Alguns números sobre e-mail marketing de permissão

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Na mais recente edição de seu relatório mensal The State of Spam, a Symantec mostra que o total de mensagens não solicitadas correspondeu a 80% de todos os e-mails enviados em agosto.

Conforme o relatório, algumas empresas e marcas foram contaminadas pelo péssimo vício do spam. A ilusão é a de que, enviando grandes massas de comunicação sem a permissão do usuário, ainda que muitos e-mails enviados sejam rejeitados, aqueles que forem abertos, mesmo que em menor número, compensam o esforço.

Mas apesar dos problemas atuais relacionados ao spam, uma pesquisa da Direct Partners, mostrou que o e-mail marketing correto e enviado apenas com a permissão do usuário tem gerado grandes resultados e tem sido responsável por boa parte do faturamento das empresas e que muitos executivos já estão preocupados com a elaboração de estratégias voltadas para e-mail marketing.

A Direct Partners é um instituto de Nova Iorque e sua pesquisa ouviu 30 mil entrevistados, todos executivos seniors de empresas que, em seu conjunto, somam faturamento de mais de U$ 100 milhões.

Um dos resultados do estudo aponta para o fato de que 35% das companhias (a maior parte da amostra) usam o e-mail marketing como sua principal ferramenta de marketing direto e que para 28% delas essa é a ferramenta de marketing direto com melhor desempenho e com maior facilidade de mensuração.

O estudo apontou também que muitos executivos entrevistados reclamaram que algumas companhias não investem em segmentação e ainda trabalham apenas com segmentações simples, como dados demográficos e sexo.

A Marketing Sherpa realizou também um estudo, segundo o qual os e-mails enviados diretamente e corretamente para os computadores pessoais do consumidor apresentam o melhor desempenho no indicador de ROI quando comparados às demais ferramentas de marketing direto.

Também vale apena mencionar o estudo da Radicati Group, uma empresa de pesquisa de mercado da Califórnia, especialista em e-mail e que estimou que o número de usuários de correio eletrônico já chega a 1,3 bilhão no mundo.

O Radicati previu também que dentro de quatro anos, em 2012, o número aumentará para 1,8 bilhão e que o número de mensagens disparadas por dia vai passar, pelas projeções, de 210 bilhões por dia, para 419 bilhões.

É por tudo isto que nós devemos acreditar no e-mail marketing enviado apenas com a permissão do usuário e que qualquer coisa diferente disto deva ser considerada spam, pois práticas como o envio de e-mails não autorizados acaba prejudicando este mercado que tem se mostrado cada vez mais promissor. [Webinsider]

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Avatar de Michel Araújo

<strong>Michel Araújo</strong> (michel@allinmedia.com.br) é diretor de tecnologia da <strong><a href="http://www.allinmedia.com.br" rel="externo">All in Media</a></strong>.

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8 respostas

  1. Com certeza, é sempre necessário enviar e-mail marketing para quem solicitou recebê-lo e é claro existem muitas forma inteligentes de se conseguir optin para enviar e-mail marketing, apenas seja criativo, de premios, faça parcerias etc. Ahhh e é claro, nao adianta nada ter o publico certo e nao conseguir mandar profissionalmente suas mensagem, voce precisa de um sistema que faça todo o processo de envio profissional e que de a possibilidade de ter o monitoramento dos envios, saber quantos abriram, quantos clicaram na sua mensagem, etc. Recomendo o email marketing da Geekle – http://www.geekle.com.br/email_marketing/ uso já faz mais de um ano é super profissa, o melhor que conheço, já experimentei vários, e os caras lançam novidades sempre, novas funcionalidades etc. Vale a pena conferir!

  2. Todos nós sabemos que SPAM é uma prática totalmente péssima para qualquer empresa que a executa, pois a torna uma empresa não confiável, invásiva.

    Mas este assunto estamos acostumados de ler, ouvir e falar, o que pergunto neste momento é como criar uma lista, por exemplo, para uma micro empresa onde seu ramo não está muito ligado à internet, e a mesma gostaria de iniciar envio de email para a propagação de seus produtos e alcançar novos clientes, a dúvida é como ela irá obter uma base de dados para tal.

    Este sim poderia ser um assunto a ser abordado.

  3. Olá Michel,

    FANTÁSTICO!!

    Argumentação com dados e fatos!

    Já está tramitando no Congresso Brasileiro um projeto de lei que pune os spammers, além de multas, com até 5 anos de prisão.

    A confirmação positiva, ou permissão ou duplo opt in já é uma tecnologia de simples implantação e uso, onde empresas como Locaweb – nosso principal fornecedor de hosting – possuem textos específicos antispam que vem ao encontro dos argumentos deste artigo!

    Parabéns Michel!

  4. Concordo plenamente com o Michel Araújo, infelizmente o número de empresas que ainda fazem uso de spam é muito elevado. Não há nada mais irritante do que aquelas mensagens (SPAM) lotando nossas caixas de e-mail. A empresa a qual pertenço, está a toda hora pesquisando sobre e-mails de marketing, pois, como o texto, é uma excelente forma de propagar a marca e manter uma maior fidelização junto ao cliente.

  5. Ótimo artigo, realmente o autor é um grande conhecedor do mercado de e-mail marketing e demonstrou números e fontes indiscutíveis sobre e-mail.

    Infelizmente o Spam é uma praga que atrapalha este mercado tão promissor.

  6. Eu sou totalmente contra o spam e ainda continuo acreditando que ser profissional, é ser o mais sincero possível com o cliente.
    Com o e-mail marketing de permissão, você tem muito mais poder sobre o seu público-alvo e spam é bagunça pura.

  7. Bacana o artigo! Dados interessantes.

    Mas sou mais radical, acho que qualquer mensagem não personalizada enviada por email, assim como marketing direto pelo correio são spam. E personalização não é Caro Senhor Diego.

    Hoje, uma coisa que vejo é que as pessoas sempre que caem em opt-in de emails é porquê leram correndo e marcaram. Quando já vem o checkbox marcado então, aí … Pior ainda é unsubscribe em botão minúsculo.

    É uma estratégia de baixo recall, se você considerar o custo de quem é incomodado. É 1 incomodado para um satisfeito. Não vale o esforço na minha opinião, honestamente.

  8. Realmente o Michel exauta a importância do envio responsável de e-mails. Não é porque uma empresa é pequena ou desconhecida, que deva se utilizar do SPAM. Cada dia precisamos separar as empresas sérias do setor das que usam emails como forma de somente espalhar informação.

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