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Além de fonte de informação, notícias e conteúdo relevante, a qualquer hora o Twitter pode te trazer de um fato inusitado, uma nova experiência ou até mesmo divertidas polêmicas. Trend topics a parte, até as formas em como usar esse ambiente podem causar, gerando calorosos debates.

Para quem quer trocar ideias, esclarecer alguns mitos e, principalmente, aprender com o assunto, a ideia desse artigo é mostrar alguns dos caminhos para você usar o Twitter de forma divertida, criativa e ter o seu sonhado um benefício. Tudo, em rês questões básicas: Com quem você anda? Qual é a sua cara? Aonde você se diverte?

Com quem você anda?

Primeira escolha, você tem um Twitter? Então, quem você pretende seguir? Esse ponto gera um grande debate com fervorosos defensores sobre qual o melhor modelo, quem devemos seguir ou mesmo como agir. Qual a sua opinião?

Pensando no primeiro modelo que imagino, poucos seguidores é o mais simples e óbvio. Em resumo você segue poucos, seleciona seu conteúdo e recebe diariamente cada suspiro da sua lista. Gostou continue, interaja e avance, não gostou, para de seguir agora!

O segundo, modelo autofollow de viver, transforma o Twitter em uma highway de informação. São 5 ou 10 mil pessoas twitando a cada segundo! Nesse caso a sobrevivência está muito mais ligada a saber filtrar as informações, interagir em espiral e estar satisfeito e se divertir com isso.

Algum correto? Ambos. Você escolhe como usar, escolhe com que anda. Qualquer justificativa contrária é uma falta de inteligência, ou no cérebro ou no uso da ferramenta. Seja como for, você escolhe.

Mas qual vai ser a sua cara?

Tão importante como primeiro é você ter claro como você vai usar a Rede. Seja para divulgar conteúdo ou gerar relevância, de palhaço, central de notícias ao mestre do micro grupo de física nuclear. Seja como for, no modo single ou no um na multidão, a decisão é sua. Apenas lembre-se de escolher e qual vai ser a sua cara e qual o benefício você busca com essa sua escolha.

Por exemplo, quem opta pelo modelo Natural Followers, tem o objetivo criar uma rede de trust com amigos e conteúdos super direcionados. Isso significa, sair do #mimimi e se posicionar como gerador de conteúdo sobre um específico. E quando eu falo em específico, não me refiro ao seu time de futebol, quero saber exatamente o que, qual a postura e ainda a persona. Aqui o quanto o mais relevante e restrito melhor. Para quem isso é indicado, para todos os especialistas quem querem se manter no top em assuntos cada vez mais específicos.

Para o Mass Following o caminho está no oposto, volume. O foco é estar em uma rede com grande volume de pessoas, informações e interesses. Nela, a influência está na multiplicação dos cliques e RTs (RT é quando alguém re-twitta, ou seja, replica o seu post), sobre os mais variados assuntos. Esse caminho prevê a utilização de filtros, autofollow, scripts e outras estratégias para crescer e multiplicar.

E agora, qual o certo? Digo, o que você preferir. Escolha uma rede de influência por relevância ou por volume, ambos são certos. Quem mais além de você para escolhe a sua cara?

Onde você se diverte?

O terceiro ponto é certamente o mais relevante desse assunto, afinal aonde você se diverte? Seja no seu celular, iPad ou mesmo para o trabalho, lazer, troca de informações ou conhecimentos? O que você precisa ter claro é qual a função do seu Twitter e você existir.

Como exemplos mais comuns na rede, você pode:

  • Aprender sobre assuntos específicos e me capacitar (relevância);
  • Pesquisas, troca de opiniões, ideias e tendências (volume);
  • Debate, troca de informações específicas ao meu grupo (relevância);
  • Interagir com as mais diferentes pessoas (volume);
  • Diversão com os meus amigos mais próximos (relevância);
  • Saber sobre serviços, tendências e dicas em geral (volume);
  • Formar um helpdesk profissional com ajuda em tempo real (relevância);
  • Colaboração com opiniões diversas sobre meus artigos e trabalho (volume);

Moral da história: você escolhe como usar a ferramenta, assim como escolhe com quem anda na sua vida offline. No entanto, existem alguns modelos que demonstram o que acontece na criação de redes dentro do Twitter e podem ajudar nessa escolha.

Enfim, seja qual for o seu modelo, sendo útil e divertido para você, continue.

Para fechar esse artigo, depois de ter claro a resposta para as três perguntas, aqui vai uma lista de dicas de quem já passou pelo Top10 Brasil, antes de tudo isso estourar. Leia, anote e coloque em prática.

