DVD de Tropa de Elite libera arquivo MP4 do filme

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Esta última quarta-feira, 27, chegou às locadoras aqui de SP o DVD oficial do filme Troca de Elite. E eu, por acaso, passei por uma e decidi alugar para fazer uma sessão para amigos no fim de semana.

Fenômeno entre marreteiros, ganhou quatro “continuações” antes mesmo de entrar em cartaz. Só não comprou a versão pirata quem não quis.

Também sucesso de bilheteria. Agora ele provavelmente sumirá das prateleiras das locadoras nos próximos dias, até saciar a curiosidade de quem ainda não viu e também daqueles que pretendem rever com direito a pausa e repeteco.

OK, o que mais esperar desse consumidor que teve tantas oportunidades de assistir o filme? É para ele, depois de alugar, comprar o DVD? Bom senso: quem for fazer isso, vai fazer por vontade, para ter em casa o “original” e mesmo para prestigiar os realizadores. Não por escassez.

Ao invés de assumir uma postura hipócrita e contra-producente em relação à realidade da tecnologia de reprodução e transferência da informação digital, os responsáveis pelo filme facilitaram a vida de quem ainda quer ter uma cópia da história do Capitão Nascimento. Nada de baixar e instalar programas para ripar o disco. Para ter o filme, basta copiar o arquivo MP4 integral que vem junto com o DVD. Cortesia dos realizadores.

É a melhor imagem? Não, mas o que você espera ocupando menos de meio giga?

Depois de tanta exposição, é vantagem que o filme seja distribuído socialmente, que ele seja assistido e comentado, porque o que tinha para render de lucro, já entrou. Pedir mais seria mesquinharia.

Não sei se isso já aconteceu outras vezes, do próprio DVD do filme oferecer ao locatário o arquivo do mesmo material em formato amigável para computador. Eu nunca ouvi falar, pelo menos aqui no Brasil acho que é novidade. Mais uma atitude que mostra que o sucesso do Tropa de Elite não aconteceu à toa ou por acaso. [Webinsider]

.

Avatar de Juliano Spyer

Juliano Spyer (www.julianospyer.com.br) é mestre pelo programa de antropologia digital da University College London e atua como consultor, pesquisador e palestrante. É autor de Conectado (Zahar, 2007), primeiro livro brasileiro sobre mídia social.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

4 respostas

  1. Bom, tropa de elite é a famosa – cadeia alimentar invertida. Enquanto todos pensam que o diretores, atores e o resto que comandam o espetaculo, nas ruas, não precisamos de cameras para ver o que acontece.. tá na cara. Lembre-se o ser humano só garante ibope em cima de algum produto, se esse produto está perto da vida ,cultura ou aspecto social em algo nas vidas das pessoas. Psicologia pura…Por isso o filme fez tanto sucesso… t+ Nex

  2. Olá, Juliano.

    Na verdade, já há outro filme nacional com arquivo mp4: Cinema, Aspirinas e Urubus.

    Talvez haja outros, mas só lembro deste pois comprei no final do ano passado e achei muito bacana já vir com o mp4.

    braços

    Celso Bessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *