Um retrato do mercado americano de web analytics

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No ultimo dia 17 de janeiro, participei de um webcast realizado pela WAA (Web Analytics Association) a respeito de uma pesquisa realizada no ano passado para mostrar o que o mercado pode esperar para o ano de 2008.

Apesar da maioria das informações representarem o mercado americano, acredito que podemos ter uma noção do que nos aguarda de futuro aqui no Brasil e na América Latina.

O webcast foi focado na apresentação de números e pode ser acessado no site da WAA. A pesquisa foi realizada com mais de 500 usuários de web analytics e apresentada pelo presidente da WAA Richard Foley.

Os participantes da pesquisa

Do total de pesquisados, 22% eram analistas, 19% trabalhavam com online marketing, 11% com marketing, 9% eram consultores, 8% eram gerentes executivos, 4,5% trabalham com search marketing, 4,5% com e-commerce e 3,6% com TI.

Entre os tipos de empresas pesquisadas, 26,4% eram agências ou consultorias, 12% eram de mídia, 7,7% de serviços financeiros, 7,1 de retail, entre outras.

Com a maioria de empresas de consultoria e digitais, este número reflete o tamanho das empresas. Assim, 43% delas com menos de 50 funcionários, 33% entre 50 e 500 funcionários e 24% acima de 500. Destas empresas 73% estão localizadas no EUA e Canadá e somente 4% na América Latina.

O que faz a área de Web Analytics na empresa

A grande maioria das empresas utiliza o Web Analytics para melhorar funcionalidades e para a conversão de clientes. Também para analisar performance passada, analisar performance das atividades de marketing, usar como base para o redesign do site, prever retorno de campanhas futuras, realização de testes.

Mas o que me chamou a atenção é que somente cerca de 39% utilizam no seu dia-a-dia seu Web Analytics para tomar decisões para planejamento e ?budget?.

Isto pode ser devido ao fato que 54% das empresas têm o pessoal de marketing como responsável pela área de Web Analytics. Em seguida, 19% ficam na área de Inteligência e 13% com a área de TI. As áreas de gerenciamento e financeira devem ter ficado incluidos nos 12% que eles chamaram de outros.

A área de TI, que no Brasil ainda é a grande responsável pela aquisição de ferramentas, na pesquisa aparece somente com 9% como responsável pela aquisição. Na grande maioria dos casos entra como um suporte à decisão.

Como está o investimento das empresas em 2008

Quase 69% das empresas pretendem ampliar o investimento em Web Analytics, contra 30% que irão manter o investimento do ano passado e 2% que irá diminuir.

As áreas que receberão investimentos serão as de treinamento (49,3%), ferramentas complementares (43%), consultoria (38,3%), integração de dados (37%) e pessoal (35,7%).

Imagino que no Brasil não será muito diferente, com o investimento em treinamento, pessoal e consultoria para depois passarmos para o patamar de incluir ferramentas complementares e integrar estes dados ao restante da empresa.

Educação e treinamento

Entre os participantes, 59% tem menos de três anos trabalhando na área, o que explica uma da iniciativas das empresas para este ano, a área de treinamento. Por isso somente 27% se colocam como ?experts? na área e 45% como capacitados, os demais acham que estão muito verdes. Imagino que o quadro aqui no País é um bem pior, o que gera oportunidades na área de educação e treinamento.

As áreas mais procuradas para o desenvolvimento de capacitação estão a medição de Web 2.0, testes A/B ou com multiváriaveis, segmentação, SEM/SEO, criar reportes customizados, gerenciamento de campanhas e conteúdo, e-mail marketing e affiliate marketing.

Os fornecedores de soluções

Nas empresas pesquisadas, 70% está satisfeita com a escolha de seu Web Analytics, sendo que 48,6% possuem soluções de grande porte e 19,7% possuem ferramentas gratuitas, que conseguiram o feito de ter o menor indice de insatisfação entre os diversos tipos de fornecedores (27,7%), isto pode ser devido a maior expectativa do usuário quando ele paga uma ferramenta ou serviço.

