O que é? Segundo o Wikipedia,
“Mobile Commerce é toda e qualquer operação que envolva a transferência de propriedade ou de direitos de utilização de bens e serviços, que é iniciado e / ou concluído até o acesso ao computador usando o celular mediada por redes com a ajuda de um dispositivo eletrônico.”
Propomos trocar “usando o celular” por “usando um dispositivo de comunicação móvel”, pois a cada dia que passa temos a sensação que o aparelho celular serve para tanta coisa que falar com ele é mero detalhe.
Alguns textos colocam o mobile commerce como sucessor do e-commerce, mas não o vejo como um sucessor e sim como um grande aliado do e-commerce.
Os e-commerces atuais serão adaptados para um padrão de mobile commerce, ainda em fase de criação. Assim como aconteceu no próprio e-commerce, que foi crescendo e se tornando parte na vida de todos nós, o mobile commerce deverá usar o mesmo caminho.
Com serviços de transmissão de dados para mobile cada vez melhores e celulares com cada vez mais funções e acesso a estas informações, se cria um ambiente propício para oportunidades de negócios.
Evolução das tecnologias de celulares
- 1G. Quase todos os sistemas ou standards desta geração eram analógicos, onde o tráfego principal era a voz.
- 2G. Todos os sistemas ou standards desta geração eram digitais. Surgimento do GSM e GPRS.
- 3G. Os sistemas ou standards desta geração são um refinamento dos da geração anterior.
- 4G. Prevista para 2012, onde já se fala de taxas de transferência de dados 260 vezes mais rápida.
Temos já algumas aplicações interessantes para mobile. Vamos ver algumas que vêm sendo usadas e aperfeiçoadas.
Mobile ticketing
São tickets enviados para os telefones celulares, que o usuário pode apresentar na bilheteria. Podem ser usados, por exemplo, por agências de viagens, que enviam os tickets de um pacote de serviços contratado, em aeroportos para facilitar o tráfego de passageiros ou em estacionamentos.
Mobile vouchers, cupons e cartões de fidelidade
O usuário pode receber cupons de desconto via celular ou até pontos como em um cartão de fidelidade. Diferente de outros cartões de fidelidade, este vai estar armazenado no celular, permitindo melhor proveito para o usuário.
Compra de conteúdo
Impulsionada principalmente pela faixa etária de 12 à 25 anos, a compra de conteúdo como mp3, ringtones e papéis de parede pode ter uma grande alavancagem com as redes 3G e 4G. Com a chegada de maior velocidade de downloads e o barateamento de serviços de banda larga para celular, além da popularização do uso de celulares com acesso à internet, acredita-se em maiores oportunidades de vendas.
Serviços de Location-based
Um dos serviços que mais chamam atenção – conhecendo a localização do usuário fica mais fácil estimular a venda de produtos da região. Sabendo que o usuário está em determinado lugar, sob demanda podemos oferecer a ele um mapa da região, atrativos e uma lista de empresas locais, com seus produtos e serviços.
Serviços de informação
Uma grande variedade de informação pode ser vendida – desde o simples horóscopo até informações financeiras ou ainda dados sobre o trânsito. Um serviço que pode ser oferecido junto com o location-based.
Mobile banking
Grandes esforços têm convergido para oferecer acesso a contas, consulta a saldos e extratos e também transações como compra de ações e envio de dinheiro. Há, porém, obstáculos a superar para garantir a segurança das transações e informações.
Mobile corretora de ações
O objetivo é fazer com que o assinante tenha em tempo real a evolução de sua carteira. Com a informação mais rápida ele pode reagir às tendências do mercado acionário.
Mobile marketing e publicidade
Marketing e publicidade para celulares é uma modalidade ainda emergente, mas em grande crescimento. Segundo pesquisa realizada pela Qualibest, 66% dos entrevistados acreditam na eficácia da propaganda para dispositivos móveis e 70% aceitam receber propagandas. Com o aumento do m-commerce certamente teremos mais publicidade em nossos celulares – e também mais pressão por privacidade e segurança.
Estes são apenas alguns serviços e possibilidades de mobile. Aguardamos surpresas no campo de mobile commerce, principalmente nas questões técnicas de desenvolvimento e comercialização destes serviços. [Webinsider]
.
Armando Ferraz Santos
Armando Ferraz Santos (armando@targetdigital.com.br) é especialista em vendas online e soluções para mobile marketing e desenvolve projetos para a Target Digital. No Twitter é @Armanrulla.
11 respostas
Obrigado pelo feedback !!!
Muito bom saber que teremos a facilidade de realizar varias tarefas em nossa mão.
É essa facilidade que necessitamos MOBILIDADE.
Otimo artigo.
Acabei encontrando a matéria por a caso, através de uma pesquisa solicitada pela porfessora de Marketing Digital. Muito interessante, deu pra ficar por dentro dos serviços que os mobiles podem oferecer.
ops, egano meu, você credita no início. só não ficou claro que os serviços de mobile commerce tbm vieram da mesma fonte
faltou dar os créditos pra wikipedia 🙂
muito boa a materia, por sinal, uma das poucas faceis de se encontrar na internet. eu acredito que o futuro dos mobilesites sejam o m-commerce. gostaria de acessar algum m-commerce. voce sabe de algum em atividade?
Gostaria de saber se para fazer comerçio via celular atraves de SMS necessita obrigatoriamente de um plano junto as operadoras???
Ou se ja existe um software para intermediar estes contatos de maneira mais façil?
Valew!!!!!!!!!!!!
Cara eu to querendo .
mas eu nao sei oq e melhor entao,to precisando de uma forcinha dos mais esperientes nessa area,
como q e u faço para saber se e bom , ou se e uma farça em;.
valeu pela colaboração!!!
Boa! O manual já é uma enciclopédia… quem lê isso?
Mas eu acredito que é uma forma revolucionária de marketing segmentado. E a privacidade oh …
Show de artigo!
Em breve para operar um celular, o cara vai ter que fazer um curso especializado.