Manoel Lemos: é saudável fazer negócios na rede

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Criado em Araguari, no interior de Minas Gerais, Manoel Lemos hoje é CTO da Abril Digital, além de manter sua própria empresa, a Webco. Antes de fazer da web sua principal área de negócios, Lemos se formou em engenharia da computação na Unicamp, trabalhou com sistemas distribuídos, super computação e sistemas transnacionais em diversas empresas.

Lemos nos contou dos objetivos das criações da sua empresa, a Webco (como o BlogBlogs e a Brasigo), o amadurecimento da publicidade digital e como as redes sociais se relacionam com a comunicação corporativa.

manoel_lemos.jpgA WebCo iniciou sua operação com dois produtos: o BlogBlogs, serviço gratuito de indexação e busca de blogs, e o Brasigo, espaço online para criar e compartilhar conhecimentos em língua portuguesa.

A WebCo está baseada na premissa de que há uma grande oportunidade de colocar no mercado produtos que sigam as diretrizes da web 2.0, mas que tenham um maior apelo para a geração de conteúdos em língua portuguesa ou identificados com a cultura brasileira.

.

– Qual a relevância do Blogblogs para a internet?

– Evoluímos muito. Somos hoje muito mais do que um catálogo de blogs. Porém, agora estamos caminhando para trabalhar o potencial deste conteúdo que indexamos e, principalmente, da comunidade do BlogBlogs. Temos hoje mais de 2 milhões de posts indexados e produtos que estão nascendo a partir dessa massa de dados e das relações entre seus criadores e a rede.
 
– Quando surgiu a Webco?

A Webco surgiu em fevereiro de 2008 com foco em serviços de web 2.0. Nosso foco é mídia social. Recebemos o investimento da Naspers que é um dos maiores grupos de mídia do mundo e que opera por meio de sua holding MIH.

– Quais produtos a empresa desenvolve?

– A Webco começou com o Blogblogs, maior serviço gratuito de indexação e busca de blogs em língua portuguesa. O site oferece uma ferramenta usada tanto por blogueiros como por internautas comuns. Normalmente eles buscam divulgar seus blogs e medir popularidade. Há também quem está à procura de novidades e opiniões inteligentes sobre assuntos de seu interesse.

O segundo produto foi o Brasigo, um espaço comunitário para criação e compartilhamento de conhecimento e experiências. Também em língua portuguesa e feito para brasileiros, o Brasigo se vale do conceito de redes sociais para permitir uma maior interação entre os usuários. A primeira leva de conteúdo está sendo gerada por meio de um sistema de perguntas e respostas. Em breve, haverá outros mecanismos ? sempre interativos ? de criação e troca de informações relevantes na internet.

– Por que a pessoas iriam a um indexador de blogs e não ao Google ou Yahoo?

– O Blogblogs nasceu como serviço de indexação, mas hoje ganhou novo status. Como indexador, mantém sua característica de reunir os mais movimentados blogs em língua portuguesa e a capacidade de trazer respostas segmentadas e precisas à busca sobre blogs.

É um ponto de encontro entre blogueiros, que traz vários canais interativos, conteúdo personalizado, novos serviços. E claro, grande parte dos usuários será originada dos mecanismos de busca. Tudo depende de que tipo de serviço o usuário está precisando.
  
– Qual tem sido o feedback de seu trabalho com o Brasigo?

– A proposta da WebCo é criar produtos e serviços com a cara do Brasil.  É um produto muito novo, mas com potencial bem amplo. Vemos muito boas perspectivas para o Brasigo. Estamos reforçando a estrutura tecnológica, ampliando os canais de comunicação e buscando formas cada vez mais criativas de gerar conteúdo atraente. Temos um time inovador que está totalmente focado nestes processos.

– Como tem funcionado a questão da publicidade nesses dois produtos?

– No momento a Webco não está investindo em publicidade, porém vemos um grande potencial de desenvolvimento publicitário em nossos produtos. Tanto é que, para essa questão, contamos com a ajuda de um grupo de estudantes de MBA do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que ficaram alguns dias na empresa, pesquisando formas de monetização de conteúdo.

