Detalhes que fazem diferença na propaganda online

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O crescimento do mercado de publicidade online está invertendo gradativamente a importância da internet nos planos de mídia. Nos mercados ainda mais maduros que o brasileiro, como os Estados Unidos, observamos os investimentos em mídia aumentarem 23% contra 8% das revistas tradicionais.

Todo esse interesse é gerado pelos diversos benefícios exclusivos que a internet pode proporcionar, se for bem utilizada.

Mas para que a internet gere resultados satisfatórios, é preciso entender a complexidade de planejar uma ação de mídia online e as diferenças em relação à mídia off-line. Para começar, a mídia off-line é capaz de provocar no consumidor o desejo de compra, enquanto na internet é possível fazê-lo comprar enquanto ainda o desejava.

Mas os maiores benefícios da publicidade na web são a segmentação e mensuração que permitem acompanhar o comportamento do consumidor, do momento da exposição à campanha até o clique final da transação.

Conhecendo a fundo todas as possibilidades, o profissional de mídia sempre aumentará o retorno de investimentos (ROI) proporcionado a seu cliente, utilizando a inteligência e o aprendizado de campanhas anteriores. Aos poucos, o meio vai abrindo caminhos cada vez mais interessantes para a publicidade. Mas ainda é preciso aprender a ?girar o botão? para sintonizar as características próprias da internet, mantendo-se antenado à sua evolução constante, a exemplo da Web 2.0.

Ainda é normal, por exemplo, encontrar peças publicitárias que simplesmente foram adaptadas de campanhas off-line para online, ignorando-se as diversas alternativas de gerar interesse e entretenimento para o cliente ou pior: peças que literalmente ?não cabem? nos veículos online. Os investimentos estão crescendo a passos largos. Está na hora de trocar quantidade por qualidade. Volume por inteligência e números por resultados.

Estimativas do IAB (Internet Advertising Bureau) do Brasil apontam, para 2007, crescimento superior a 30% no faturamento de publicidade na internet, que deverá ser superar a marca de R$ 506 milhões até dezembro. Ou seja, embora a participação da internet no bolo de propaganda brasileiro ainda seja tímida (2,7%, no semestre, segundo dados do Projeto Inter-Meios), o setor está aquecido.

Quem quer ou vai aproveitar a boa onda para investir na Web precisa estar atento a alguns detalhes importantes, que podem impactar diretamente no resultado da ação:

1. Defina claramente o objetivo da campanha online. No marketing on-line a busca é por objetivos tangíveis. Ou seja, definir metas que possam ser mensuradas para avaliar se, de fato, o investimento foi bem escolhido e o trabalho bem sucedido. Por exemplo, definir por quanto tempo se deseja que o usuário interaja com o jogo inserido em um hot site.

2. Tenha metas. Além de um objetivo definido, é importante ter metas claras que representem um norte para os esforços. Idealmente, elas devem ser baseadas em dados históricos das campanhas anteriores. Assim é possível reforçar resultados positivos e trabalhar para não repetir aqueles que não funcionaram antes, sem rigidez.

3. Conheça as métricas. Para interpretar corretamente o resultado das ações online é preciso conhecer as métricas específicas deste meio.

4. Considere o fator peso. Não é à toa que os portais têm limite para o peso das peças. Mantenha o peso das páginas de entrada de seu site em no máximo 100kb. Identificamos que 84% dos usuários não esperam mais de 10 segundos pelo carregamento de uma página.

5. Use e abuse dos recursos de teste disponíveis. Os recursos de teste podem, e devem, ser utilizados para otimizar sua linha de comunicação continuamente. Seja para qual for o investimento (campanhas ou sites), os testes são excelentes para avaliar se a comunicação está acontecendo de forma eficiente. Eles apontam, muitas vezes, pequenos ajustes que podem impactar drasticamente no resultado final da ação.

6. Não tenha medo de errar. A web inverte a equação erro = punição. Na web a lei é errar, inovar e arriscar. Só assim conseguimos explorar todos os recursos do mundo digital.

7. Não subestime o poder da sua mídia. Prepare sua área de infra-estrutura para suportar possíveis picos de audiência em seu site. Não há nada pior do que investir numa campanha online, para depois o próprio site ficar fora do ar em função de muitos acessos.

8. Acompanhe os resultados – e mude o que não está dando certo. Utilize as ferramentas disponíveis (minimamente um AdServing e um WebAnalytics) para avaliar se uma determinada peça ou veículo está gerando o resultado desejado durante o processo e simplesmente altere o que for preciso para alcançar o objetivo estabelecido.

9. Diversifique o seu investimento. Experimente bastante até identificar os veículos e formatos que apresentam a melhor relação custo/beneficio para seu produto.

10. Capte informações. Aproveite a oportunidade e capte, pelo menos, o endereço de e-mail dos visitantes de seu site. Esta informação pode ser muito útil, especialmente se você a usar para reforçar o relacionamento com seu potencial cliente. [Webinsider]

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Avatar de Claudia Woods

<strong>Claudia Woods</strong> (cwoods@predicta.com.br) é diretora de estratégia da <strong><a href="http://www.predicta.com.br" rel="externo">Predicta</a></strong> e publica no blog <strong><a href="http://namedida.blog.br" rel="externo">NaMedida</a></strong>

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3 respostas

  1. Bacana a sua materia. Aqui em Fortaleza as agencias não tem essa visão mercadologica do uso da Internet no momento!
    Eles ou elas, ainda estão passando pelo fato que um site é pouco para fazer o melhor investimento do pacote de oferta do cliente. Eles acreditão que a midia televisivel ou impresa tem mais lucros para eles donos dessas agencias.

  2. Parabéns pelo artigo Cláudia.

    Um leitura contendo dados que comprovem o crescente reconhecimento que a internet tem tido na hora do planejamento de mídia, sempre vai bem. Principalmente para nós que tanto investimos nessa carreira!

    Só me vejo obrigado a discordar quando você diz que a web inverte a equação erro = punição.

    Temos que tomar cuidado, pois ao mesmo tempo que a internet permite todos os benefícios citados por você a um investimento relativamente inferior se comparada a outras mídias, nela uma ação mal-sucedida também pode tomar proporções inimagináveis (hoje em dia, tudo vira buzz), e esse fato não pode ser descartado.

  3. Cláudia, muito bacana sua matéria!
    Ela serve como um guia para não esquecermos os principais pontos que precisamos seguir para uma campanha online dar certo.

    Muitos profissionais, por incrível que pareça, até hoje fazem campanhas online apenas como uma mídia a mais. Simplesmente criam uma peça para publicar na internet, sem mesmo aproveitar a interatividade que mesma oferece. Além da interatividade, novas tendências como a Web 2.0 estão sendo ignoradas por estes profissionais que simplesmente estão jogando dinheiro fora sem perceber.

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