Yahoo Analytics é mais do que um analytics gratuito

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Por que as empresas de busca lançam web analytics gratuitos?

Esta estratégia iniciou em novembro de 2005, através do Google Analytics, como uma maneira de fornecer aos anunciantes uma ferramenta para análise de ações na web e correção de rotas. O objetivo era (e é) mostrar que valia, e muito, investir no mercado de palavras-chave nos sistemas de busca e no mercado digital como um todo.

Já havia ferramentas gratuitas para estatísticas de acesso, mas o Google Analytics chegava com a marca de um buscador de ponta do mercado e trazia ferramentas que o colocavam muito à frente dos concorrentes gratuitos. Logo tornou-se uma excelente entrada para o mundo dos números nos sites e foi adotado intensamente.

No ano passado a Microsoft comprou a DeepMetrix e entrou com o Gatineau, agora Microsoft adCenter Analytics, com o objetivo de fazer frente ao Google Analytics, o que até este momento não aconteceu.

Yahoo compra IndexTools

Em 9 de abril último, o Yahoo anunciou a compra da Tensa Ktf, conhecida por IndexTools para entrar neste mercado. Talvez tenhamos aí os resultados que a Microsoft pretendia alcançar e até agora não conseguiu – fazer frente ao Google. Não somente pela força do nome Yahoo, mas também porque a IndexTools é comparada a ferramentas de maior porte como Coremetrics, Visual Science, Unica, Omniture e WebTrends, todas pagas, como até então o era a IndexTools.

?Yahoo! believes that the ability to generate the most valuable and relevant insights is essential to seizing market opportunities and creating successful campaigns. We expect that the IndexTools? technology platform will provide our customers the opportunity to more quickly uncover and act on these insights, enhancing Yahoo!?s status as a partner of choice in online marketing and the must buy for the world?s advertisers.?

Bassel Ojjeh ? Senior VPt and head of Yahoo!?s Strategic Data Solutions Group.

Mas nem tudo é gratuito. Mesmo sendo usado para que o Yahoo possa se tornar uma opção melhor para os anunciantes e com isso aumentar seus investimentos em publicidade, o contrato com o Yahoo prevê o uso destas informações para que a empresa possa trabalhar melhor o conceito de ?Behavioral Targeting? usando estas informações.

Algumas empresas usuárias deste serviço podem ser seduzidas pela gratuidade, outras porém podem não gostar desta cláusula, preocupadas com o acesso aos seus dados.

O Google também entra no mercado de behavioral targeting e para ter acesso aos dados do Google Analytics criou o Google Benchmark, opção do serviço que compara sua empresa com outras empresas que utilizam o Google Analytics.

Quais as vantagens do Yahoo Analytics?

Como os demais competidores, o Yahoo Analytics provê um ?Executive Dashboard? para que rapidamente o analista possa identificar o que está acontecendo de uma maneira geral com o site. O ?Path Explorer? auxilia a identificar os caminhos mais rentáveis e os gargalos do site. O ?Scenario Analysis? utiliza a análise de funil.

O ?Path Explorer? faz análise das páginas do site e os caminhos percorridos, fornece relatórios comparativos e análise de e-commerce. O ?CPC Live Cost? permite uma análise de preços de suas palavras-chave e o ?Marketing Workflow Management? serve para o acompanhamento de eventos de marketing, mudanças no site, feriados e outras métricas que podem afetar as estatísticas de seu site.

O sistema se torna mais flexível para análises com o uso da segmentação dos dados em tempo real e o uso de filtros, mesmo dentro dos relatórios padrões, durante a análise. Definição de alertas, eventos, códigos de cores e os relatórios customizados são um diferencial em relação aos concorrentes gratuitos.

O mercado estava esperando desde janeiro último a nova versão do IndexTools, chamada Rubix, que o transformaria em mais do que um competidor do Google Analytics – um competidor à altura da Omniture e do WebTrends, incluindo ferramentas para dados não agregados e o trabalho com relatórios Excel com mais facilidade e flexibilidade.

O ponto de ser gratuito vai ser acompanhado de perto pelo mercado para que não atrapalhe o desenvolvimento da ferramenta, o que em momento algum ocorreu com o Google Analytics, que já teve duas novas versões e com o Microsoft AdCenter Analytics, com uma nova versão desde seu lançamento.

Lançamento do Yahoo Analytics

Mesmo entrando tarde no mercado, de acordo como o blog de Dennis Mortensen, COO da IndexTools, não há a intenção do Yahoo em aumentar a base de clientes e parceiros nesta primeira fase e sim trabalhar com os existentes para a próxima onda de desenvolvimento do produto. O Yahoo Analytics já conta com pelo menos 80% das funcionalidades do Omniture, mas é gratuito. Este período, que vai até o lançamento para todo o mercado, é o que o Google tem para aumentar sua base de clientes e tentar barrar o Yahoo.

Ainda há muito para acontecer neste mercado e esta briga está apenas começando.

Yahoo para veículos de mídia

No mês de abril, junto com o anúncio do lançamento do Yahoo Analytics, o Yahoo lançou também o AMP!.

Este serviço, que procura ajudar os veículos a ter uma maneira mais poderosa e simples de gerenciar seus inventários de publicidade online e fazê-los virar dinheiro, entra para competir com o Google Ad Manager (o Google comprou este ano a DoubleClick), e com o Microsoft AdCenter. [Webinsider]

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Avatar de Ruy Carneiro

Ruy Carneiro (ruy.carneiro@waconsulting.com.br) é sócio da WA Consulting, consultoria em web analytics e análise de métricas, e diretor do comitê de Web Analytics da IAB Brasil.

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8 respostas

  1. Pingback: Gere estatísticas de acesso com WassUp | Linuxnorules
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  3. Acredito que será mais uma opção e provavelmente terá um grande diferencial em relação ao Google Analytics.

    Agora é esperar pra ver mais novidades.

  4. Augusto,
    o GA é uma excelente ferramenta, principalmente para as empresas que estão entrando na área de métricas via cokies. O Yahoo! Analytics ainda não esta disponivel, como comentei no texto, mas vale a pena fazer uma comparação.

    Abraços.

    P.S. No comentário anterior, eu digitei online querendo dizer tempo real…desculpe.

  5. Rodrigo,
    Um Web Analytics só é bom se consegue satisfazer nossas necessidades de informações, para isso o primeiro passo é sempre um planejamento para depois partirmos para a aquisição de uma ferramenta e a implantação desta, sem falar na parte de análise. Desconheço o Clicky, mas na mesma linha veja o Woopra (www.woopra.com). Mas ter ou não os dados online não é mérito, mas talvez a necessidade de uma ou outra empresa, mas não de todas.
    Abraço.

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