– E o que os estudantes do MIT propuseram para a monetização do conteúdo?
 
– Eles propuseram alguns modelos de negócio baseados em publicidade com os produtos da Webco.  Mas não nos prendemos apenas aos modelos que usavam publicidade. Também analisamos outros cenários.

A publicidade 2.0 ainda é um tema novo, que tem sido muito estudado e com uma série de caminhos possíveis. Por outro lado, ficou claro que é preciso uma movimentação maior no mercado para maximizar o potencial latente da publicidade na internet e isto é algo que leva mais tempo para acontecer.
 
– Hoje parece imprescindível para qualquer empresa ter um blog corporativo, perfil no Linkedin e Flickr. Você acredita que tal prática é imperativa?

– Sim! Acredito que ter presença na internet é fundamental  para qualquer negócio. Se o seu negócio não está na rede, logo algum de seus competidores poderá ocupar este espaço. Não é uma regra estar conectado, mas faz a diferença. Posso dizer que quem adota essas novas formas de comunicação interativa certamente vai redefinir sua forma de se relacionar com o mundo. É natural essa mudança.

Outro ponto é deixar de olhar esta presença nas mídias sociais apenas como um canal ou mecanismo de marketing. É possível e saudável fazer negócios na rede. As comunidades devem existir para atender os desejos e necessidades dos membros da comunidade, porém não ser um mero canal de comunicação ou divulgação de uma marca, elas podem exercer papeis ativos e importantes nos negócios propriamente ditos.

– De que forma as redes sociais tem contribuído para a expansão do negócio?

– O Brasil é um dos países que tem o maior número de usuários cadastrados em redes sociais, podemos ver pela quantidade de internautas no Orkut, MySpace, Facebook, entre outros. Além disso, as redes sociais no Brasil têm um perfil diferente de outros países, que agrega e compartilha informações. Na WebCo vemos sob uma perspectiva positiva, inclusive para o crescimento do negócio.

– Como você vê a iniciativa de empreendedores brasileiros nesse segmento de web 2.0?

– O Brasil tem grande potencial de crescimento no que diz respeito à produtos para a web 2.0. Percebemos que os brasileiros são criativos e despertam o interesse de investidores estrangeiros. Porém o mercado ainda é tímido em relação a outros, como o europeu, por exemplo. Ainda assim, os brasileiros já estão no centro das atenções de investidores e isso representa um importante passo para que novos negócios comecem a despontar no mercado.

– Quais as novidades previstas?

– Entre as novidades previstas para 2009 está o aprimoramento do Blogblogs e Brasigo, bem como elaborações de ações especificas em redes sociais. Além disso, o LiveStream, um agregador que faz coleta em várias redes sociais em tempo real, passa a fazer parte dos produtos da Webco. Com ele, campanhas voltadas para a internet poderão ser customizadas. Nosso objetivo é oferecer essa ferramenta para parceiros.  

– Como funciona o LiveStream? Ele é uma espécie de behavioral targeting para redes sociais?

– O LiveStream é um agregador em tempo real de tudo o que se fala da redes sociais sobre um tema específico pré-definido. O produto foi desenvolvido no ano passado para a primeira edição do Campus Party, para facilitar o acompanhamento de tudo que se falava sobre o evento. É uma das apostas da Webco em 2009.

Há um mercado muito interessante para esse tipo de produto porque há um sem-número de aplicações possíveis, que vão desde sistemas para o usuário final como também para ações publicitárias ou monitoramento de marcas. [Webinsider]

.

Avatar de Adriana Azevedo

Adriana Azevedo (@AdriAzevedo) é jornalista, PR e subeditora do Webinsider.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. Blogueiros individuais podem tornar seus blogs em empreendimentos pessoais bastante lucrativos.

    Recomendo o livro Blogs Lucrativos, onde ensino como criar um blog do zero, conseguir popularidade (tráfego) através de técnicas de divulgação e otimização para buscas (SEO) e, finalmente, como ganhar dinheiro, seja com o AdSense, programas de afiliados ou publicidade direta.

    O livro está aqui: http://bit.ly/livroblogs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *