O arquiteto é do planejamento ou da criação?

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Já foi tema do EBAI 2008 (o Encontro Brasileiro de Arquitetura da Informação: onde os arquitetos devem se enquadrar: em planejamento ou na criação?.

A reposta se transformou em pesquisa de opinião de agências de internet. E, pelo que me lembro, a maioria escolheu “na criação”. Será porque é cool ser da criação? É a vez da convergência da web ultrapassar a barreira das divisórias e biombos.

E a criatividade, onde entra nisso? A resposta é: em todas as etapas. Todos devem ter capacidade criativa. Até na hora de repensar as metodologias de trabalho e gerenciamento.

Nesse cenário, a equipe de SEO pode trabalhar ao lado da criação, para que, junto aos redatores, os dois profissionais possam definir títulos e descrições atrativas e adequadas aos padrões de busca.

Ainda é possível aproveitar a inspiração do conceito criativo para definir as “keywords” de conteúdo ou de mesma ordem semântica. Dessa forma, fica até mais fácil gerenciar os padrões W3C e auxiliar o programador sobre o melhor uso das tags <title>, <dfn>, <strong>, entre outras que auxiliam o destaque na busca.

Em tempos de mobilidade, é bom sempre repensar as estruturas fixas. {Webinsider]

.

Melina Alves (@melinalves) fundadora da DUX Coworking. Consultora em User Experience, Designer de Experiência e Interação. Mantém o blog Melina Alves.

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4 respostas

  1. Olá Melina,

    As perguntas sempre nos levam a refletir (pelo menos as pessoas que querem evoluir ;-).
    Acho que a internet chegou a um grau de maturidade no qual certos conhecimentos devem permear as equipes: HTML, SEO, Arquitetura de Informação, Usabilidade, etc.
    Seja de criação, planejamento, tecnologia, as pessoas devem lembrar que o foco não é o diretor da empresa, mas o cliente que irá acessar o site. Por isso, acho que o Arquitetor de Informação deve ter autonomia de influenciar desde o planejamento, criação e tecnologia, e não “pertencer” a nenhuma delas.

    Abraços,
    Marcio Okabe

  2. Olá Felipe, obrigada por pelo comentário. É sempre bom promover discussões.

    Mas neste caso, quando disse sobre repensar estruturas fixas o intuito é fazer com que os departamentos conversem mais e percebam as habilidades convergentes entre as demais áreas para agregar na qualidade da entrega do projeto. O que melhora também a qualidade criativa.

    Sei como funciona as agências grandes e as pequenas. A dica é válida para todas. O Srum, é um método que tem feito esse trabalho principalmente em agências grandes: reunir as equipes, gerenciar trabalhos e definir as tarefas muito bem.

    Todo mundo começa junto, se fala durante o projeto para seguir no que em frente no que sabe fazer.

    Abraços!

  3. Melina.
    Eu defendo que o arquiteto é da área de arquitetura, assim como o planner é do planejamento, o diretor de arte, da criação e assim por diante…

    As agências digitais, com estruturas enxutas, devem trabalhar em conjunto, mas não um profissional fazendo parte de um outro departamento:

    Criação é criação; planejamento é planejamento, arquitetura é arquitetura!

    Os trabalhos integrados é que são o sucesso da ação, cada um fazendo a sua parte, na sua área.

    Att
    Felipe Morais
    plannerfelipemorais.blogspot.com

  4. No meu ponto de vista, deveria existir uma reformulação de funções, para o melhor aproveitamento de todos os profissionais envolvidos no projeto, estamos copiando o que a de pior na publicidade, os conflitos internos entre equipes e a desvalorização da nossa mão de obra, esse texto me lembra Steve Jobs no filme Piratas do Vale do Silício quem não assistiu? assista! Espero que nós profissionais da Web nos valorize e não deixe cair nesta armadilha, onde todos temos a perder.

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