Deveria ser simples cancelar a inscrição de uma lista de e-mail marketing, mas na realidade, muitas vezes é necessário uma sucessão de ações após o clique no link de cancelamento, sem falar que mesmo após a conclusão de todos os passos o cliente continua recebendo os e-mails da mesma lista por certo período.
O processo de Opt out funciona primeiramente adicionando o e-mail do usuário que requisitou o cancelamento em uma lista de exclusão, em seguida o Software de gestão deve comparar a lista com a fila de campanhas, que pode conter campanhas agendadas por vários dias.
Muitas vezes, esse processo não funciona corretamente. Recentemente, a Return Path, uma provedora de software e serviços, analisou as listas pertencentes a quarenta e seis grandes empresas, incluindo marcas como Disney, Tiffany e PriceLine.
A empresa descobriu que mais de um quarto das companhias ainda estavam enviando mensagens três dias após a solicitação do cancelamento. Na semana seguinte 13% das companhias ainda estavam enviando campanhas para os usuários que requisitaram o cancelamento.
Conforme Tami Forman, diretor de comunicação da Return-Path, ao receber uma campanha de e-mail marketing, os usuários ficam muito susceptíveis a clicar no botão ?isto é spam?.
Isso, por sua vez, leva aos provedores de correio eletrônico a bloquear certos endereços; Um estudo feito pela Return-Path em 2008, com base em dados de 144 mil envios, constatou que 19,2% dos e-mails comerciais legítimos são bloqueados por pelo menos um provedor de e-mail.
Uma prova da importância de um sistema eficiente de opt out é a adoção do List-Unsubscribe pelo Windows Live Hotmail. O List-Unsubscribe é um sistema simples e eficaz que permite ao remetente informar ao provedor do destinatário qual é o seu link de opt out e desta forma o provedor consegue fornecer dentro de sua interface um botão de opt out, este botão normalmente é colocado no topo.
Normalmente, a taxa de opt out se eleva temporariamente a partir do momento em que se inicia a utilização deste recurso. Isto porque, destinatários que não utilizam o mecanismo de opt out e, ao mesmo tempo, não querem ser alvo de tal comunicação, são removidos no momento em que se sentem seguros de utilizar a solução do provedor para saírem da lista.
Sem contar que a cada reincidência de envio após o pedido de remoção, a reputação do remetente com os provedores se multiplica negativamente, dificultando a entrega de futuros emails, inclusive àqueles que realmente desejam recebê-los.
Com todas estas informações fica fácil concluir que o processo de opt out é um elemento fundamental para garantir que as campanhas caiam na caixa de entrada, pois ele deixou de ser apenas um recurso para manter a boa relação com os consumidores. O opt out finalmente virou uma ferramenta indispensável para manter a boa reputação com os provedores de e-mail e garantir o passaporte para a caixa de entrada dos usuários.
No próximo artigo conheceremos mais sobre os principais sistemas de anti-spam, como funcionam os sistemas baseado na reputação do remetente e qual é a diferença entre estes sistemas e os sistemas rudimentares. [Webinsider]
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Michel Araújo
<strong>Michel Araújo</strong> (michel@allinmedia.com.br) é diretor de tecnologia da <strong><a href="http://www.allinmedia.com.br" rel="externo">All in Media</a></strong>.
8 respostas
excelente já estou fazendo isso em minhas lista de e-mkt mto obrigado
Eva Jóias – Alianças, Pingentes, Correntes e muito mais.
Acho que na verdade falta legislação. Como as empresas não são obrigadas a seguir as Boas Práticas de Anti Spam, elas aderem se quiserem e quando quiserem. Os defensores do dito Marketing Direto falam que respeitam as pessoas, mas recebo muito lixo. Recebo propaganda de imóveis à venda em Curitiba, sendo que moro em Porto Alegre. Acho lamentável…
Receber email indesejado é causa de diversas reclamações, em sites, fóruns, comunidades de redes sociais e blogs, o que se faz cada vez mais necessário é a boa prestação do serviço de opt-out e uma boa ferramenta que possibilite esse tipo de operação sem problemas.
depois e ter problemas com provedores que bloqueiam por causa do mal envio de emails, vem o inicio da falta de credibilidade da marca que enviou o email, pois quem fica com o nome vinculado a isso é a empresa que contratou o disparo e não o dono da ferramenta, por isso a importância com quem vai enviar seu email….
parabens pelo artigo.
Realmente é chato quando eu recebo um e-mail marketing e não me consigo sair da base. Normalmente quando isso me acontece coloco automaticamente na caixa de spam.
Hoje tem muitas empresas grandes que adotam esta prática que considero quase desonesta, pois muitas acham que é melhor forçar os usuários a ficarem na base para fazerem número do que criarem campanhas para aumentarem suas bases.
Não podemos negar que é o cliente quem escolhe onde comprar, ele tem o poder da decisão, portanto todas as reclamações devem ser encaradas com profissionalismo.
sou estudante de engenharia informatica e não sei qual carrira escolher quando terminar o terceiro ano para licenciatura para ir ao mestrado e dotoramento
Antigamente eu tinha o mesmo problema com o buscapé. Só recentemente, depois que eles mudaram o sistema de envio, que eu consegui sair da base deles. Finalmente resolveram trocar para um sistema mais eficiente.
Olha, escreveram sobre a Americanas.com!
Brincadeiras à parte, na Americanas.com é praticamente impossível descadastrar o e-mai. Primeiro a ferramenta não funciona, dai você tem que entrar em contato com eles. Daí então o atendente do Fale Conosco não entende o que se pede (sendo que escrevi: Por favor, deletem o e-mail xxx@xxx.com da newsletter de vocês). Repeti a mensagem e respondi o e-mail, só então mandaram meu e-mail para o setor de tecnologia para analisarem minha solicitação.
Depois de 20 dias, sou um homem feliz. Fui atendido. Rídiculo!