utilizados serão diretamente para esses, principalmente aqueles que têm que fazer diversas adaptações contratuais a cada novo cliente.

Será útil também para empresas ou autônomos de tecnologia, ou mesmo da área de serviço.

Para advogados que atenderão produtores web, com detalhes do que deve constar da parte técnica do contrato.

Ressalva: nossa meta é cobrir alguns problemas, digamos, técnicos do contrato e, com eles alinhavados, sugiro consultar seu advogado para dar a forma final.

Contratos de prestação de serviço em tecnologia

(No fundo, no fundo, vendemos vento!)

Quem consegue tocar em uma tradução de texto? Em uma palestra? Em um curso? Em um website? Em um sistema?

Você vê, até imprime, participa, acessa, se loga, assiste mas nada disso é tão concreto como uma calça, um computador, um carro ou um rádio, no qual podemos encostar as mãos e quantificar:

?Me dá uma calça tamanho 42, dois Pentium V e uma televisão de 20 polegadas?.

Portanto, é fundamental compreender que área de serviços trabalha com o intangível, o não palpável, vento!

Assim, para que possamos realizar bons projetos, baseados em contrato quase perfeitos, é fundamental que este seja a primeira parte do processo: transformar a idéia abstrata em concreta.

Transformar aquele desejo incipiente do cliente em um projeto viável, no qual fique satisfeito ao final, com os objetivos cumpridos, e você bem remunerado.

É um longo caminho da primeira entrevista, até a entrega final do produto.

Assim, podemos dividir os serviços de uma empresa de tecnologia em três tipos:

Empacotado

Quando conseguimos delimitar claramente o trabalho e o cliente já contrata o produto fechado:

  • Um curso de 20 horas;
  • Uma palestra de 4 horas.

São os contratos mais fáceis, pois tudo o que vamos oferecer está dentro do pacote, que podemos até chamar de ?produto?.

Em aberto

Quando não conseguimos delimitar claramente o trabalho e é preciso criar diversas etapas para delimitar o serviço:

  • Um website;
  • Um sistema.

São contratos mais complexos, pois tudo o que vamos fazer está, a princípio, em aberto.

Mistos

Quando oferecemos parte do serviço claramente definido e outro em aberto:

  • Sistema de mala direta web + customização;
  • Treinamento de 20 horas + adicional conforme demanda.

São contratos que exigem esforço para delimitar a parte variável.

Anote a regra

Quanto mais aberto for o serviço, mais possibilidade terá de ser expandido e mais difícil será redigir o contrato adequado.

No próximo capítulo, As fases para redigir um contrato, vamos partir do abstrato ao concreto. Vá lá!

[Webinsider]

…………………
A série toda:
Em busca do contrato perfeito: um livro em capítulos
Em busca do contrato perfeito 1: tipos de contrato
Em busca do contrato perfeito 2: a entrevista
Em busca do contrato perfeito 3: a minuta
Em busca do contrato perfeito 4: o escopo
Em busca do contrato perfeito 5: itens do documento
Em busca do contrato perfeito 6: como cobrar
Em busca do contrato perfeito 7: o detalhamento
Em busca do contrato perfeito 8: nomear a entrega
Em busca do contrato perfeito: considerações finais

.

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

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9 respostas

  1. Possuo uma empresa Web e estou a dois meses de receber a minha carteirinha da OAB. Como muitos, acabei no início tendo um contrato padrão mas me geraram alguns contratempos.

    Muito pertinente esta matéria, vou reescrever os contratos da minha empresa partindo das premissas que foram aqui postadas.

    Excelente material de estudo. Obrigado!

  2. A definição do que se vende na área de TI foi muito boa. E é exatamente como você escreveu: quando mais aberto, mais difícil especificar os itens que constam nas obrigações do contratado, principalmente com clientes indecisos que mudam de idéia a toda hora e não conseguem focar exatamente no que querem.

    Este material está prometendo, e parece que vai cumprir.

    Parabéns pela iniciativa Carlos!

  3. Muito útil amigo, mas se possível, alem de postar o texto, que é excelente e de grande ajuda, postar exemplos reais para ilustrar as explicações. Parabens pelo grande trabalho. abraços.

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