Web analytics: procura-se um super-homem

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Quando o cliente entra no supermercado, a loja só registra informações sobre ele após uma compra (câmeras de segurança servem para outra coisa). Se o cliente tiver um cartão de fidelidade, será possível saber bem mais sobre ele.

Na web é um pouco diferente – mesmo que o visitante de seu site não faça nenhuma ação além de navegar, não compre nada e nem preencha um cadastro, por exemplo, você tem como saber que ele esteve lá, onde clicou e quanto tempo permaneceu.

Mas para que estas informações sejam realmente úteis para que você tome decisões de negócios, é necessário uma pessoa que conheça o negócio da empresa, o seu site e ferramentas de web analytics e tenha acesso a estas informações. Após uma análise mais profunda, este profissional poderá descobrir aquele diferencial que sua empresa pode usar ou uma falha a ser solucionada.

Mas quem é este profissional? Que treinamento deve ter? Que experiência deve possuir?

No Brasil temos uma cultura ainda incipiente em web analytics, que poderia ser melhor nas empresas e mesmo nas consultorias de SEM e agências.

Nas empresas há muitas vezes um profissional responsável por várias outras coisas ao mesmo tempo e sem recursos para fazer análises mais profundas que possam fazer o diferencial – e por isso mesmo os executivos reclamam que não tem nada nestas informações que possa ajudá-los. As consultorias de SEM e as agências, por seu lado, estão mais preocupadas em aumentar a exposição da marca do que usar todo o potencial destas análises.

Sem cultura, o ideal seria um treinamento mais específico sobre o tema, mas mesmo no Estados Unidos, o mercado mais desenvolvido nesta área, temos somente o curso da University of British Columbia em parceria com a Universiy of California in Irvine, que tem como lado bom, para nós, o fato de ser totalmente online. Veja mais sobre o UBC Award of Achievement in Web Analytics e o Web Intelligence.

Este desenvolvimento passa pelo conhecimento das ferramentas de web analytics existentes no mercado (neste caso as próprias empresas que vendem estas ferramentas possuem cursos sobre o uso delas) mas também necessita itens complementares como a experiência do profissional no meio digital, o conhecimento de estratégia, tecnologia, estatística e visão analitica.

Aqui ainda não temos formalmente o cargo de analista de web analytics na maioria das empresas. Ele é encontrado mais em empresas voltadas puramente para a web, como no caso dos portais e empresas de e-commerce. Mas para vocês terem uma idéia da demanda por esse profissional, há cerca de 450 posições em aberto para este perfil na Europa, de acordo com a Indeed.co.uk.

Outra informação interessante do mercado é quanto um profissional deste tipo ganha no Estados Unidos: o salário pode variar de US$ 70 mil a US$ 140 mil por ano, dependendo da experiência, e ainda existem cargos de gerência e diretoria para web analytics.

Para contratar um profissional de web analytics

Uma empresa que procura um profissional para cuidar da análise de seus números na web deve buscar alguém com as seguintes características:

Capacidade de análise

  • Não ficar limitado somente ao que os números nos passam em uma primeira olhada, mas sim olhar os problemas de ângulos diferentes;
  • Bom senso é fundamental.

Conhecer o negócio da empresa

  • Conhecer o que a empresa faz e como se posiciona no meio digital.

Marketing

  • Clusterização
  • Posicionamento
  • Marketing online
  • Search Engine Marketing, mesmo que você tenha uma consultoria que cuide de pay-per-click e otimização
  • Mídia digital ? conhecimento de como funciona e quais os dados que um sistema de Adserver provê
  • E-mail marketing ? vale a mesma observação acima.

Estatísticas

  • Conhecer análises estatísticas para que possa espremer os números até eles confessarem!
  • Bons conhecimentos de Excell, ferramentas de analise estatística, como o SPSS, e BI ? Business Inteligence – afinal em algum momento você pode querer juntar estas informações às que você já possui na sua empresa.

Gerenciamento de projetos

  • Lembre-se que esta pessoa, junto com as demais áreas da empresa, irá criar novos projetos e soluções

TI

  • Conhecimento de Java Script, HTML e outras linguagens de programação;
  • Noções de web servers;
  • Conhecimento da ferramenta de web analytics que será usada na empresa (este pode ser conseguido através dos cursos dos próprios fornecedores de tecnologia);

Fácil relacionamento com as pessoas

  • Ter uma comunicação fácil, escrita e verbal, e ser capaz de fazer apresentações que cativem os diversos níveis e áreas da empresa.
  • Ter paixão por aprender é imprescindível. Há excelentes sites e blogs que podem ajudar, principalmente no início desta longa caminhada.

Não importa se o serviço que você usa é pago ou gratuito, você como gestor de um site não irá passar do básico se não tiver uma pessoa, uma consultoria ou, no melhor dos mundos, ambos para poder prover informações que servem de base para que tome decisões de negócios, melhore a experiência do usuário e, principalmente, ganhe dinheiro e diferencial perante seus concorrentes.

