A presença da marca de uma empresa na internet – de uma maneira espontânea e colaborativa – só traz benefícios para as corporações. Especialmente em época de crise, a web – se bem utilizada – pode se tornar uma eficaz alternativa para que as empresas não desapareçam do mapa dos negócios.
Trata-se de uma ferramenta que já está consolidada, com inúmeros casos de sucesso no Brasil e no mundo.
Um exemplo da boa utilização da internet para fins corporativos está associado à Blendtec. Fabricante de liquidificadores, a empresa resolveu mostrar no YouTube a potência e resistência dos seus aparelhos. Só que ao invés de triturar frutas, verduras e outros alimentos, a empresa passou a triturar bolinhas de gude.
O sucesso foi tanto que a companhia partiu para latas de refrigerante, bolas de golfe e até um iPhone (veja vídeo). Rapidamente a empresa adquiriu vários seguidores e hoje é um dos canais mais vistos do YouTube, com quase 140 mil assinantes.
A estratégia utilizada pela Blendtec foi pensada com base em pesquisas que apontam a influência que as redes sociais têm em relação aos consumidores. No estudo mais recente divulgado pela Jupiter Research ficou constatado que a metade dos leitores de blogs considera essas páginas essenciais como fonte de informação sobre produtos.
Segundo o levantamento, 17% lêem resenhas na internet, 16% procuram mais informações e 16% acessam sites de empresas fabricantes ou lojas que comercializam os itens.
É com base nessa nova tendência que as empresas estão começando a ver a internet como uma importante ferramenta de negócios. Grandes corporações e marcas consagradas vêm desenvolvendo ações de comunicação online e incluindo as iniciativas em redes sociais como ação obrigatória em seus planos de comunicação.
Mas esta realidade ainda parece distante das PMEs no Brasil, embora muitas delas já entendam que blogs e páginas de relacionamento influenciam a opinião dos consumidores.
Apesar de saberem do poder das mídias sociais, elas ainda estão despertando para a força de persuasão que as ferramentas de comunicação e interação online têm em relação ao seu target e descobrindo formas de como utilizar a internet em favor do desenvolvimento dos negócios.
Formadas por pessoas com interesses, valores e objetivos comuns, as redes sociais são criadas para promover o compartilhamento de informações e opiniões. Por meio delas, os indivíduos se expressam, debatem e disseminam conceitos. E estas opiniões podem ser a respeito de produtos, empresas ou marcas.
Sabe-se que na decisão de consumo, as pessoas são muito mais influenciadas pelas opiniões de terceiros do que pela própria publicidade. E o antigo e tradicional boca-a-boca ganha ainda mais poder de propagação na era da web 2.0.
O papel do empreendedor
Mas o que o empreendedor precisa fazer para maximizar os resultado na web e gerar visibilidade para a empresa? Em primeiro lugar, é válido salientar que a internet, assim como os demais meios de mídia, deve ser encarada com profissionalismo. Isso requer conhecimento técnico e talentos especializados.
O passo inicial para o empresário é elaborar um planejamento de ações, que – como toda ação de marketing – começa na definição exata dos objetivos da companhia, do seu diferencial competitivo e, principalmente, de um estudo do seu target. É fundamental conhecer a fundo o público-alvo, estudando seus hábitos e valores.
Após todo esse planejamento e as primeiras ações, o empreendedor perceberá como a exposição de seus produtos e serviços nas redes sociais é importante como ferramenta de divulgação, criação de imagem e geração de novos negócios.
É um recurso que, com certeza, só tende a crescer. No entanto, é importante dizer que o empresário não tem a obrigação de conhecer a fundo a internet e suas possibilidades, mas deve ? obrigatoriamente ? procurar a assessoria de quem tem conhecimento técnico e expertise no assunto. [Webinsider]
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Luiz Alberto Ferla
Luiz Alberto Ferla é CEO do DOT digital group, considerada uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil/2014.
3 respostas
Olá Ana,
No Brasil temos o Orkut (principal país da rede do Google) e o Via6.com (rede social voltada para profissionais).
Abs,
Concordo com o Raul, é muito pouco explorado aqui no Brasil.
E parabéns pelo post
Ana
Olá Luiz,
O poder das redes sociais ainda é muito pouco explorado aqui no Brasil. Isso poderia ser muito melhor trabalhado.
O mais interessante de seu artigo é o foco nas PMEs. Gostaria de acrescentar um ponto bastante importante no que diz respeito ao uso de Marketing Digital em PME no brasil: o custo.
As ações digitais são muito mais acessíveis para as empresas que não possuem budget para executar ações na midia tradicional.
Além disso, existe o fator segmentação e foco das redes sociais que possibilita atingir de forma precisa o publico alvo desejado.
Tenho pesquisado bastante sobre o assunto e trabalhado em algumas ações de planejamento cujo foco são as redes soscias digitais.
Por fim: você comentou sobre casos brasileiros de sucesso. Você pode nos citar alguns ?
Parabéns pelo texto.
Raul T.
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