Saiu o relatório anual do AdvertisingAge sobre o mercado de comunicação.
Sem novidades, crescimento de digital bem maior que outras disciplinas (26.8 contra 7.5 de advertising e 2.8 de media) garantindo o bom crescimento do mercado.
Os quatro gigantes (Omnicom, WPP, Interpublic e Publicis) abocanham a maior parte (54%) do dinheiro que rola no mercado de comunicação.
Para mostrar o poder de fogo dos big 4, a porcentagem da grana que eles abocanham por disciplina é: Healthcare (74.5%), Public Relations (65.2%), Media (60.1%), Promotion (53.4%), Advertising (51.5%) e Direct Marketing (47.5%).
Como eu disse, até ai, nada de novo. A graça está em uma informação aparentemente sem importância. Em digital, os quatro maiores levam apenas 35% do tutu que esta disciplina recebe.
Onde você acha que estes caras estão vendo oportunidade para crescer?
Leiam os textos antigos, eu não mudei de opinião. Sempre defendi que o combustível foi e sempre será a grana. Gostando você ou não, é isso que move o mundo desde que a primeira profissão foi inventada. Sim, aquela mesma que às vezes confundem com a nossa 😀
E por grana o cenário era diferente e também por grana agora é outro. [Webinsider]
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Ricardo Cavallini
Ricardo Cavallini é profissional de comunicação interativa, autor do livro O marketing depois de amanhã.
Uma resposta
Ricardo,
Muito legal esses dados que você colocou. É bom perceber que o mercado em Web está crescendo muito, e que ainda tem muito a ser explorado e expandido, pois até quem está começando a entrar na área não fica com a sensação de Putz, peguei o bond adando!, pois este mercado está sempre se reestruturando.
Já trabalhei com Web, hoje em dia como administrador estou mais focado com a área de Gestão, mas sinto que se eu ainda quizer voltar para a Web não correrei o risco da monopolização das grandes agência, pois se trata de um mercado mais dinâmico e com menos preconceitos.
Valeu!!!