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B55 acabou de cair na Terra, depois de uma meteórica viagem oriunda de Wig, um asteróide muito além da Via Láctea.

O espaço em que aterrissou era reduzido, escuro e desconfortável. Muitos pés balançavam de um lado para o outro embaixo da mesa de reunião, e B55 se desviava penosamente dos chutes.

Quando finalmente encontrou um lugar mais seguro, ele acocorou-se atento às movimentações e às falas.

Lá pelas tantas, B55 sentiu sono e deu uma longa cochilada que só terminou quando Marília agachou-se para apanhar sua bolsa. A reunião tinha terminado.

– Ei, o que é você?

– Eu não sou uma coisa.

– Não? Então quem é você?

– B55, de Wig

– O que faz aqui?

– Vim pesquisar

– Eu sou de pesquisa também.

– Coincidência. E o que você pesquisa?

– Pesquiso os hábitos dos consumidores

– Consumidores?

– Sim, pessoas em geral que potencialmente podem ser nossos clientes

– Entendo. Mas por que você quer saber os seus hábitos?

– Ué, primeiro para encontrá-los.

– Eles se escondem?

– Às vezes, mas nossas ferramentas permitem desentocá-los através de técnicas de sedução.

– Você seduz as pessoas?

– Claro! Com mensagens adequadamente ?adressadas?, é possível ?clarificar? com muita ?sutilidade? e ?atenciosidade? os impulsos mais profundos dos nossos targets.

– Ummm. Acho que entendo. A partir dessas pesquisas, vocês encontram as pessoas para falar com elas. Sobre o quê?

– Eu poderia dizer que é sobre as virtudes e atributos de nossas marcas, serviços e produtos, mas já evoluímos.

– Já?

– Muito! Agora não falamos mais das nossas marcas, falamos dos nossos consumidores, sobre o que eles querem, sonham, aspiram, desejam. Somos focados nas emoções dos consumidores.

– Evolução?

– Claro! Antigamente, nós pesquisávamos o DNA das nossas marcas; agora, somos to-tal-men-te centrados no consumidor.

– DNA? Marcas têm DNA, como humanos?

– Têm, mas isso não tem importância mais. Evoluímos.

– Para pesquisar o DNA dos humanos?

– Pode-se dizer que sim, ou se preferir, o DNA das emoções dos consumidores.

– E para que serve isso mesmo?

– Para saber o que dizer para nossos consumidores

– E o que você diz para eles?

– O que eles querem ouvir.

– O que eles querem ouvir?

– Que nós os amamos.

– O que eles querem ouvir?

– Que nós entendemos eles.

– O que eles querem ouvir?

– Que nós existimos para eles, entende?

– O que eles querem ouvir?

– Já falei.

– Mas o que eles querem ouvir?

– Que eles têm que comprar nossas marcas, diabos!

– Agora entendi.

– E você, o que pesquisa?

– Piadas terráqueas para meus amigos. Obrigado! [Webinsider]

.

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Fernand Alphen (@Alphen) é publicitário. Mantém o Fernand Alphen's Blog.

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5 respostas

  1. Não sou da área de publicidade, mas concordo plenamente com o José do comentário #3

    … a maior parte é feita para concorrer a prêmios dados por outros publicitários, para o currículo da agencia e dos envolvidos …

    Engraçado, na página inicial da agencia, onde trabalha o autor do artigo, tem a seguinte chamada em destaque:

    Cinco Leões em Cannes 2008… A ******* teve seu melhor desempenho dos últimos anos no Festival Internacional Cannes 2008, conquistou 5 leões com dois spots de rádio, dois filmes e uma peça de design premiados.

    Realmente… foram trabalhos muito bem feitos…

    Pois é… eu não viraria cliente de uma vendedora de planos de saúde só por que eu vi uma propaganda dela alertando que cigarro mata mais que um bomba… Afinal de contas não sou fumante…risos

    E os fumantes que eu conheço, até parariam de fumar impactados com a tal propaganda, porém, não virariam clientes da tal vendedora de planos de saúde por isso…risos

  2. Muuuuuuuuuito bom.
    Com que maestria o autor extraiu uma cena do cotiano dos profissionais de comunicação e marketing e satirizou.
    Só uma palavra: per-fei-to

  3. O pior é que é verdade… todo o blá-blá-blá das áreas de marketing que encomendam essas pesquisas e as aplicam na publicidade é muito cansativo… a maior parte é feita para concorrer a prêmios dados por outros publicitários, para o currículo da agencia e dos envolvidos…
    que maravilha quando vemos uma propaganda que simplesmente mostra o produto, suas qualidades etc… nunca vai ganhar um prêmio, mas o consumidor entende, gosta e compra! e quem ganha o prêmio é o cliente.

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