Sim, alguns vão dizer que já sabem o quanto custam sistemas de CRM e outros sistemas integrados de força de vendas, além da necessidade de aparelhos caríssimos com GPS, que são proibitivos para os pequenos e médios empresários.
Sim, concordo. Concordo em parte, pois hoje existem sistemas que rodam em celulares baratos com tecnologia Java. Celulares que custam menos que um salário mínimo.
Um aplicativo que roda em um restaurante – enquanto o cliente faz o pedido, o garçom saca um celular do bolso. Você acha um absurdo ele parar e atender a ligação, mas você está enganado, ele está digitando o seu pedido no celular. O pedido vai direto do celular para o registro no caixa e para um computador na cozinha, que já inicia o seu pedido. Quando o pedido fica pronto o garçom recebe um aviso no celular e vai à cozinha pegar o pedido e levar à sua mesa. Quando você pede a conta, ele usa novamente o celular e em segundos sua conta está pronta.
Isso não é ficção e é mais comum do que nunca no Brasil, seja usando celular, smartphones ou outros dispositivos. A prática está aumentando muito e quem ganha é o cliente, que tem um atendimento mais rápido, o comerciante, que tem velocidade no atendimento, e as empresas de informática, que ganham cada vez mais clientes no mercado.
Já foi coisa só para grandes cadeias de fast-food, mas hoje é comum até em pequenos estabelecimentos comerciais. Isso está acontecendo em parte pela redução dos preços dos equipamentos necessários para implantação de sistemas sem fio, pela melhoria das tecnologias sem fio e porque existem sistemas que cabem em todos os bolsos, inclusive das micro e pequenas empresas.
Podemos encontrar sistemas de força de vendas prontos a preços bem acessíveis e também existem diversas formas de desenvolver um sistema desta natureza sob encomenda para pequenas e médias empresas por preços que na maioria das vezes se pagam em pouco tempo.
Seu vendedor ainda liga da rua para passar o pedido? Sei que é barato, pois no plano empresa da operadora de celular a ligação entre os funcionários da empresa é de graça! Sim… mas e os erros de pedido, imprecisões, atrasos por erros de entendimento, digitação e tudo mais, também são baratos?
Não saiu barato cometer erros que levam sua empresa a perder um cliente insatisfeito que passou para o concorrente e era um bom pagador e um bom comprador. Quanto custa perder um cliente? Cada um sabe onde dói o bolso, não é?
Já imaginou o seu cliente fazer o pedido, que é enviado via celular para empresa e em poucos minutos o produto já estar embalado, com a nota fiscal em anexo, embarcado e pronto para ir para o cliente?
Isso pode custar um valor que vale o investimento? Quanto pode gerar de economia de trabalho e de aumento de velocidade? Será preciso aumentar o número de funcionários para aumentar a produção? Ou aumentar o estoque para vender mais?
Acho que você precisa aumentar a velocidade e a eficiência para aumentar a rotatividade, mas não precisa de uma área maior de estoque. E pode diminuir o retrabalho em sua empresa e assim aproveitar mais a mão de obra.
Tecnologia não faz milagre, mas pode ajudar os bons produtos a encontrar os bons compradores na hora em que eles querem comprar. Até o próximo artigo. Dúvidas, sugestões, críticas e propostas são bem-vindas. [Webinsider]
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Ricardo Veríssimo
Ricardo Veríssimo (ricardo@rverissimo.com.br), é escritor, palestrante e presidente da RVeríssimo Suporte e Tecnologia. Membro do Conselho de Jovens Empresários da Firjan e da rede de empreendimentos Iniciativa Jovem. Autor do livro "20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor".
7 respostas
Estou procurando um sistema barato para corretor de imoveis – basicamente cadastro de clientes e acompanhamento e cadastro de produtos (empreendimentos) caso alguem conheça algum em conta que rode em celular ou tablet me avise …
Ai se não fosse o Java e sistemas distribuídos!!!
Pena que ainda existam empresas que não dão o valor ao software e que haja tanta “prostituição” entre os desenvolvedores.
veio justamente de encontro as minhas dificuldades na nossa empresa
eu acho que isso não dá lucro nenhum.
Muito bom! Só assim conseguimos gerar cada vez mais lucros com tecnologias simples e baratas que atendam à todos. Não tenho dúvidas de que a idéia seja bem-vinda pelos pequenos e médios empresários.
Gostei muito do artigo, acho que o cliente só precisa de informações e boas idéias, se chegamos com uma boa idéia e ela for viavel eles arrumam de onde tirar o dinheiro para investir. Só falta a nossa iniciativa.
Excelente artigo, parabéns pela iniciativa.