CTR, ou click-through rate, é uma das métricas usadas para medir a eficácia de uma peça em uma campanha de marketing digital.
Para obter o o CTR, basta dividir o número de vezes que o anúncio foi mostrado (impressões ou exibições) pelo número de usuários que clicaram nele.
Hoje, com o advento do pagamento por cliques (PPC, de pay per click), sistema adotado pelo Adwords/Adsense do Google, muitos publishers e bloggers procuram informações sobre qual seria o CTR médio de cada formato de anúncio.
Para eles, é importante saber qual seria uma boa taxa para o CTR de um site, assim como vários outros valores padrão que ajudem a estimar, melhorar, lucrar e aperfeiçoar os rendimentos obtidos com anúncios.
Porém os valores de CTR variam em função de uma série de fatores, o que impossibilita uma resposta padrão para perguntas como “Qual o CTR médio para blogs?“, ou “Qual deve ser o CTR do meu serviço web baseado em publicidade?“.
Para ajudar a esclarecer, seguem alguns fatores que contribuem para as variações e a ausência de índices de referência.
Relevância
Um ad sobre um acessórios para veículos, num post de blog sobre veículos, tem em geral um CTR muito maior do que teria se o mesmo anúncio fosse exibido em um blog sobre meio ambiente.
Grandes portais vendem seus espaços de maneira segmentada para aumentar a relevância do anúncio e aumentar assim seu CTR.
O Google Adsense é outra ferramenta que tenta contextualizar os ads, em geral com bons resultados. Ainda assim, até o Adsense pode errar e gerar anúncios nada contextuais por não encontrar anúncios relevantes ao tema, levando o CTR a níveis muito baixos. O Adsense nem sempre acerta o contexto!
Qualidade do anúncio
Não importa onde está sendo veiculado, se o anúncio é incapaz de chamar a atenção das pessoas naquele ambiente específico em que está sendo veiculado, o CTR cai.
Problemas de design ou redação fazem com que um anúncio seja pouco atrativo. Existem diversas ferramentas para os anunciantes fazerem testes A/B e o próprio Adwords permite que se faça testes para melhorar o CTR das peças da sua campanha de marketing.
Usabilidade e navegação
A posição e o número de opções de navegação que você dá a seu usuário também impacta diretamente no CTR. Quanto mais opções de navegação um usuário tem numa página, menores são as chances de clicar em um anúncio. Quanto mais rolagem o usuário tem que fazer para chegar a um anúncio, menores são as chances de clique. Por este motivo recomenda-se colocar os espaços publicitários no topo e próximos ao conteúdo.
Formato
O CTR de um anúncio varia de acordo com seu formato. Em geral, quanto maior um banner, melhor seu CTR. Nos últimos anos, os formatos tradicionais como banner (468×60) e o skyscrapper (120×600) têm tido acentuada queda de CTR, ao passo que formatos menos comuns, como square (250×250) e large rectangle (336×280) têm se revelado os formatos com a melhor taxa de cliques, principalmente no Adsense.
Formatos customizados também funcionam muito bem e oferecem melhores resultados.
Perfil do usuário e site
Sites com um alto índice de visitantes que retornam (returning visitors) sofrem mais com o banner blindness, pois os usuários se acostumam com os posicionamentos de cada banner e acabam por ignorar o que é anúncio na página.
Já o usuário que vem de serviços de busca tem um índice de cliques muito mais alto, pois chega ao site procurando por um tópico que pode ser oferecido contextualmente nos anúncios e também por não conhecer a diagramação da página.
Serviços web com um alto índice de retorno, como o Facebook por exemplo, têm grandes problemas com banner blindness, mas podem compensar este problema com segmentação baseada nos perfis de usuário.
O valor do CTR para blogs, portais, serviços web e sites tradicionais é discutível, mas todos continuam procurando um valor ideal para servir de meta. Eu que não vou ousar palpitar, já aviso: CTR, quanto maior, melhor e ponto. [Webinsider]
Leia também:
- Marketing: Tudo que você precisa saber sobre o Assunto
- Ebooks e whitepapers: como utilizá-los para geração de leads
- Inbound Marketing: Seja encontrado usando o Google, a Mídia Social e os Blogs
- Marketing Digital: O Que é e como fazer?
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Diego Gomes
Diego Gomes é fanático por blogs, marketing de conteúdo, lean startups, growth hacking e outras dezenas de buzzwords. Fale com ele pelo Twitter @dttg ou pelo site rockcontent.com.
13 respostas
Artigo muito informativo, parabéns.
Estava com muitas dúvidas sobre o assunto, pois o site letrasertaneja.com , sempre bate um valor diferente do letraemusicas.com.br mas eu nunca entendi o porque disso agora tenho uma real noção do que se trata, obrigado.
Eu tenho 4 sites, porém no momento só utilizo adense em 2 o https://letrasertaneja.com o Ctr de página bate abaixo de 2% direto mais o https://letraemusicas.com.br o Ctr de página fica geralmente em média por volta dos 7,5 %
tenho conseguido 1.2% de ctr no facebookads, mas isso não foi muito fácil, só depois de vários testes.
Antes me preocupava muito com cpc mais hoje vi que temos mesmo que nos preocupar é com o ctr.
Para calcular o CTR, é necessário dividir o número de visitantes pelo número de impressões e não como está especificado na matéria deste blog!
Parabéns pela matéria.
Site interessante! Parabéns
A Especuladora
Consigo uma média de 5% de CTR em anúncios do AdSense no http://www.tecnofagia.com
Algumas idéias para aumentar o CTR são, invariavelmente: conteúdo de qualidade para que os anúncios sejam relevantes; boa ortografia (miguxês não funciona mesmo); e otimização de layout (tanto da página quanto do anúncio).
Meu livro “Blogs Lucrativos” fala muita coisa sobre otimização de anúncios AdSense para obter maiores resultados.
O livro está disponível aqui: http://bit.ly/livroblogs
Já pesquisei muito sobre o assunto, e oq sempre vejo que a média nacional de CTR é de 1%.
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