Dicas de quem passou pelo Top 10 Brasil

  • 1. Crie sua conta e defina o target (se possível por idioma). No meu caso, pela abrangência e objetivos pessoais, preferi o inglês pelo idioma global;
  • 2. Convide uma rede inicial de amigos, se possível multiplicadores. Pessoas que realmente podem receber e multiplicar seus posts;
  • 3. Use a base de relevância para seguir pessoas com o mesmo assunto e interesse. Sim, seja em pequenos ou múltiplos grupos, o conteúdo continua sendo o principal (capacitação, colaboração e tendências);
  • 4. Marque sim ao autofollow para inciar. Minha opinião é escutar quem me escuta. Para isso crie sua forma de ler as informações relevantes na sua rede. No meu caso uso filtros com palavras chave, ferramentas de pesquisa toda vez que referenciam um assunto ou mesmo nomes relevantes;
  • 5. Pense antes de tuitar. Se você pretende escrever algo que não acrescente, deixe passar. Escreva sempre para multiplicar: conhecimentos, pensamentos e referências. Você tem um posicionamento, siga;
  • 6. Crie uma política de follow. Por exemplo, sigo apenas 50 pessoas, podendo ser adicionadas, excluídas ou alteradas. Em temas específicos, uso listas;
  • 7. Unfollow quem não te segue? Pode até ser, mas isso até você passar de 500 pessoas. Depois sugiro selecionar quem é relevantes no momento. Regra simples, seguindo a linha do autofollow, se você não convrsa ou manda algo relevante, minha opção parar de escutar;
  • 8. Escolha as ferramentas certas para alimentar seus posts. Utilizo 10 sites para as mais variadas interações, como músicas, fotos, respostas automáticas, busca de relevância e pesquisa de informações;
  • 9. Sempre, eu disse sempre, avalie a aceitação de cada post. Essa é uma regra de ouro. Mantenha ativo, ao final do dia ou grande intervalo de tempo, um assunto relevante e atrativo a todos;
  • 10. Última dica, quando você chegar a mais de 5 mil seguidores, além dos temas específicos, poste generalidades para RT. Acredite, esse modelo pode representar 80 novos seguidores em apenas um simples post.

Para ler opiniões diferentes, acesse alguns posts super relevantes:

pessoalmente, continuo resumindo o Twitter como um grande bar que reúne todos que sigo e os que me seguem. Nele existem vários assuntos, trocas, interesses e opiniões – onde o maior interesse é que todos se divirtam. Podemos convidar quem é interessante ou sair de perto dos chatos. Posso ficar apenas em um grupo ou passar em algumas mesas. Seja em um grupo de dez loucos por Blade Runner ou com apenas com a garota de vermelho. O Twitter é o nosso bar, sempre interessante e divertido.

Agora é a hora da sua contribuição: mande comentários, pedras, ideias e sugestões.
Como não existe o certo e o errado, sua colaboração é a parte mais importante.
Mande logo o seu comentário e #vamosconversar

[Webinsider]

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Avatar de Iuri Brito

Iuri Brito, o @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.

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15 respostas

  1. Adorei a ideia de o Twitter ser um bar. Acredito que um dos motivos que me faz seguir ou não no Twitter é a interação do seguido. Se você segue, interage e a pessoa nunca interage com você é porque ou ela não sabe usar a ferramenta de forma adequada ou gosta de ‘falar’ sozinha.
    Parabéns pela análise!

  2. A internet é uma grande ferramenta de expressão da liberdade.

    Acompanhar o que as pessoas tem a dizer é uma forma de manifestar interesse sobre elas, conhecer mais sobre o que elas tem a dizer.

    Ser seguido é consequência do que você tem a dizer, não existe script que obriga as pessoas a seguir qualquer profile, é um exercício da liberdade, uma manifestação de interesse sobre o que vc tem a dizer.

    Nenhum twitteiro, blogueiro, articulista, comentarista, colunista, teórico e outros existem sem perenidade, relevância e opinião que colabore positivamente na formação de visões de mundo dos seus leitores.

    É por isso que acompanho pessoas interessantes e que me ensinam muito. Sigo, compartilho, questiono e elogio. Faz parte da natureza da comunicação das relações dentro e fora da web.

    Iuri, obrigado pela relevância e amizade destes anos.
    Um abraço.
    @tiagomx

  3. As redes sociais influenciam a forma como as empresas se comunicam com seus públicos? Estou tentando descobrir para a minha pesquisa de pós. Se vc pode responder a essa questão em nome de sua empresa entre em contato. Estou em busca de participantes. Rejanero@hotmail.com; Abs

  4. Luiz Gustavo,

    É normal, toda a rede tem aqueles que a adoram, aqueles que não a entendem, e aqueles que a odeiam.. Sabendo usar, as redes sociais podem ser bem exploradas: Monitoramento de marcas, interação com usuários de seu produto, divulgação em massa de conteúdos interessantes..

