Sempre estamos à procura de informações para melhorar nosso site e entre as mais ricas estão as que recebemos diretamente do visitante de nosso site. As ferramentas de web analytics que possuem a análise de ?Internal Search? nos dão uma visão clara de que tipo de informação os visitantes estão procurando.
A grande maioria dos softwares disponíveis no mercado, inclusive os gratuitos, já possui ferramentas que nos auxiliam nesta análise. Para esta implementação é necessário que você verifique se há a necessidade de informar esta facilidade ao software que você vai usar, como é o caso do Google Analytics, antes de implementar as tags para a coleta das informações.
Este processo geralmente é bastante simples:
1. Informar à ferramenta que você irá usar esta facilidade
2. Implementar as tags necessárias
a) Usando o termo do search, normalmente pela letra ?q? ou ?s?, de query ou search.
Exemplo: www.dominio.com.br/pesquisa.php?q=query1+query2
b) Informando se há um termo para categoria, muito utilizado em sites de e-commerce.
Exemplo: www.dominio.com.br/pesquisa.php?q=query1&cat=livro
3. Normalização dos termos da procura
Para isso utilizamos filtros para informar que pesquisas que possuem letras maiúsculas e minúsculas (além de outras que você pode verificar nos primeiros relatórios) são na verdade a mesma busca.
Exemplo: Web site, Web Site, website e web site são na realidade o mesmo termo para a análise.
Alguns softwares de web analytics podem fazer o processamento dos termos do search antes do processamento dos filtros, caso do Google Analytics. Com isso você não pode fazer a normalização através dos filtros, porém pode fazer a normalização na base da programação.
Exemplo com o Google Analytics:
pageTracker.trackPageview(document.location.pathname + document.location.search.toLowerCase());
Assim você elimina as duplicidades transformando todos os termos de pesquisa em minúsculas. Mas não há maneira fácil de fazer esta normalização para erros de digitação ou separação errônea das palavras.
Informações geradas
A primeira informação que você pode conseguir é sobre o percentual de pessoas que utilizam a busca do site para achar alguma informação. Aí podemos ter algumas dicas sobre nosso próprio site.
Se é um site de e-commerce com muitos produtos disponíveis (como títulos de livros), o uso da busca é absolutamente normal para agilizar a localização do título que estamos procurando. Mas se não é este o caso do site de sua empresa, pode ser um indicio que a navegação do site não está boa. Talvez seja o caso até de uma pesquisa de usabilidade.
Outro relatório normal é o da relação dos termos de busca que irão nos mostrar quais são os itens que poderiam ter maior ênfase em nosso site ou produtos e serviços que podemos disponibilizar aos nossos clientes. Voltando ao exemplo da livraria digital, pode ser um livro que está muito pedido e ainda não temos no estoque.
Neste relatório é interessante que tenhamos também o relatório de ?Zero Search?, ou seja, de buscas realizadas pelo usuário que não apresentam nenhuma página com a informação buscada.
Outra informação interessante é a página onde foi realizada o busca e a página de destino desta busca. E o relatório de quais termos destas buscas auxiliaram na conversão dos nossos visitantes.
Mas o que fazer com estas informações?
- Identificar dificuldades do visitante em localizar informações ou produtos em seu site;
- Otimização de conteúdo, identificando interesses que poderiam ter mais destaque;
- Criação de novos produtos ou serviços.
Mantenha sua área de Search Interno sempre visível e analise estas informações – assim você estará sempre melhorando seu site! [Webinsider]
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Ruy Carneiro
Ruy Carneiro (ruy.carneiro@waconsulting.com.br) é sócio da WA Consulting, consultoria em web analytics e análise de métricas, e diretor do comitê de Web Analytics da IAB Brasil.
Uma resposta
Oi Ruy,
Muito bom o artigo! Sempre recomendo o uso da busca interna para SEO pois ela mostra de que forma o cliente está procurando seus produtos dentro do site.
Como isto você descobre demandas reprimidas e e comom o seu consumidor pensa.
Um abração,