Por que estão se descadastrando da newsletter?

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Garantir que os usuários possam se descadastrar das newsletters de forma prática é uma premissa básica do e-mail marketing. E entender os motivos vai ajudar a rever estratégias e ofertar um serviço cada vez mais atraente para seu público.

É verdade, é muito triste ver usuários se descadastrando de sua base de contatos depois de um árduo e longo trabalho para construi-la. Não, desrespeitar essa opção e insistir no envio das mensagens não é uma alternativa, nem pense nisso.

Agora, entender o real motivo desse descadastramento pode ser interessante, não?

Como o processo de unsubscribe exige sempre uma interação do usuário, essa é a última oportunidade para tentar conhecer um pouco mais sobre seu perfil, mesmo que seja num último e triste momento de contato, o encerramento da relação. Afinal, conhecer o motivo do descadastramento irá indicar melhorias que podem ajudar a manter ativos os demais cadastros de suas listas.

Se você está tendo uma alta taxa de unsubscribe é importante conhecer os reais motivadores. Às vezes a falta de segmentação (envio de mensagens genéricas para todo o público) pode incentivar a saída, ou a frequência com que você envia as newsletters, que se acumulam na caixa do usuário sem que ele tenha conseguido tempo para lê-las, ou mesmo o teor da mensagem, que não é mais de interesse, ou ainda, a qualidade do material produzido por você não está mais tão atraente.

Todos esses indícios servirão para repensar algumas de suas estratégias, rever os investimentos e mudar o direcionamento para a equipe envolvida na elaboração das campanhas.

Empresas que estão neste estágio de maturidade e se preocupam com estes indicadores precisarão contar com tecnologia adequada para este estudo. Algumas ferramentas de e-mail marketing oferecem, no momento de opt-out, um campo para preenchimento do motivo do descadastramento, ou ainda, uma lista de opções pré-populadas para que o usuário selecione o motivo (este geralmente é mais eficiente).

Uma outra forma também é analisar o histórico do relacionamento dos usuários que saíram para ver como eles reagiam às suas comunicações: Geralmente liam? Liam, mas não clicavam? Grande parte não lia? Se não existe muita interação, o relacionamento está dando seus primeiros sinais de insatisfação.

Garantir que seus usuários possam se descadastrar das newsletters de forma prática é uma premissa básica do e-mail marketing, e entender os motivos desse triste acontecimento é o que lhe fará rever as estratégias para poder ofertar um serviço cada vez mais atraente para seu público. [Webinsider]

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Avatar de Fabio Nunes

<strong>Fabio Nunes</strong> (fabio.nunes@zartana.com) é Diretor de Serviços da <strong><a href="http://www.zartana.com" rel="externo">Zartana</a></strong> e <strong><a href="http://www.navita.com.br" rel="externo">Navita</a></strong> e atua na concepção e desenvolvimento de softwares para marketing direto.

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7 respostas

  1. Fábio, concordo com o Pedro Mizcci Majeau, como usuário de newsletter. Acho que cada não que recebemos na vida, a o que reajustar as estratégias utilizadas.

    É um assunto muito pertinente e bem oportuno, considerando sobretudo (eu gostei) de nos levar a reflexões, a abraçar a causa como um feedback positivo, conduzindo-nos para repensar os nossos trabalhos para atender ao público-alvo.

    Como leitor de newsletter, vejo que me interessei por certo aspecto e a regularidade a posteriori não segue o mesmo nível de interesse.

    Viemos de uma geração do livro, a revolução tecnológica só está começando, por mais que profissionais da área digam que já estão muito avançados, sabemos de certas limitações.

    A própria interatividade não está ainda adequada. A telinha é invadida por informações, links internos, divisões por categorias, janelinhas de buscas que as vezes não me intende (ou eu não sei procurar entendê-los).

    Sinto também a pluralidade de opções. Hoje nõs temos sites (uol, terra, google e outros), blogs, twitter, newsletter e várias ferramentas na internet. Cada um com lay-out e tecnologias diferentes, utilizações específicas que dispersam facilmente os usuários.

    As reflexões são inúmeras, vamos ter muito o que evoluir.

  2. Olá Fábio,

    Você tocou no ponto crucial! Métricas de avaliação!

    Nós conseguimos, conosco e com nossos clientes, diminuir o percentual de descadastro, aumentar as indicações a outras pessoas, aumentar o percentual de abertura da news, aumentar o volume de cliques e realizar novos negócios com o mailing quando implantamos a newsletter de conteúdo e incorporamos os quadros publicitários após os conteúdos.

    O que propomos com o uso da newsletter pode ser visto em: http://www.negocios-de-valor.com/relacionamento_cliente.asp

    E conforme você comentou Fábio, hoje faz-se necessário a confirmação ativa e a liberdade de saída de pessoas do mailing! Alguns provedores de hospedagem, já podem consider um domínio como spammer a partir de uma denúncia e a constatação de ausência de confirmação ativa de captação de mailinga, entre outros indicadores, vide por exemplo a política Locaweb que é nosso parceiro comercial:
    http://site.locaweb.com.br/assinaturas/politica_anti_spam.asp

    Muito Agradecido!!

  3. Numa rede onde é fácil marcar um e-mail como spam e o serviço utilizar suas preferências para criar filtros comuns a todos os usuários, as empresas que ainda usam newsletters para se comunicar deveriam ter mais cuidado. Ainda mais porque o botão marcar como spam é mais visível (ou pelo menos está lá) do que o link de remoção da lista…

  4. Agora com as festas de fim de ano o terror se instala nas caixas de entrada, transformando nossas contas de e-mail em grandes circos de cores, informações vazias e inutilidade.

    O abandono da news seria insensato, mas as empresas deveriam procurar outras formas de se mostrar presente nessas datas comemorativas.

  5. O problema são certas newletters de orgãos público. De algumas já tentei me descadastrar inúmeras vezes, sem sucesso algum.
    Importante também é o feedback do unsubscribe. A maioria não tem. Isso sim, aborrece.

  6. O problema com o newsletter é a má fé da maioria dos sites. Em geral vira uma fonte de span.
    As vezes faço o cadastro em alguns sites e desmarco a opção de envio de qq e-mail, e mesmo assim chega! Se eu uso o próprio e-mail para descadastrar a coisa fica pior, pois mando uma confirmação de eu li e o endereço é valido.
    No passado já tentei descadastrar de vários sites, mas a coisa não funciona é feita para irritar o usuário.
    O que faço? Insiro a fonte de e-mail na lista de spans, simples e evita aborrecimentos.

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