Como uma empresa deve se comportar quando entra na festa dos outros:
1. Você é o convidado. Não tente chamar mais atenção do que o anfitrião.
2. Quando você chega numa roda de pessoas que estão conversando, qual sua atitude?
- a. Você fica calado um tempo tentando captar qual o assunto da conversa e então tenta fazer algum comentário que contribua; ou
- b. Você interrompe quem está falando e diz como foi emocionante o último empate entre XV de Piracicaba Vs. Madureira?
3. Sair distribuindo seu cartão de visitas a todos os convidados não é a melhor forma de ficar enturmado e querido.
4. Tem festa de tudo que é tipo. Tem desde festa de colecionador de salgadinho (que vai adorar uma lembrancinha) até festa-cabeça onde falar de trabalho será muito, mas muito mal recebido. Veja antes qual o perfil dos convidados.
5. Os sites de relacionamento e as redes sociais não têm esses nomes por acaso. Ser social… construir relacionamentos… ?construir?, viu, e não ?comprar?… isso diz alguma coisa a você?
6. Cresça, filho único. Você não é mais o centro das atenções.
7. Aprenda a ouvir não. Nem todo mundo vai te amar, nem todo mundo vai te dar um gole da Coca-Cola, nem todo mundo vai te oferecer quibe. Isso já acontecia antes. A diferença é que agora vão falar na sua cara.
8. Se você levar presentes para a festa, provavelmente a turma vai gostar. Mas não espere que eles retribuam na mesma moeda.
9. Não puxe papo e vire as costas quando finalmente forem te responder.
10. Amor de carnaval é só no carnaval. Cuide, zele e faça crescer os relacionamentos que você fizer. Não tem essa de dizer que estava bêbado e não se lembra de nada. [Webinsider]
.
Roberto Cassano
Roberto Cassano (rcassano no Twitter) é blogueiro e diretor de estratégia da Agência Frog.
5 respostas
acho a dica valida como um guia de etiquetas, e nao para serem aplicadas na internet.
seja ousado
nenhum dos grandes ficou no cantinho da sala, eles se fizeram por si so, montaram o grupo da festa
vc tem 2 opcoes
1) tenta entrar em um grupo, fica ouvindo e na sua, e no final da festa ninguem reparou que vc estava la
2) chegar mostrando o seu poder, afina, vc tem poder, vc tem o dom, vc montará a sua rodinha de convidados particulares, o interessante atrai o interessante
saia da mesmisse, o ambiente virtual é pra ser explorado, se todos estao de azul, vá de verde.
inove!
seja diferente
tudo igual já ha aos montes por ai, e nenhum faz sucesso, os que fazem sao os inovadores
Distribuir cartão de visitas às pessoas que nunca viu é demais!!
Importante mesmo é saber qual o terreno a ser desbravado.
Excelente metáfora. É mais ou menos assim mesmo: melhor chegar na festa já sabendo aonde você está pisando e em qual canto estão as bebidas e as mulheres.. hehe..
Eu estava bêbado, não lembro de nada… hahahahahahaha! Que cômico isso!
Ótima analogia!
E é impressionante ver que algumas marcas (vide pessoas) ainda continuam remando completamente contra a maré.
Cluetrain deveria ser leitura obrigatória para qualquer marketeiro.
Abcs