O que mais os usuários sentem em suas soluções é a falta de analises de comportamento, customização, segmentação avançada, informações de web 2.0 (RIA, RSS, …), recomendação de ?up-sell? e ?cross-sell?, entre outras.

Obstáculos a serem enfrentados em 2008

As empresas apontaram como os maiores obstáculos a serem enfrentados:

  • o uso do Web Analytics como direcionador para a tomada de decisões internas das empresas (32,1%),
  • o gerenciamento executivo (32,1%),
  • pessoal (31,7%),
  • treinamento (28,2%),
  • investimento (27,8%),
  • integração de dados (26,7%)
  • e desenvolvimento de processo (26%).

Na parte técnica, os maiores obstáculos ficaram com a integração de soluções novas com as que já possuem (23,5%), implementação de melhores práticas (21,2%), desenvolvimento de KPIs (17,5%), integração de sistemas (14,8%) e seleção e transição de ferramentas (13%)

Especificamente na área de KPI (indicadores chave de desempenho, ou Key Performance Indicator) as principais métricas que deverão ser implementadas são para a mensuração de vídeos, conteúdo gerado pelos usuários, marketing viral, RSS, widget e mobile media, nesta ordem.

Resumindo

Mais dinheiro será gasto este ano para o desenvolvimento da área dentro das empresas, gerando a necessidade de especialização através de cursos e utilização de consultorias.

O crescimento da demanda por integração dos dados deverá ser um tópico quente este ano e por um bom período ainda. O mesmo podemos observar para as áreas que englobam a social media, ou web 2.0.

E como você acredita que será especificamente no Brasil? Envie seus comentários. [Webinsider]

.

Avatar de Ruy Carneiro

Ruy Carneiro (ruy.carneiro@waconsulting.com.br) é sócio da WA Consulting, consultoria em web analytics e análise de métricas, e diretor do comitê de Web Analytics da IAB Brasil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

5 respostas

  1. Oi Ruy!! Que ótimo ler um artigo seu…
    Super interessantes as informações. Eu penso que no Brasil as empresas estão despertando para a importância da análise além do básico…

    O complicado, como vc falou, é a capacitação destes profissionais… pois muita gente se auto-intitula capacitado para análises, sendo que não passam de simples cópias de informações… :/

    É importante saber que, como vc escreveu, muito além de funcionalidades e conversão, os WA podem servir para planos futuros.

    Ano passado tenho um cliente que fortaleceu a equipe de vendas no interior de SP, pois vimos que era bastante relevante o número de visitas de empresas daquela determinada região. E foi uma decisão super acertada!

    Bjs

    Nadi

  2. Gustavo,
    Obrigado, será o primeiro de muitos.

    Não tenho duvidas que um mercado puxa o outro, assim ambos amadurecem mais rápido e as empresas que apostam neste veiculo ganham informações para poderem investir cada vez mais e ter mais retorno.

  3. Parabéns Ruy,

    Seu texto ficou muito bom. Espero que seja o primeiro de muitos.

    Acho que no Brasil o mercado de webanalytics já é uma realidade e vai crescer junto com o mercado de mídia on-line. Um puxa o outro.

    Seja bem vindo ao webinsider 😉

    Abraços,
    Gustavo Loureiro

  4. Rodrigo,
    as ferramentas de Web Analytics estão se desenvolvendo para poder atuar mais fortemente nas redes sociais e web 2.0. Com isso esta forçando os consultores a reverem quais as melhores práticas de trabalhar com estas informações e quais os KPI´s necessários para este acompanhamento e tomada de decisão.
    Este movimento não tem volta.
    Abraço.

  5. Oi Ruy, tudo bem?

    Muito bom!

    Aqui na Gruda em mim o trabalho itenso com as principais redes sociais nos tem demandado a necessidade cada vez maior de levantar informações sobre conteúdos gerados pelos usuários e ao mesmo tempo dar respostas consensuais de maneira que não vire um diálogo mecanizado, um pouco comum no trabalho ditos virais.

    Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *