Talvez não seja do conhecimento de todos, mas uma das figuras mais conhecidas no ramo de de SEO é o Matt Cutts. Na verdade ele não trabalha com SEO – é o responsável pelo time de Webspam do Google.
Em resumo, ele cuida da qualidade dos resultados das buscas. Cutts começou no Google para evitar pornografia nos resultados e ficou conhecido como “porn cookie guy” porque oferecia um biscoito caseiro da sua esposa para quem encontrasse um resultado pornográfico quando o recurso SafeSearch estivesse ativado.
Ele ganhou fama principalmente por conta de seu blog, onde publica exemplos de black hat SEO, uso de subdomínios, dicas de uso de alt tags e outras coisas. Só que muito antes de ter o blog, já escrevia em diversos fóruns online e comentários de blogs, usando o apelido de GoogleGuy secretamente. Durante uma conferência ele admitiu ser o GoogleGuy.
Como ele é do Google e tem acesso a muitas informações internas, consegue dar orientações muito boas que esclarecem bem algumas idéias. Mesmo assim, recomendo ouvir com senso crítico o que ele diz. Vamos a alguns exemplos.
No WordCamp, o Matt deu uma série de dicas SEO para blogs, entre elas uma onde mencionava que o underscore serviria também como separador de palavras na URL. Muita gente entendeu assim, mas depois ele afirmou em seu blog que o underscore ainda estava caminhando para isto.
Outro ponto foi em relação ao alerta sobre a redução do impacto no Google Bomb. Na época eu testei e realmente parou de funcionar. Meses depois, ao executar testes, percebi que a volta da força do Google Bomb, mas ele não mencionou isto em seu blog e deixou muita gente achando que não funcionava mais.
Outro exemplo foi informar que a técnica de ter mais de dois resultados na SERP com subdomínios estava extinta. Bem, posso dizer que ela nem chegou a realmente perder força.
Continuo recomentando o blog dele. Claro que ele faz tudo com a melhor das intenções, mal entendidos ocorrem e todo mundo pode cometer erros. Por isso, cuidado ao ler algo sobre SEO, pois tudo deve ser testado para confirmar a eficácia. Na dúvida, tem sempre gente como eu e o GrayWolf para questionar as coisas. [Webinsider]
.
http://br74.teste.website/~webins22/2017/05/16/contrate-o-webinsider-para-melhorar-o-blog-da-empresa/
Paulo Rodrigo Teixeira
Paulo Rodrigo Teixeira (webpaulo@gmail.com) é editor do Marketing de Busca e do blog Webpaulo.com
Uma resposta
Sim, realmente é necessário adotar um certo distanciamento das dicas e informações de Matt Cutts, sobretudo por que ele, como todos, muda de opinião.
Parabéns pelo artigo!