Landing pages: entradas merecem atenção especial

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Páginas de chegada – ou landing pages – são as páginas nas quais os visitantes, compradores e especificadores vão “pousar” dentro de um website após clicar em um link externo que foi exibido em um resultado de busca, link patrocinado (1) ou website.

Normalmente essas páginas de chegada não são a home page, mas sim páginas de conteúdo, onde são oferecidas informações sobre produtos ou serviços da empresa e onde o comprador pode encontrar diretamente a informação que procura.

Noventa por cento do esforço de otimização e desenvolvimento de um website deve ser aplicado às páginas de chegada. Elas é que vão fazer com que compradores se tornem clientes, que decidam pela compra de um produto ou serviço.

Portanto, o primeiro passo para desenvolver páginas de chegadas eficientes é se colocar na pele de um comprador ou especificador que está navegando pela internet procurando produtos e serviços.

Se você estivesse procurando fornecedores de algum produto ou serviço, que tipo de informação você gostaria de ver na página de chegada de uma empresa? Que tipo de página de chegada ou informação contida nela o levaria a consultar uma empresa para ser seu fornecedor?

Páginas de chegada devem ser desenvolvidas para responder essas perguntas e principalmente para mostrar ao comprador que essa empresa preenche todos os requisitos para ser um fornecedor e resolver o seu problema, atender as suas necessidades.

O objetivo será sempre esse, oferecer a informação que o comprador procura, com a melhor qualidade e da maneira mais clara e fácil possível. Para isso, procure utilizar elementos exclusivos, relevantes e informativos.

E cada página de chegada sempre tem que ter um objetivo claro, um “goal” que deve ser atingido por um visitante. Esse objetivo pode ser preencher um formulário, vender um produto, entregar um catálogo por download, entre outros. Não importa qual seja o objetivo, o importante é que este gol deve ser perseguido durante todo o tempo que o visitante permanecer na página de chegada.

O que funciona para uma página de chegada pode não funcionar para outra. Cada página de chegada é única, pois a informação é única e o objetivo, o gol, também. Mas existem alguns conceitos que normalmente devem ser levados em conta na construção de páginas de chegada eficientes:

A mensagem

  • É o elemento mais importante a ser considerado. Ela deve ser clara, objetiva e informativa;
  • Use títulos, cabeçalhos e descrições para comunicar claramente ao visitante o que sua empresa faz e como faz;
  • Utilize imagens e fotos nítidas dos produtos e serviços oferecidos.

Navegação

  • Tenha certeza de utilizar uma navegação fácil e passível de buscas;
  • Tenha certeza que os visitantes poderão facilmente encontrar o que procuram;
  • Informações adicionais, complementares ao que está sendo exibido devem ser facilmente localizadas e acessadas;
  • Utilize links diretos para encorajar o visitante a tomar uma ação que atinja o objetivo da página de chegada, como por exemplo “Assine já”, “Compre aqui”, “Solicite cotação”, etc.

Ofertas especiais

  • Sempre apresente com destaque qualquer oferta especial que exista para o produto ou serviço em questão;
  • Ofereça ao visitante informação adicional sobre o produto ou serviço. Lembre-se que visitantes procuram informação.

Objetivo da página de chegada

  • Facilite ao visitante encontrar o link para atingir o objetivo da página de chegada, quer seja um formulário de cotação ou um carrinho de compras;
  • Descreva claramente qual a vantagem do visitante em clicar nesses links. O que ele pode ganhar preenchendo uma cotação ou quando irá receber o produto inserido no carrinho de compras.

Mídia interativa e imagens

  • Qualquer tipo de informação complementar pode ser decisivo na escolha do visitante;
  • Essa informação pode ser um vídeo do produto em funcionamento, uma seqüência de fotos do produto em vários ângulos, tabelas comparativas com concorrentes, etc.;
  • O cuidado aqui é para não poluir demais a página e desviar a atenção do visitante das informações realmente relevantes que o levariam ao gol.

Testar diferentes páginas de chegada com diferentes conteúdos é fundamental para reter visitantes e convertê-los em clientes. É importante testar páginas de chegada em ambiente real. Retorno sobre o investimento é mais importante que qualquer técnica ou desenvolvimento de páginas de chegada. Portanto, se uma página de chegada não estiver dando resultado, por melhor que ela tenha sido construída, retire do ar e desenhe novamente. [Webinsider]

…………………………………………………………

(1) Link patrocinado (ou link pago) é um formato de anúncio publicitário veiculado na internet.

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Avatar de Marcelo Mattei

Marcelo Mattei (marcelo@lund.com.br) é especialista em gerenciamento de produtos eletrônicos, com foco no desenvolvimento de estratégias de marketing para internet (web marketing). É autor do Marketing para Internet.

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8 respostas

  1. Jesse,

    Boa tarde.

    Obrigado pela mensagem.

    O que está me assustando é que a maioria das empresas não estão dando o devido valor a Internet.
    Acham que apenas estar na Internet vai gerar negócios, quando na verdade, é preciso muito mais que isso.
    Internet deve ser tratada como um ponto de venda, como uma gerência de venda, e assim por diante.

    Abraços,

    Marcelo

  2. Marcelo,

    Parabens pelo artigo! Internet é isso ae, é pá-pum!

    Se muitos sites ainda não praticam as landing pages é porque ainda não decidiram de verdade que querem fazer negócios pela internet. Estão apenas experimentando pra ver se dá certo..

    Abs,
    Jessé Rodrigues

  3. Tony,

    Obrigado pelo comentário.

    Eu sempre procuro focar meus artigos nos mercados B2B e B2C.
    Para esses mercados, como você frizou, o cuidado com as landing pages é importantíssimo e crucial para o sucesso da ação comercial.
    É como disse no artigo, o gol, que nesse caso é o pedido do usuário deve ser o foco da página de chegada.

    Abraços,

    Marcelo Mattei

  4. Caro Rodrigo,

    Obrigado pelo comentário.
    você tem razão quanto aos blogs e o importante, como você mesmo disse, é testar e implementar estratégias que resultem em landing pages melhores.

    Abraços,

    Marcelo

  5. Interessante o assunto, Marcelo. Neste quesito os blogs já funcionam muito bem já que geralmente os posts completos, que são as landing pages, ficam no espaço dedicado ao conteúdo, enquanto o topo e a barra geralmente lateram se mantém por muitas vezes intacta. No meu, em particular, estabeleci estratégias diferentes, inclusive de monetização, nas landing pages. Tem dado certo.

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