O final de 2007 tem sido muito agitado para as empresas ligadas à propaganda digital, tanto em relação aos trabalhos do dia-a-dia quanto às novidades que prometem movimentar ainda mais a área. Algumas tecnologias não são tão novas, mas estão chegando à fase de maturidade.
Se você quer se diferenciar de outros profissionais ou se sua empresa quer oferecer algo diferente do que é oferecido por todas as empresas do mercado, vale ficar de olho em algumas dessas novidades:
1. Mobile
A popularização dos smartphones e aparelhos mais modernos, assim como a redução do preço dos pacotes de tráfego de dados, estão permitindo que mais pessoas utilizem a web pelo celular.
Com as telas menores e, por enquanto, conexões mais lentas, muda em parte a maneira de se comunicar: é preciso criar páginas mais leves, legíveis e flexíveis, que funcionem em todos os tipos de dispositivos.
Está para chegar também a tecnologia 3G, que permitirá tráfego de dados sem fio em velocidades muito rápidas, tornando possível, por exemplo, a transmissão de vídeos pelo celular.
2. Conteúdo integrado à propaganda
De ônibus urbanos a supermercados, lá está uma tela LCD passando conteúdos para entretenimento e, é claro, muitas ofertas.
Cada vez mais se consolida a tendência de integrar propaganda e conteúdo, como em games, filmes e entretenimento em geral. Nesse contexto devemos considerar também serviços ligados à propaganda, como os mapas.
Com a chegada do 3G e da TV digital, vai haver ainda mais demanda por conteúdo.
3. TV digital
Sabemos que ela vai chegar a São Paulo em dezembro, mas é difícil saber que recursos estarão disponíveis e a aceitação pela população. Para quem for otimista, vale a pena estudar todos os recursos que a TV digital oferece, desde a qualidade de imagem até as possibilidades de interação.
Um ponto importante será a possibilidade de recepção do sinal de TV em celulares, gratuitamente.
4. Software e hardware
O Surface, da Microsoft, o Wiirimbau, da Colméia, e o Pão de Açúcar do Shopping Iguatemi de São Paulo são apenas alguns exemplos de novidades que podem ser aplicadas à propaganda digital.
E esses exemplos vêm de canais ?oficiais?. Fora deles, existem muitas novidades em desenvolvimento, desde aplicativos open-source até receitas caseiras de como fazer um display multitouch.
5. Web
Se alguns anos atrás o máximo era o Subservient Chicken, em outro o Get the Glass impressionou todo mundo. A cada ano aparecem novidades surpreendentes. Vale ficar de olho principalmente nos festivais e prêmios internacionais ? ainda dá para inovar até mesmo nos formatos tradicionais web.
6. Redes sociais
Com a multiplicação das redes sociais, será que elas continuarão tendo a mesma importância? Qual a próxima rede social a fazer sucesso no Brasil? Existem importantes redes sociais que estão chegando e merecem atenção.
7. Links patrocinados
Os links patrocinados ainda são subutilizados no Brasil. Existe muito espaço para utilizá-los melhor, tanto como parte do plano de mídia quanto na forma de uso.
Se já é difícil convencer alguns clientes a utilizar a web convencional, imagine convencê-los a investir em novas tecnologias. Algumas deleas, quando aplicadas à propaganda, podem não ter os resultados esperados, como foi o caso do Second Life.
Mesmo parecendo algo arriscado a curto prazo, a longo prazo a cultura digital obtida pelo estudo dessas inovações pode se transformar em um diferencial e até mesmo transformar uma pequena empresa em uma grande empresa. Amazon e Google, por exemplo, já foram pequenas. [Webinsider]
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5 respostas
sem idéia alguma tá e se conformem com isso pq vcs vão ter k isperar eu ter arguma idéia
Parabéns Cezar Calligaris por seu texto, na verdade existem empresas que sempre procuram novas formas de publicidade e propaganda e outras que ficam esperando para copiar as fórmulas empregadas por suas concorrentes, no Brasil temos os dois tipos de empresa e em grande quantidade. No entanto a pioneira sempre leva vantagem apesar de bancar sempre os novos projetos e idéias.
Muito Bom Cezar,
Ótimo o texto … 😉
Abraços,
Gustavo Loureiro
Gostei do artigo, vc só pecou em não linkar algumas tecnologias que algumas pessoas podem não conhecer. Como neste parágrafo
O Surface, da Microsoft, o Wiirimbau, da Colméia, e o Pão de Açúcar do Shopping Iguatemi de São Paulo são apenas alguns exemplos de novidades que podem ser aplicadas à propaganda digital.
Legal, Cezar!
Concordo plenamente que algumas empresas subestimam a web ou entendem que a prática ainda está em fase de teste. Ironicamente, quando detectam o sucesso de alguma alternativa digital, bombardeiam abordagens aleatórias.
Certa vez, li que grande parte dos usuários jovens não se incomodava em visualizar publicidade na web, desde que esta fosse, de alguma forma, agregada ao conteúdo que estavam acessando.
Acredito que o caminho é este. As novas tecnologias surgem com potencial arrebatador, mas não poderão, simplesmente, ser arremessadas à falta de critério.
Abs!