Costumo ministrar palestras e workshops, onde há profissionais de todas as áreas interessados em trabalhar com Interação Humano-Computador: profissionais de comunicação, de marketing de produtos, designers e outras áreas, nem sempre tão correlatas.
Costumo abrir a palestra perguntando como eles definem usabilidade e não é raro perceber que ?fácil de usar? rapidamente se confunde com ?menos cliques para chegar a algum lugar?. Resumo da ópera, as pessoas confundem duas áreas correlatas: arquitetura de informação e usabilidade.
Isso tem sua raiz na própria história da Arquitetura de Informação, que nasceu com a onipresença das interfaces gráficas traduzindo a arquitetura de sistemas e com a evolução do ISO relativo à usabilidade desde que surgiu em 1991 até sua versão mais recente, de 1998.
Nesse universo, as duas disciplinas preocupam-se em facilitar a tarefa para o usuário. No caso específico da usabilidade, tendo alguma preocupação estética e lingüística, mas sem grandes preocupações estéticas.
Entretanto, vivemos numa sociedade saturada de muitas coisas: informação, chamadas publicitárias (distribuídas nas mais diferentes mídias), produtos competindo no mesmo segmento e claro, uma só pessoa tendo que optar por este ou aquele veículo de comunicação para obter informações, entre este ou aquele produto para comprar.
Em termos práticos isso significa que seu produto e sua comunicação precisam fazer um esforço para encontrar uma brecha na armadura de cinismo que todos nós criamos ao nosso redor para bloquear tamanho assédio. Não adianta falar em princípio ativo do seu shampoo, quero que meu cabelo fique brilhante, para que me admirem e invejem, pensa a consumidora. Não adianta colocar mil atributos dentro do celular, se eles não agregarem à minha imagem o fator coolness. Isso mesmo, coolness.
Não, nós não mudamos ao longo dos milênios. Procuramos formas de nos diferenciar como indivíduos dentro do grupo e, ainda assim, pertencer a um grupo. Para isso, fazemos como nossos antepassados. Trocamos os cocares, as armaduras e as longas vestes por aparelhos celulares, laptops que fazem de nós cyber warriors aos olhos de nossos pares. Só mudamos de símbolos.
Para complicar a vida dos gerentes desses novos produtos-símbolo, eles precisam pensar em como criar uma ligação emocional entre o usuário/consumidor e o tal interface digital: hardware e software. Dos recursos disponíveis para atingir este objetivo o que mais têm crescido é o design.
Um grande sábio (Steve Jobs) diz que só nos lembramos das coisas belas. Estudos dizem que nos lembramos com mais facilidade de coisas que apelem para mais de um sentido. Objetos que possuam apenas o apelo funcional tendem a ser invisíveis, o que é péssimo para a diferenciação de produtos em mercados competitivos.
É por essa razão que muitas escolas do exterior abandonaram o ensino de usabilidade como um ISO, ou certificador de qualidade e passaram e a estudar emoções, divertimento (que hoje é uma área de estudos conhecida como funology no exterior) e a cognição de emoções, resultando numa nova disciplina chamada Design de Interação, onde o que importa é a marca que a Marca/Produto deixa emocionalmente e esteticamente no consumidor/usuário. [Webinsider]
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6 respostas
Acho que o usuário está evoluindo, bem como a visão anterior do uso da tecnologia também, penso que com isso o usuário deixou de ser uma aficionado para um usuário real… onde ele vai querer extrair um desejo maior que somente o prazer de usar. Acho que é ai que entra o fator da emoção… a de obter o resultado e menos possuir
Então, me lembrei da definição de Verplank (http://www.billverplank.com/professional.html)
Design de Interação é Design para uso humano.
Entender o usuário e o contexto envolve responder, principalmente, a 3 questões:
? Como eles fazem?
De que forma eles manipulam os objetos?
? Como eles sentem/percebem o mundo
Quais são as qualidades sensorial que servirão para modelar o artefato?
? Como eles aprendem?
Quais são os intrumentos que eles usam para aprender e planejar? Lendo manuais? Tentando e errando?
Compreender a relação das pessoas com os artefatos é a melhor forma de aprendermos com o processo e produzirmos produtos realmente úteis, divertidos, emocionalmente adequados etc…
mais pensamentos sobre design de interação no meu blog. 🙂
=)
Está aí Amyriz! Quem sabe temos uma nova profissão a seguir: funology.
Adorei.
Excelente artigo Amyriz!
É bom ver que esta evolução e convergência de paradigmas do design está sendo reconhecida e bem aceita. E o design de interação só veio a sintetizar a relação entre usabilidade e estética. Felizmente hoje não presenciamos mais tantas discussões enfocando a dúvida se um site deve se preocupar com a facilidade de uso ou a estética.
🙂
Muito bom o artigo!
Mas acho que o fator coolness também é ditado por marketing, comunicação, boca a boca, e talvez um pouco de sorte!
Não tinha pensado nesse aspecto do invisível…
Abraços!
muito legal este artigo amyris!
nos faz pensar em um monte de coisas… beleza não é tudo mas é fundamental !! 🙂 usar, gostar, aproveitar, interagir… hoje as possibilidades de verbos em cima de um site são infindas!! e ainda há q se pensar em ser acessível tb… e dá-lhe estudar um monte de coisas!! bjs