    O Twitter para mim é ótimo, pois através dele posso seguir pessoas do mercado em que trabalho (mkt digital) e trocar experiências profissionais, ver as maiores tendências sobre o assunto abordado em meu blog (WordPress) fazendo monitoramente de algumas keywords, etc, etc..

    Usar o Twitter pra falar que foi no mercado ou no banheiro realmente não tem sentido nenhum, acho desnecessário compartilhar informações tão pessoais, mas matérias interessantes devem ser sempre compartilhadas 🙂

    Abraços !

  5. Argh!
    Até quando vamos ter que aguentar essa idéia ridícula! Twitter é o maior engodo desde o Internet Explorer 6!

    É um blog, só que minúsculo. Não dá para colocar fotos, vídeos (só os links), enfim, é um advento tosco que tá virando febre!!!

    Será que só eu tomei a vacina?!?

  6. Toda rede social e demais plataformas de comunicação e integração são melhor entendidas quando estão abastecidas de conteúdo e de contatos. Por isso, os amigos acima não entenderam o Twitter e muitas pessoas ainda têm dificuldades nesse sentido. A questão é que ao abrir sua conta, como não existe nenhum conteúdo tampouco pessoas conectadas parece ser algo sem sentido. No entanto, a medida que esse volume de informações cresce, você passa a se relacionar muito bem com esses canais. Pois, a utilidade é imensa, e um post como esse seria pequeno para descrever todas as alternativas que vc tem para utilizar uma rede social. Por isso, sou favorável a metodologia da paciência, mesmo com toda a agilidade que o Iuri descreveu é importante salientar que a construção de uma rede social forte e sólida não se faz da noite para o dia (com ou sem script). E o mais importante: prepare-se vc será alvejado por todos os lados. Mas não se intimide, use as críticas como um meio de aprimorar suas ideias.

  7. O que me atrai na proposta é que temos que resumir nosso pensamento em 140 caracteres. Quem usa o twitter só para mandar links está fraudando a idéia. Dependendo de quem vem, até arrisco abrir a recomendação. É necessário que o twitt venha acompanhado de algum comentário relacionado ao link e que expresse a opnião do indivíduo. Muitas vezes clico e fico decepcionada! E se isso acontece, o camarada dificilmente ganha uma segunda chance.

  8. FAÇO MINHA AS PALAVRAS DO FELIPPE
    Qual o real uso do twitter com seus poucos caracteres? É falar ao vento para todos escutarem? Uma lista de discussão instantânea?

    Eu acho a idéia fantástica, mas ainda não entrei no Twitter por não entender como daria uso a ele?

    Alguém pode esclarecer isso?
    Ou publicar um be-a-ba.

    Abraços!

  9. Influenciar e ser influenciado é normal em qualquer nível de relação, o twitter só potencializa oportunidades.

    Como a energia atômica: vc pode usar pra cura do cancer ou pra fazer uma bomba atômica, a escolha é sua!

  10. Felipe,

    Seguindo o ditado Para bom entendedor, meia palavra basta, no Twitter é possível uma ampla interação e conversação com seus seguidores e um ótimo networking também, apesar do baixo número de caracteres.

    Você pode seguir pessoas que escrevem o tipo de coisa que você gosta de ler, ou que está procurando saber mais, e seguir suas dicas, interagindo com os mesmos ou não.

    Crie sua conta, você não irá se arrepender !

    (Tá ai, uma boa defesa do Twitter, já posso virar garoto propaganda! )

    Abraços e me sigam também twitter.comgugaalves !

  11. Qual o real uso do twitter com seus poucos caracteres? É falar ao vento para todos escutarem? Uma lista de discussão instantânea?

    Eu acho a idéia fantástica, mas ainda não entrei no Twitter por não entender como daria uso a ele…

    Alguém pode esclarecer isso?

    Abraços!

  12. É, sou um dos seguidores de seu twitter.. rs..
    No meu caso, uso o twitter para networking com profissionais da minha área (Mkt Digital), divulgação de meus blogs (meu blog pessoal e meu blog específico sobre WordPress), e monitoração de algumas palavras relativas a minha área de atuação também, enriquecendo meu aprendizado e conteúdo dos sites 🙂

    Seguir alguém só por seguir não tem graça, se a pessoa não fala nada de seu interesse, pq ver o que ela escreve ??

    Abraços e parabéns pela matéria !

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