Será o fim dos concorrentes do Google Analytics?

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O Google começou recentemente a implementar as páginas de resultado de busca em Ajax em alguns países. Na prática, para os usuários a diferença será pouca, exceto claro, pelos novos recursos apresentados como a reorganização (reposicionamento e/ou eliminação) de resultados não considerados relevante pelo usuário.

Mas e quanto aos programas de web analytics de terceiros? Como eles ficam? E por que esta questão?

Uma URL de busca hoje apresenta mais ou menos o seguinte formato:

http://www.google.com/search?hl=en&q=google+ajax&btnG=Google+Search

Com mais ou menos parâmetro, este é um formato geral. Praticamente todo web analytics confia na informação de Referer passada pelo navegador para extrair a palavra de origem da busca que levou o tráfego ao site.

Com o formato geral de busca é relativamente fácil extrair esta informação porque ela é um parâmetro da URL (tudo após o sinal ??? é considerado parâmetro da URL).

Normalmente o parâmetro q contém a palavra buscada:

http://www.google.com/search?hl=en&q=google+ajax&btnG=Google+Search

Basta o web analytics recuperar a informação da URL de referência e extrair a informação do parâmetro q para saber o que foi procurado e que levou ao site.

Contudo, o novo formato de URL para a interface em Ajax do Google se assemelha à seguinte:

http://www.google.com/#hl=en&q=google+ajax&btnG=Google+Search&aq=f&oq=google+ajax&fp=1&cad=b

O que mudou?

Como podemos ver na URL acima, não há mais o uso do sinal ???. Deste modo, não há mais passagem de parâmetro ? da maneira natural. O que temos agora é uma passagem de âncoras que é interpretada pelo JavaScript do Ajax.

http://www.google.com/ # hl=en&q=google+ajax&btnG=Google+Search&aq=f&oq=google+ajax&fp=1&cad=b

Qual o problema nisto?

O que acontece é que os navegadores não passam as âncoras quando passam a URL de referência (Referer). Deste modo, quando entrarmos no site destino do resultado de busca, todos os ?parâmetros? da busca feita na interface em Ajax serão perdidos, e assim nenhum web analytics atual será capaz de saber que palavra buscada levou ao site destino.

Somente quatro navegadores são capazes de passar as âncoras da URL referência:

  • MSIE 5.x (Mac)
  • Netscape 4.7x
  • Netscape/7.0x (Mozilla rv:0.9.x – 1.0.x)
  • Safari/85.7 (Mac)

Contudo, estes navegadores juntos representam menos que 1% do total de navegadores usados hoje em dia.

Cogita-se que mesmo o Google Analytics possa ser afetado por esta mudança, mas será que o Google daria um tiro no próprio pé?

Pensemos. Tanto a busca do Google, quanto o Google Analytics rodam sob o mesmo domínio, deste modo não temos problemas de segurança, ou seja, um cookie salvo na página de busca poderá ser recuperado pelo Google Analytics na página de destino da busca onde o GA estiver instalado.

Outra hipótese poderia ser um parâmetro não documentado na documentação do GA; tanto a interface em Ajax quanto o GA são baseados em JavaScript e a interpretação e passagem destes valores é realizável.

Independente do método utilizado pelo Google, acredito que dificilmente o Google Analytics seria prejudicado.

Então eu volto à pergunta inicial: será este o fim dos programas de web analytics de terceiros? [Webinsider]

.

Avatar de Giordani Pasqualon

<strong>Giordani Pasqualon</strong> (pasqualon@gmail.com) é analista de SEO da <strong><a href="http://www.mediacontacts.com.br" rel="externo">Media Contacts</a></strong>, usou TK3000 e PC-XT, programa em Assembly mas não se considera nerd.

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16 respostas

  1. Vejam bem. Essa é a mesma situação dos caixas eletrônicos (bancos)…eles lá querem saber se os idosos vão entender o funcionamento e conseguir sacar ou tirar extratos sem dificuldades? Claro que não!! A palavra de ordem é ADEQUAÇÃO. Portanto, vejamos onde isso vai dar…espero que para o bem geral da rede e de nós que vivemos disso!!! Abç! a todos e fiquemos de olho!!!

  2. Como bem apontado pelo Hudson Barros, estes resultados em AJAX foram um teste realizado pelo Google e somente aparece para algumas pessoas.

    Eu vi estes resultados na sexta-feira, o que me alarmou muito e parece que se espalhou rapidamente entre outros profissionais que também tenham entrado em contato com estes resultados.

    Hoje, ao abrir os links da matéria eu já não consegui os mesmos resultados.

  3. A Google comete enganos?

    Eu pergunto isso pois permitir a busca via Ajax e com isso poder comprometer também o GA (além de cheirar a sabotagem) não parece coisa da Google que veneramos por não dar ponto sem nó, contudo, parece muito com os problemas que as empresas passam a ter quando crescem muito e tem muitos produtos.

    Eventualmente um produto acaba pisando no pé do outro pois fica difícil ver o todo.

  4. Dúvida: no artigo, entendi que ferramentas de web analytics baseadas em cookies seria afetadas. E as ferramentas baseadas na análise de logs?

  5. battisti, as URLs das buscas acima são acessíveis e podem ser verificadas na prática.

    Quando à minhas fonte de informação, é a Internet, como eu trabalho com SEO estou sempre em contato com profissionais e comunidades nacionais e internacionais na área.

    Abraços.

  6. Acredito que o google se contra diz a cada ação que toma no mercado, ele diz ser cada vez mais open-source com o Code, Android mas ao mesmo tempo trabalha bem fechado em diversas frentes. A imagem que o Google passa bem clara para todos é o seguinte: Se quiser você faz produtos para incrementar os nossos produtos.

    Eles tem por direito manterem os dados só para eles, se cria uma vantagem frente ao mercado é graças a capilaridade dos produtos, é que nem a Microsoft. Entendem agora a diferença entre o Google e Microsoft? nenhuma!

  7. Através de que site você executou essa busca com Ajax?

    A busca do google.com continua a mesma, nada de Ajax.

    Poderia ser mais específico quanto ao método que utilizou para acessar essa busca?

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