O Ibope divulgou press release onde aponta o Brasil como um dos países com maior utilização de blogs e sites de comunidades.
Ao mesmo tempo em que quebram sucessivos recordes de utilização da rede no domicílio, os brasileiros compram mais computadores do que televisões (segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, em 2007 foram vendidos 10,1 milhões de computadores, um aumento de 23% em relação ao ano anterior), já utilizam a rede mais do que os caixas de agências e call-centers bancários e passam a investir mais em ações e títulos financeiros.
Esse conjunto de fatores chamou a atenção dos analistas do Ibope Inteligência, que por cerca de dois meses acompanharam mais de 240 blogs e 22 comunidades no Orkut para compreender os mecanismos de formação de opinião e circulação de comentários sobre investimentos e finanças pessoais na internet.
Além dos posts e comentários, foram analisadas as tags utilizadas pelos usuários para classificar os assuntos e o relacionamento entre as diversas comunidades sobre finanças. O trabalho identificou 11 ?formadores de opinião digital? – usuários que se revelaram bastante focados no assunto e cujos comentários são acompanhados com interesse pelos demais integrantes – e examinou o perfil de cada um deles.
“O processo de aparecimento de formadores de opinião na internet não é necessariamente similar ao que se verifica na comunicação de massa, e exige trabalharmos com variáveis diferentes das normalmente empregadas pelo marketing tradicional”, destaca Marcelo Coutinho, diretor de Análise de Mercado do Ibope Inteligência. Segundo ele, não é possível quantificar a influência de um blog ou comunidade somente pela sua audiência: “precisamos levar em conta a autoridade de cada blogueiro ou participante de comunidade, além do nível de atividade que um comentário ou post provoca, incluindo reações favoráveis ou desfavoráveis”.
De acordo com o estudo do Ibope, os tópicos mais comentados sobre uma ação ou cotação em comunidades especializadas do Orkut geram em média 166 comentários.
Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil indicam que mais de 70% dos brasileiros das classes A/B utilizam regularmente a rede, e dados da Bovespa mostram que em abril mais de 220 mil pessoas utilizaram o Home Broker – sistema de negociação de ações pela internet – um crescimento de 105% em 12 meses. As transações efetuadas pela web já respondem por 12% do volume total negociado em Bolsa.
Este é o primeiro estudo comercial sobre o assunto no Brasil, e segundo Coutinho, o Ibope Inteligência irá utilizar o aprendizado para desenvolver pesquisas ainda mais detalhadas com os usuários sobre como as opiniões postadas online influenciam o processo de compra.
“Estamos examinando diversas outras áreas nas quais as decisões de aquisição são informação-intensiva, como compra e venda de automóveis, imóveis, saúde, eletroeletrônicos, além de trabalhos mais aprofundados na área financeira”. O estudo pode ser obtido gratuitamente, mediante cadastro, no site do Ibope. [Webinsider]
.
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.
Uma resposta
Quando o conteúdo oferecido é relevante e de qualidade a audiência é certa não importando se ela está hospedada em um site, um portal ou em um blog.
Sobreviver neste mar de informação depende mais da competência de quem produz o conteúdo do que a plataforma utilizada para divulgá-lo.
Abraço.