O que o mercado de e-mail marketing espera de 2009

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O mercado de e-mail marketing em 2009 vai continuar quente com a disputa entre as plataformas do mercado e a chegada de novos participantes.

Os serviços de reputação ganham força e começam a mudar a cara do setor, separando as empresas sérias das demais.

Outra grande novidade no Brasil será a maior capacidade de pré-visualização de campanhas. É realmente indispensável uma ferramenta que exiba como a sua campanha irá aparecer em cada webmail.

Um fator importante, de grande alvoroço, é o projeto de lei anti-spam. Caso aprovado, o setor passará por uma regulamentação direta prevista em lei pela primeira vez.

Ainda existe muita desinformação, mas alguns profissionais do mercado debatem sobre a possibilidade da lei criar uma indústria de multas no Brasil. Há empresas grandes, conhecidas e que certamente não fazem spam, mas que durante anos não usaram um sistema eficiente que comprovasse os seus optins.

Tudo indica que a crise mundial também terá papel no mercado de ferramentas de e-mail marketing, no entanto alguns especialistas acreditam que a crise terá uma interferência positiva.

Esta expectativa é compartilhada pela SenderScore, que já apontou para um crescimento significativo no volume de envio mundial no próximo ano. Muitas empresas já sinalizaram com a possibilidade de aumentar a utilização de suas bases, em estratégia para suavizar possíveis efeitos de um desaquecimento na economia mundial.

A briga entre as plataformas de e-mail marketing no Brasil irá se intensificar no próximo ano e finalmente veremos os primeiros números. O mercado ficará mais transparente e assim conheceremos todos os players deste jogo.

O ano começa com tudo para ser um divisor de águas para o setor. Seguirá em frente que estiver preparado para esta nova realidade do mercado. Feliz 2009 a todos. [Webinsider]

.

Avatar de Michel Araújo

<strong>Michel Araújo</strong> (michel@allinmedia.com.br) é diretor de tecnologia da <strong><a href="http://www.allinmedia.com.br" rel="externo">All in Media</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

5 respostas

  1. Concordo com a opinião do Fábio Nunes. Infelizmente, vemos um crescimento do número de empresas que oferecem serviços de e-mail mkt, porém sobra amadorismo para muitos e falta um controle mais eficiente para regularizar o setor e separar quem atua com seriedade de quem está apenas se aventurando neste mercado.

  2. Creio que o mercado também espera uma maior utilização dos dados dos clientes para gerar e-mails personalizados com produtos desejados ou complementares de outras compras, o famoso cross-selling gerando E-mails Transacionais.

  3. Realmente o mercado de e-mail marketing está crescendo assustadoramente, mas infelizmente existem muitas empresas amadoras que entram no mercado, mas com o passar do tempo o próprio mercado irá separar as empresas sérias das amadoras.

    Parabéns ao autor pelo excelente artigo.

  4. Realmente o setor de e-mail marketing é carente de uma ferramenta que nos mostre como o nosso e-mail irá aparecer nos webmails de mercado. Outro ponto relevante que o autor mencionar é o fato de não termos números que mostre quem são os players do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *