E-commerce: por onde começar para chegar lá

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Quando finalmente você estiver convencido de que a sua empresa deve ser uma grande força em e-commerce, por onde você deve começar?

No mínimo, você começa olhando para onde você está e para onde quer ir.

Essa não é tarefa das mais fáceis porque exige algo que nenhum livro ou seminário pode fornecer: sagacidade em negócios! É a razão pela qual se está no negócio, para início de conversa.

Ou você tem ou não tem, e a mais importante aplicação de sagacidade em negócios é decidir para onde se quer ir.

Ok. Vamos supor que algo do que você decidiu com seus botões diz que você deve vender roupas de cachorro pela internet e isso vai fazer da sua empresa uma grande força em e-commerce. Mas você ainda acredita que e-commerce é só vender pela internet, certo?

Mais ou menos, meu caro? vamos esclarecer que o e-commerce é derivado do termo comércio eletrônico e i-commerce é derivado do termo comércio na internet. Atualmente ambos os termos são utilizados de forma intercambiável, mas na prática o i-commerce é apenas um subconjunto do e-commerce.

A diferenciação mantém as coisas organizadas se considerarmos o e-commerce como ?negócios conduzidos exclusivamente através de um formato eletrônico?, e o i-commerce como ?negócios conduzidos em formato eletrônico pela internet?.

Confundi muito a sua cabeça? Então vamos falar de algo que te interessa: diminuição de custos. Primeiro perceba que se você possui um e-commerce, ou seja, se a sua empresa é gerida de forma totalmente eletrônica, conseqüentemente um dos seus canais de venda chamado internet (i-commerce) pode obter mais sucesso e agilidade.

Agora, o grande agito no e-commerce atualmente gira em torno das grandes economias de custos que poderiam ser realizadas se todas as transações comerciais de uma empresa fossem inteiramente eletrônicas. Isso inclui funções como comprar e vender, expedir produtos ou produzir demonstrativos financeiros – e isto sem intervenção humana.

Esse é o verdadeiro ?e? no e-commerce. As pessoas, é claro, não desaparecerão por inteiro. Simplesmente passarão a exercer outras tarefas geradoras de valor real, como atendimento ao cliente personalizado, vendas, desenvolvimento corporativo ou pesquisas de novos produtos.

Um dos maiores custos em qualquer organização é a mão-de-obra e o suporte necessário para essa mão-de-obra como: a manutenção de espaço de escritórios físicos, despesas de viagens, telefones, e assim por diante. A maioria das pessoas que trabalhavam em organizações ao longo das décadas de 70 e 80 não gerava na realidade nenhuma receita.

Portanto, o sucesso da sua loja de roupinhas para cachorro depende muito mais do fato dela ter todos os seus processos eletronicamente controlados, do que se vende só pela internet ou não.

Maaaas, é claro que uma coisa leva a outra e do jeito que as coisas acontecem rápido neste mundo online, vender pela internet não é mais uma questão de escolha e sim de sobrevivência.

Acredite: você PRE-CI-SA pensar e-commerce para vender i-commerce e ajudar n-pessoas.

Como diz meu amigo Ricardo Magalhães: nada menos que isso interessa! [Webinsider]

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Avatar de Ligia Dutra

<strong>Ligia Dutra</strong> (ligiadutra@upalupa.com.br) é administradora, especialista em comércio eletrônico, palestrante, consultora e mantém o blog <strong><a href="http://www.upalupa.com.br" rel="externo">Upalupa</a></strong>

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31 respostas

  1. Uma dica para quem quer anunciar seu ecommerce grátis: Monte sua vitrine e mostre para as pessoas o que você vende. É rápido, fácil e não precisa cadastro! – evitrinne.com

  2. LIGIA, ADOREI O TEXTO. ESTOU PRETENDENDO ME AVENTURAR NO E-COMMERCE OU I. GOSTARIA DE INFORMAÇOES MAIS TECNICAS,COMO QUANTOS COMPUTADORES PRECISO PARA COMEÇAR, CONFIGURAÇOES,E DICAS PARA A HOSPEDAGEM DO SITE. JA LI TUDO QUE ENCONTREI SOBRE E-COMMERCE.COMO ENDEAVOR,EMPRENDEMIA,SEBRAE,PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGOCIOS.ACHO QUE INFORMAÇOES E SEMPRE DE MUITA IMPORTANCIA. GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇOES.
    GRATA,LUCIA

  3. oi estou criando um site para minha loja e nao sei como faço para administrar o mesmo( no sentido de vender mais, quanto tempo tem que ficar cuidando dele, quais investimentos necessários para mante-lo)
    Trabalho com artigos de Bali e India

  4. Olá Jander,

    Obrigada pelo contato!

    Que tal marcarmos uma conversa para que eu possa entender melhor quais são seus planos e então ajudá-lo melhor?

    Você utiliza o skype? O meu id é ligia.dutra

    Abraço

  5. Bom dia Lígia,
    tenho interesse em abrir uma loja virtual. Vc poderia enviar passo a passo como iniciar esse projeto?
    Aguardo retorno.
    Att,
    Jander.

  6. olá, tenho 22 anos e quero abrir um site de publicidade.
    para quem duvivdas sobre o que fazer, a resposta é seguir em frente e investi no mercado de publicidade que mais se desenvolve.
    POSITIVO:gasta menos que coloca anuncios na televisão e jornais.
    NEGATIVO:não tem contato com a pessoa que esta fazendo seu negocio vender e fatura mais.

  7. Mauricio Albiero: Nem sempre quem vende pela internet possui um ERP. Acredite! Já tive um cliente que vendia TV pela internet, mas ainda fazia suas notas fiscais na máquina de escrever. Obrigada pela leitura 🙂

  8. já tenho loja própria mais quero investir em uma loja virtual.tenho muitas dúvidas e preciso saber como dar os primeiros passos?será que vc poderia me ajudar?

  9. Oi Ligia!
    Tenho uma pequena fabrica de roupa femenina,e vendo, em feiras . Gostaria de saber como eu faço para cormecialisar com vendas online,tenho muitas duvidas .
    poderia me informar, se daria certo e como eu faço? Deste já agradeço.

  10. Começando por uma informação importante, como esta, continuarei aprimorando o conhecimento porque pretendo entrar no mecado e-commerce para fazer i-commerce. Obrigado, Ligia.

  11. Gostei muito de seu artigo. Pretendo fazer um curso sobre e-commerce. Pode me indicar algum?
    Obrigada,
    Patricia

  12. Gostei muito do teu artigo
    gostaria de abrir um comercio virtual, mas confesso que estou meio perdida, poderá me ajudar?
    Um abraço
    Marilene

  13. Olá Lígia

    Gostei do seu artigo, mas me pareceu um pouco superficial, ou um equívoco no título. Acredito que quem inicia, como você afirma, um i-commerce, já tem essa gestão eletronica dos seus processos – ERP. Até porque, muitos i-commerces interagem dinamicamente com os processos eletronicos das empresas (estoque, preço, enfim)
    De qualquer maneira, meus parabens pelo material.

  14. Parabéns pelo post. bastante elucidativo. Você tratou de uma questão que faz parte do dia-a-dia mas que ninguém se pegunta o porque do i ou e, e é justamente aí que empresas têm sucesso ou não na web.Aliás, outra questão que passa despercebida: www e internet são a mesma coisa? claro que não, mas aí, é assunto para um outro post!! vlw

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