Lembre-se que o investimento em pessoal e consultoria normalmente é muito inferior ao que você investe em desenvolvimento do site, manutenção, publicidade e, principalmente, no quanto você já investiu na criação de sua marca.

Como no mercado americano e europeu, a necessidade por este profissional no Brasil deve crescer muitos nos próximos anos. É esperar para ver. [Webinsider]

.

Avatar de Ruy Carneiro

Ruy Carneiro (ruy.carneiro@waconsulting.com.br) é sócio da WA Consulting, consultoria em web analytics e análise de métricas, e diretor do comitê de Web Analytics da IAB Brasil.

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28 respostas

  1. Interessante este post. Eu tenho todas essas caraterísticas e ainda visão de modelo de negócios, lean startup, comportamento humano e sem contar nos projetos que trabalhei, como Copa do Mundo, Grupo Arkadis, etc. É por isso que estou me dedicando cada vez mais ao mundo das métricas. Elas vão ser cada vez mais essencial no mundo dos negócios.

  2. Diógenes,
    Obrigado pelo seu post e fico a disposição para auxiliar sua empresa nesta fase de implementação de seu web analytics, quem sabe não nos encontramos no curso que esta planejado para o final de outubro. 🙂

  3. Ruy,

    De fato, existem clientes que previsam urgentemente dos serviços de um Profissional em Web Analytics e ainda não sabem.

    A NOIX Internet, empresa na qual trabalho atualmente, é pioneira com campanhas em Google Adwords e está investindo realmente na idéia de implantar uma visão Web Analytics na empresa como um todo – para a minha felicidade.

    Quero agradecer os seus posts, realmente tem sido proveitoso. Espero encontrar você e outros mestres em Web Analytics em algum evento em São Paulo o quanto antes para que eu possa tomar novas referências, pois aqui dificilmente terá um evento sobre Web Analytics a curto ou médio prazo.

    Abraços.

  4. Gabriel,
    quando foi criado a área do IBOPE NetRatings, procuramos profissionais que conhecessem áreas especificas que necessitariamos no grupo. Com isso criamos uma equipe que se complementava para lançarmos o serviço. Ainda contavamos com o apoio consultivo da Nielsen NetRatings que garantiu o sucesso da empresa.
    Minha sugestão é criar uma equipe multidisciplinar e usar a experiência de mercado de uma consultoria ou terceirizar o serviço com a consultoria. Os dois modelos são amplamente usados no EUA, Asia e Europa.
    Abraço

  5. Mas que um super-homem, prefiro procurar uma liga da Justiça, encontrar um profissional com tantas qualificações, é com certeza muito difícil, posso estar errado, mas hoje na realidade de custo x pessoal qualificado. O melhor caminho e tentar unificar o pessoal da própria empresa com um profissional da área, infelizmente conheço muito Designer que não sabe uma linguagem de programação e conheço muitos programadores que não sabem nem fazer uma Bola perfeitamente redonda no Flash, enfim… Sobra uma pequena parcela de super-homens, a pequenas empresas se torna muito caro.

  6. Muito bom o artigo.
    Há um tempo venho estudando sobre este assunto, e só confirma mais que de fato este profissional será muito procurado pelas empresas que pretendem se destacar, ainda mais olhando para seu concorrente e vendo que ele já se antecipou com esta preocupação.

    Abraços,
    Fernando

  7. Boa Daniel, podemos citar mais esta já que apresentar os resultados, entender as necessidades de informação e vender o conceito dentro das empresas tambem faz parte do rol de um bom profissional de atendimento.

    Cristina,
    participe de nosso grupo de discussóes no Yahoo – webanalytics_brasil – para que voce possa se integrar mais a este novo mundo.

    Abraços.

  8. Ruy,
    Seu artigo me deixou animada, apesar de eu estar exatamente na situação que você descreve: envolvida em várias atividades e sem prioridade nem recursos para analisar e explorar o potencial dessas métricas.

    Quando eu trabalhava com varejo, trabalhei com a Nielsen e nossas análises gerava excelentes ações e resultados. Mas a web requer uma agilidade que não deixa espaço para um único profissional abraçar várias funções em uma só.

    Fiquei muito interessada nesse novo curso e nessa perspectiva otimista para meu mercado de trabalho. Não esqueça de me avisar.

    Um abraço,
    Cristina Moutella

  9. Olá,

    Parabéns pelo artigo! Gostei muito das multi-discuplinidade citada para o cargo. Outro ponto que também acrescentaria para este profissional é o fato do felling para atendimento e identificação de novas oportunidades. Ai sim, ele vira o super homem.

    Prazer

    Daniel

  10. Flavio,
    Com certeza é uma área promissora e em pleno desenvolvimento e o mercado, inclusive na Europa e USA, tem carência de profissionais.
    Seja bem vindo a esta área.
    Abraços.

  11. Ruy,

    Esse artigo me motivou ainda mais a me especializar no assunto.

    É me confirmou alguns fatos: mercado em expansão, carência de profissionais com este perfil,empresas cada vez mais Analíticas.

