Um dos recursos mais populares do iPhone em seu lançamento foi a rotação automática de imagem no visor de acordo com a posição que o aparelho está sendo segurado (vertical ou horizontal).
Esse truque de detectar o movimento é possível graças ao acelerômetro, um dispositivo eletro-mecânico que já pode ser produzido em massa industrialmente com tamanho e custo reduzidos (fiz uma cotação em Taiwan, U$ 3.00 a peça para lotes de 100 mil).
O acelerômetro pode ser construído de várias maneiras partindo da segunda lei de Newton (Força = Massa x Aceleração), mas esta versão minúscula para celular é do tipo piezoelétrica. Basicamente é composto por duas superfícies em contato (geralmente cerâmica polarizada) que submetidas a pressão mecânica (tensão ou compressão) geram uma carga elétrica nas faces, a qual é proporcional à força aplicada e pode ser precisamente determinada.
O fato é que antes do iPhone, o acelerômetro foi realmente acelerado nos anos 90 pela indústria automobilística, que pôde criar sensores precisos de colisão para os airbags e outros equipamentos. Na indústria de informática, os notebooks com hard drive a prova de quedas já possuem um acelerômetro que detecta a ausência de gravidade e trava o hd para proteção antes da colisão. Nos games, o Wii da Nintendo permite que o usuário literalmente participe dos jogos movimentando os controles.
O que veremos agora é uma enxurrada de aplicações, principalmente em celulares.
Além do iPhone, a Sony Ericsson também lançou uma série que permite controlar o player de música com o movimento das mãos (vídeo). E agora também descobri que o Nokia N95 também possui acelerômetro! Como não vem com nenhum aplicativo específico para o dispositivo, as pessoas não percebem… Mas achei estranho quando tirei uma foto com o telefone virado e ele entendeu que era retrato e não paisagem… A Nokia só fez essa utilização do acelerômetro no N95 por enquanto, mas algumas poucas aplicações para Symbian já começaram a surgir e já podem ser testadas:
Moving ball: essa é bem ?hello world?, mas mostra bem a precisão de leitura do dispositivo.
StarWars Espada de Luz (efeitos de som): movimente o telefone e sinta-se um verdadeiro Jedi com os sons emitidos pelo aparelho. Divertida!
Shake me: mude de músicas balançando o celular.
Rotate me: rotação automática de imagem no visor (horizontal ou vertical).
O grande barato mesmo será o controle total de movimento e seleção integrado ao sistema do celular: navegue por menus, selecione aplicativos, movimente-se em jogos, tudo em seu celular poderá ser controlado pelos movimentos.
.
E virão coisas mais sérias por aí, como aplicações em tecnologia de segurança: segure dois celulares ou cartões e movimente-os juntos para autorizar uma transferência de arquivo bluetooth ou uma transação com cartão de crédito no restaurante. O mesmo padrão de movimento dos acelerômetros seria o famoso “shake hands” de autorização. [Webinsider]
.
Guilherme Coelho
<strong>Guilherme Coelho</strong> (coelho@zeroum.com.br) é sócio da <a href="http://www.zeroum.com.br" rel="externo">ZeroUm Digital</a> e CEO do <a href="http://www.aprex.com.br" rel="externo">Aprex</a>.
9 respostas
Olá..Nao consigo instalr nada no meu celular.
tenho um n95..alguem pode me ajudar a instalar jogos, aplicativos.
Naja
Gosto de ver para onde caminhamos, porque são tecnologias que vem de outros usos que acabam sendo utilizados nos celulares… isso que se chama aproveitamento de idéias… O GPS, acelerômetros etc vão gerar um novo conjunto de projetos dos mais interessantes…
Ruben Zevallos Jr.
http://ruben.zevallos.com.br
Realmente a tecnologia surpreende a todos..
Tenho um N95, e o acelerômetro funciona mesmo, pois tenho já o programa do RotateMe e o Py Moneta….
Não havia nem noticias q o N95 faria isso quando comprei…
Mais fico feliz de estar vendo q isso foi realmente possível e q o N95 é melhor q o Iphone…Aliais Ilixo, pois não tem cel melhor ainda q o poderoso N95….
Já existem tênis com acelerômetros que medem a distância de cada passo e calculam a distância total da corrida, velocidade média e etc….
Bruno, pode ter certeza que esse pincel digital já deve estar a caminho! Realmente fantástico imaginar…
Fantástico o artigo.
To imaginando aqui um pincel digital c/ acelerometro. Seria algo como joystick do Wii.
Daria p/ fazer coisas incríveis junto ao photoshop.
valeu Marco!
e quanto ao iPod, o Shuffle parece que não tem mesmo acelerômetro, mas o Touch tem.
abs
boo!
Confesso que o fisiquês no início deu um nó na minha cabeça, mas eu fiz cara de entendido e continuei lendo =D
E sobre o comentário acima, do Dirceu Jr., o iPod Shuffle NÃO troca de música com o movimento do dispositivo…
Eu acho interessante a engenhosidade empregada pra diminuição do dispositivo, o do iPhone ainda se confunde direto, principalmente para movimentos bruscos, mas isso será resolvido rapidamente, claro.
Ótimo artigo! Até mais =)
from Brazil, Marco Gomes
CTO of the boo-box team
http://boo-box.com
O iPod Shuffle também muda de música com esse dispositivo ;D