Qual é o CTR médio ideal para os seus anúncios?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

CTR, ou click-through rate, é uma das métricas usadas para medir a eficácia de uma peça em uma campanha de marketing digital.

Para obter o o CTR, basta dividir o número de vezes que o anúncio foi mostrado (impressões ou exibições) pelo número de usuários que clicaram nele.

Hoje, com o advento do pagamento por cliques (PPC, de pay per click), sistema adotado pelo Adwords/Adsense do Google, muitos publishers e bloggers procuram informações sobre qual seria o CTR médio de cada formato de anúncio.

Para eles, é importante saber qual seria uma boa taxa para o CTR de um site, assim como vários outros valores padrão que ajudem a estimar, melhorar, lucrar e aperfeiçoar os rendimentos obtidos com anúncios.

Porém os valores de CTR variam em função de uma série de fatores, o que impossibilita uma resposta padrão para perguntas como “Qual o CTR médio para blogs?“, ou “Qual deve ser o CTR do meu serviço web baseado em publicidade?“.

Para ajudar a esclarecer, seguem alguns fatores que contribuem para as variações e a ausência de índices de referência.

Relevância

Um ad sobre um acessórios para veículos, num post de blog sobre veículos, tem em geral um CTR muito maior do que teria se o mesmo anúncio fosse exibido em um blog sobre meio ambiente.

Grandes portais vendem seus espaços de maneira segmentada para aumentar a relevância do anúncio e aumentar assim seu CTR.

O Google Adsense é outra ferramenta que tenta contextualizar os ads, em geral com bons resultados. Ainda assim, até o Adsense pode errar e gerar anúncios nada contextuais por não encontrar anúncios relevantes ao tema, levando o CTR a níveis muito baixos. O Adsense nem sempre acerta o contexto!

Qualidade do anúncio

Não importa onde está sendo veiculado, se o anúncio é incapaz de chamar a atenção das pessoas naquele ambiente específico em que está sendo veiculado, o CTR cai.

Problemas de design ou redação fazem com que um anúncio seja pouco atrativo. Existem diversas ferramentas para os anunciantes fazerem testes A/B e o próprio Adwords permite que se faça testes para melhorar o CTR das peças da sua campanha de marketing.

Usabilidade e navegação

A posição e o número de opções de navegação que você dá a seu usuário também impacta diretamente no CTR. Quanto mais opções de navegação um usuário tem numa página, menores são as chances de clicar em um anúncio. Quanto mais rolagem o usuário tem que fazer para chegar a um anúncio, menores são as chances de clique. Por este motivo recomenda-se colocar os espaços publicitários no topo e próximos ao conteúdo.

Formato

O CTR de um anúncio varia de acordo com seu formato. Em geral, quanto maior um banner, melhor seu CTR. Nos últimos anos, os formatos tradicionais como banner (468×60) e o skyscrapper (120×600) têm tido acentuada queda de CTR, ao passo que formatos menos comuns, como square (250×250) e large rectangle (336×280) têm se revelado os formatos com a melhor taxa de cliques, principalmente no Adsense.

Formatos customizados também funcionam muito bem e oferecem melhores resultados.

Perfil do usuário e site

Sites com um alto índice de visitantes que retornam (returning visitors) sofrem mais com o banner blindness, pois os usuários se acostumam com os posicionamentos de cada banner e acabam por ignorar o que é anúncio na página.

Já o usuário que vem de serviços de busca tem um índice de cliques muito mais alto, pois chega ao site procurando por um tópico que pode ser oferecido contextualmente nos anúncios e também por não conhecer a diagramação da página.

Serviços web com um alto índice de retorno, como o Facebook por exemplo, têm grandes problemas com banner blindness, mas podem compensar este problema com segmentação baseada nos perfis de usuário.

O valor do CTR para blogs, portais, serviços web e sites tradicionais é discutível, mas todos continuam procurando um valor ideal para servir de meta. Eu que não vou ousar palpitar, já aviso: CTR, quanto maior, melhor e ponto. [Webinsider]

Leia também:

…………………………

Avatar de Diego Gomes

Diego Gomes é fanático por blogs, marketing de conteúdo, lean startups, growth hacking e outras dezenas de buzzwords. Fale com ele pelo Twitter @dttg ou pelo site rockcontent.com.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

13 respostas

  1. Estava com muitas dúvidas sobre o assunto, pois o site letrasertaneja.com , sempre bate um valor diferente do letraemusicas.com.br mas eu nunca entendi o porque disso agora tenho uma real noção do que se trata, obrigado.

  2. Para calcular o CTR, é necessário dividir o número de visitantes pelo número de impressões e não como está especificado na matéria deste blog!

  3. Pingback: Sites with eCPM of over R$4, high profitability with simple layout and targeted content | boo-box blog
  4. Consigo uma média de 5% de CTR em anúncios do AdSense no http://www.tecnofagia.com

    Algumas idéias para aumentar o CTR são, invariavelmente: conteúdo de qualidade para que os anúncios sejam relevantes; boa ortografia (miguxês não funciona mesmo); e otimização de layout (tanto da página quanto do anúncio).

    Meu livro “Blogs Lucrativos” fala muita coisa sobre otimização de anúncios AdSense para obter maiores resultados.

    O livro está disponível aqui: http://bit.ly/livroblogs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *