Interfaces: porque o mundo é multi-touch

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Tem coisas que a gente assume meio sem questionar. O inglês tem uma expressão ótima para isso que eu gosto muito, é o ?take for granted?. São coisas habituais, do nosso no dia-a-dia, e de repente vem alguém e mostra um jeito melhor, ou algo completamente novo que ninguém pensara antes.

Foi assim com o Walkman, antes da Sony lançá-lo há quase 30 anos, ninguém imaginava andar ouvindo suas fitas cassete. Foi assim com o videocassete, outra da Sony. E, dizem que, foi assim com os limpadores de pára-brisa, ninguém questionava muito a invenção lusitana, até que os americanos tiveram a idéia de colocá-los do lado de fora do carro (piadinha velha, mas não resisti).

Tudo isso pra ilustrar o que acontece com nossa principal forma de interagir com os computadores pessoais: o mouse. Numa analogia simples, o mouse representa um de nossos dedos passeando pela tela. Quando clicamos, é como se o nosso dedo apertasse um botão. Se clicamos e não soltamos, podemos arrastar as coisas.

Além disso, começaram a aparecer outras ações para o nosso ?dedo virtual?: são cliques duplos, cliques com o segundo botão, cliques com o botão do meio, outras variações com ?scroll wheels? e muito mais (a não ser que você tenha um Mac, aí, é um botão só mesmo).

Olhando rapidamente, o mouse é um dispositivo poderosíssimo, livrou-nos de interagir com o computador através da digitação de códigos obscuros via linha de comando e nos trouxe para o mundo das janelas. Mas, pense bem, quantos dedos você tem? Com sorte 10 (sim, desconsiderando seus pés). No entanto, quando usamos uma interface gráfica num computador, não pensamos muito a respeito, mas estamos usando apenas um ?dedinho virtual? e esquecendo dos demais.

Imagine o seu dia a dia no mundo limitado ao uso de apenas um dedo. Como se todas as suas atividades, pudessem ser realizadas com apenas seu indicador. Apertar um botão, ok, coçar o nariz, beleza. Mas e espremer aquela espinha chata, ou tapar os dois ouvidos no meio de um barulho infernal, tocar piano então? Já pensou?

Assim como, praticamente sem questionar, assumimos a vida com nossas duas mãos com cinco dedos cada, também assumimos as interfaces de computador sem pensar muito nas limitações impostas. Até que vem alguém, ou alguns, e apresentam algo diferente. É o que está acontecendo agora,quando experiências de interface multi-touch começam a pipocar e saem da obscuridade acadêmica em que estiveram nos últimos 25 anos.

Todos que viram o filme certamente lembram das interfaces multi-touch de ?Minority Report?. Assistir John Arderton, interpretado por Tom Cruise, interagir com diversas telas usando as duas mãos e os dedos, foi uma amostra de como seria o futuro. Mas hoje a referência mais reconhecida é, sem dúvida, o iPhone. Ver Steve Jobs ?pinçando? uma foto na tela do celular para alterar o zoom deixou o mundo todo embasbacado e louco pra experimentar também. É como se finalmente alguém reconhecesse que os outros nove dedos serviam para alguma coisa.

Também não posso esquecer do protótipo de mesa interativa da Microsoft, o Surface. Que todo mundo adora desdenhar e que só não fez mais barulho, por que não foi o Steve Jobs, com seu campo de distorção da realidade, que apresentou.

O fato é que hoje temos uma série de iniciativas de hardwares que aceitam multi-touch, e isso certamente afetará a forma como interfaceamos com o mundo digital. Mas o hardware é só metade da equação. Precisamos começar a pensar em softwares que aceitem esses múltiplos inputs simultâneos.

Ainda vamos ter um período meio caótico, até que determinados gestos sejam entendidos de forma padrão e previsível para o usuário. Assim como hoje todos sabem o que faz um duplo clique, precisaremos ter padrões para pinçar, afastar dois dedos, girá-los etc. Até que estejamos tão acostumados com multi-touch quanto estamos com nosso solitário dedo virtual de hoje.

Também da Apple vem o primeiro laptop com sensor de múltiplos toques no seu ?touchpad?, o Mac Book Air. Como o hardware é só a primeira parte a ser resolvida da equação, apesar do Air aceitar multi-touch, por enquanto, apenas alguns softwares da Apple interpretam comandos com mais de um dedo. Mas é questão de tempo.

É um campo a desbravar para os desenvolvedores de hardware, software e interfaces. Uma área interessante para se atuar e poder ajudar a escrever novos padrões. É questão de alguns anos para que olhemos para trás e pensemos ?como é que a gente vivia com apenas um dedinho antes?? [Webinsider]

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Avatar de Leonardo Dias

<strong>Leonardo Dias</strong> (leonardo@edgy.com.br) é diretor da <strong><a href="http://www.edgy.com.br/" rel="externo">Edgy</a></strong> e mantém o blog <strong><a href="http://www.edgy.com.br/" rel="externo">Over the Edgy</a></strong>

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9 respostas

  1. Excelente artigo Leonardo! Já havíamos percebido de que no máximo em 2 anos os atuais notebooks se tornarão obsoletos como TV de tubo. Sorte de quem precisa viajar portando esses pesados equipamentos.

  2. o computador foi muito importante para todos nos, por que quando nos tinhamos o computador era tudo mais dificio, para psquisa trabalho, orkut ,msn,etc.

  3. Hoje em dia,o mundo esta moderno por que muita coisa que nao tinha antes, hoje nos temos, como computador, video casete, clular, etc.
    Atraves da tecnologia que muita coisa facilitou para nos.

  4. O que esta escrito, serve de exemplo para poder-mos aprender a como utilizar o computador,pois existem muitas pessoas que sabem navegar,mas não
    manejar.

  5. hoje em dia as coisas estao muito mais avançadas,cada vez mais as pessoas se estimulam mais. ainda mais com o novo desenvolvimento virtual.

  6. Uma materia bem especificada, e que nos explica como era a tecnologia daquele tempo de apenas um dedinho e com o avanço de tecnologia podemos utilisar os outros dedos que fazem com que ajudemos a fazer outras coisas.

  7. Achei uma ótima matéria pois assim as pessoas ficarão por dentro do assunto e irão ver que que a tecnologia está aumentando cada vez mais e assim ficaremos mas atualizados e com mas facilidade de resolver algumas coisas!!!!!!

  8. Muito boa matéria, Leonardo!

    Estou ansioso já para ver as novas versões de monitores e sistemas operacionais que irão rodar o multi-touch. Se bem que para algumas funcionalidades o mouse ainda vai ser melhor, como desenhar layouts, por exemplo, já que mexemos com pixels muito pequenos e nossos dedos seriam como tentar pintar um palito de dente com um rolo de tinta! =)

    Mas com certeza mais para frente eles vão solucionar esses problemas também, provavelmente com touch-pen, ou algo do tipo!

    Fico no aguardo de novidades na área!

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