    Eu já tinha visto esta pós. Quero ver se entro neste curso ainda este ano. Só preciso acabar o I-MBA do I-group (nos vemos lá).

    Grande abraço,

    Flavio Ludgero
    http://noolhodofuracao.com.br

  12. Sthephan,
    tenho conversado com algumas instituições para ver se lançamos um curso nestes moldes, creio que ja podemos sair com um ainda este ano.
    Abraços

  13. Miguel,
    Obrigado pelas obsevações sempre pertinentes. E concordo com voce, se gasta muito em Mkt Digital para deixar somente na mão de uma pessoa, quando tem tudo isso, a análse do desempenho destas iniciativas.
    Abraço

  14. Ruy parabéns pelo artigo!

    Se as Universidades não acompanham a evolução, como vc falou, a ponto de alterar o currículo que inclua a disciplina de Web Analytics em seus cursos de graduação e Pós, acho que está na hora de se começar a formatar um curso de 60 horas (semestral),dentro dessas mesmas instituições.

    Até onde sei (não conheço todas as instituições de ensino) não se exige que os docentes neste formato de curso tenham Pós-graduação. Precisa de um projeto pedagógico, formatação de ementas, e demostração da viabilidade econômica.

    Acho que esse é um começo, uma porta de entrada viável, pelo menos é um modelo que tenho visto outros colegas professores aplicando com sucesso.

  15. Mestre Ruy,

    Belo artigo, como sempre. Com exceção dos portais, eu vejo web analytics crescer no Brasil menos como uma área dentro das empresas e mais como uma competência aliada a todas as formas de marketing digital e, por conta disso, aos profissionais especializados em cada uma dessas sub-áreas (social media marketing, search engine marketing, e-mail marketing, o novíssimo online reputation management, etc.).

    Por outro lado, WA envolve, como você citou, diferentes tipos de conhecimento: do técnico ao estratégico. E isso acaba se estendendo para cada uma dessas sub-áreas do marketing online. É um profissional caro por causa disso, mas não acho que iremos a algum lugar enquanto as empresas estiverem apostando em um exército de um homem só.

    Grande abraço!

    Miguel

  16. Gustavo,
    Concordo plenamento com sua observação,como citei no artigo a vontade de sempre aprender é essencial, e não explicitei, mas ser autodidata em um mercado que ainda não tem cursos é fundamental.

  17. Autodidatismo também é essencial para estes profissionais, principalmente agora que ainda engatinhamos nesta área aqui no Brasil!

  18. Leo,
    é o grande problema hoje, as empresas começam a entender a necessidade deste profissional, mas ainda não investem em uma equipe, uma pessoa ou mesmo em uma consultoria que possa ajuda-los. O profissional que hoje desempenha este papel tambem é o mesmo que faz todo o resto dentro da área de Web Marketing. E la vamos nós falar de stress e falta de objetividade. 🙂

  19. Fabrizio,
    o problema é que as universidades não acompanham esta evolução do mercado com a mesma velocidade que elas acontecem e por isso temos a defasagem entre o que o mercado precisa e o que é ensinado nas aulas de graduação e pós-graduação. Assim, os profissionais tem que se informar sobre diversos temas em locais diferentes, quando temos algo a oferecer, e as vezes é dificil colocar tudo junto.

  20. Grande Ruy,

    Será que com o crescimento do mercado, também vamos colocar o web analytics na esteira da especialização? Planejamento, técnica, mining e análise?

    Ou será que o super-homem vai sempre ter que saber lavar, passar e cozinhar? 🙂

    []s e parabéns pelo artigo!

    Leo

  21. Ruy,
    Na semana passada estava folheando uma edição do Meio & Mensagem e me deparei com uma série de novos títulos de profissionais que realizam trabalhos que até 2 ou 3 anos atrás não existiam e entre eles estava o profissional de Web Analytics.
    O seu artigo é muito pertinente e chega em boa hora.
    Parabéns!

  22. Glifson,
    Ainda é tudo muito novo no mercado, mas uma coisa voce pode ter certeza, o tempo em que só se olhava para PV e UV já acabou!

  23. Gilberto,
    muito se investe em web, mas poucos tentam ver o ROI detes investimento ou entender o que realmente o cliente necessita para se colocar um serviço a altura. Muitos trabalhos excepcionais estão ai, mas sempre pode-se dar uma melhoradinha quando se tem os numeros na mão, né?

  24. Ruy,

    Muito bom seu artigo, gostei muito. Essa nova profissão é e será algo bem mais complexo para se formar profissionais, até pq como ainda está no inicio o hábito tem que ser gerado, mas é muito interessante a atuação deste profissional de Web Analytics.

    Parabéns, T+++

  25. Boa Noite

    Realmente, esse profissional exerce uma função de extrema importância se tratando de análise de informações. acredito que com os dados analizados poderão ser colhidos/filtrado os dados de maneira a encontrar soluções mais completas para que assim possa diminuir a caminho da meta estabelecida. Isso permite a criação de uma poderosa ferramentas com dados filtrado ao extremo dando mais segurança na tomada da decisão.

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